Breaking News

Homenageados da semana pela Morcegão FM

Ilustração

Roqueiros que fazem aniversário na semana de 30 de agosto a 05 de setembro.

Por: Alexandro Cruz

Confira os homenageados da semana pela Morcegão FM que fazem a história do rock’n’roll ser imortal e comemorativa sempre.

30 de agosto

Slash – O inglês Saul Hudson é mais conhecido mundialmente pelo seu talento na guitarra e com o nome artístico Slash. Nascido em 1965, sua carreira é de um estilo único de tocar guitarra e sua fama mundial tem como base a banda Guns N’ Roses e líder de outros grupos, como Velvet Revolver. Além disso, possui na carreira participações com grandes músicos mundiais, como Michael Jackson.

Bill Wyman – nascido em 1936, o ex-baixista dos Rolling Stones de 1962 a 1993, William George Perks,  também teve uma carreira a solo e projetos diversos. Hoje, o músico chamado de “quieto” da banda, por nunca gostar de cantar, também se apresenta com a banda Rhythm Kings, além de ser o autor dos livros Stone Alone e Rolling with the Stones.

31 de Agosto

Rudolf Schenker – nasceu em 1948 e possui uma carreira solidificada como guitarrista do Scorpions. O músico é responsável pela grande parte das melodias da banda de hard rock e considerado para muitos fãs como a alma da banda alemã. O músico possui composições mundialmente conhecidas, como “Big City Nights” (1984), “Still Loving You” (1984) e “Wind of Change” (1990).

David Chastain – o guitarrista e compositor estadunidense nasceu em 1953 e sua carreira é referência no cenário do heavy metal mundial. O músico aparece nos anos de 1980 e possui mais de 50 gravações sob vários músicos, como David T. Chastain, CJSS, Georgia Blues Dawgs, além de lançamentos de heavy metal com a sua banda Chastain, acompanhado pela vocalista Leather Leone.

Reb Beach – o guitarrista nasceu nos Estados Unidos, em 1963. Nos anos 80, ele iniciou a sua carreira trabalhando como músico de apoio de estúdios para diversos músicos de estilos sonoros diferentes, como Howard Jones, Chaka Khan, The Bee Gees, Twisted Sister e Roger Daltrey. Além disso, em seu currículo, o músico tocou na banda de heavy metal Dokken e hoje integra ele integra a formação atual do Whitesnake.

Gene Hoglan – nascido em 1967, Hoglan é um renomado baterista da cena do heavy metal, tocando em bandas como Dark Angel, Death e Testament. Entre os exemplos de reconhecimento do seu trabalho tem a 2ª posição na lista dos ‘Dez Melhores Bateristas de Metal’ do site OC Weekly e o 17° lugar na lista dos “50 melhores bateristas de hard rock e metal de todos os tempos” do site Loudwire.

Van Morrison – o cantor e compositor norte-irlandês nasceu em 1945. O músico deve à sua carreira todo o apoio dos pais que deram para ele uma guitarra quando tinha 12 anos de idade, o qual nunca mais parou de tocar. Morrison tem cerca de 40 álbuns gravados, desde 1967. São obras que trazem como referência o jazz e blues, além de músicas celtas em referência à sua terra Natal. Entre tantas composições, a música “Brown Eyed Girl“, de 1967, é considerada o seu maior hit e referência para muitas outros artistas, como Rolling Stones e David Bowie.

01 de setembro

Bill e Tom Kaulitz – Os dois nomes referem-se aos gêmeos nascidos na Alemanha em 1989 e músicos da banda Tokio Hotel. Bil é o cantor e principal compositor da banda. Já Tom é o guitarrista e dez minutos mais novo que seu irmão gêmeo. Os dois iniciaram sua estrada artística musical desde os 12 anos de idade, quando formaram a banda e que ganharia sucesso internacional com seu pop-rock eletrônico em álbuns como Schrei e Scream. A música “Durch den Monsun” (Monsoon), lançada em 2005, foi um fenómeno internacional e trouxe fama, especialmente na Europa.

02 de setembro

Mik Kaminski – em 1951 nasce o violinista britânico Michael Kaminski. Seu nome é mais conhecido por interpretar o violino na Electric Light Orchestra, entre 1973 e 1979, banda de rock britânica dos anos 1970 e 80, que foi ressuscitada pelo líder e um dos antigos fundadores, o músico britânico Jeff Lynne. Kaminski continua a se apresentar com a Orquestra e é o único membro remanescente da banda (após a morte de Louis Clark em 2021) e por ter participado anteriormente da ELO original.

Dino Cazares – o guitarrista estadunidense nasceu em 1966 e é um dos fundadores de metal industrial, Fear Factory. O músico também é cofundador das bandas Divine Heresy, Asesino e Brujeria. Ele também tocou em bandas como o Soulfly, do Max Cavallera. Na visão artística, Cazares popularizou o uso de processadores de modelagem de amplificadores digitais, bem como o uso de guitarras de sete e oito cordas na música metal. Hoje continua tocando com Fear Factory e Brujeria.

Arnaldo Antunes – o paulistano nasceu em 1960 e possui uma carreira extensa além do rock’n’roll. Antunes é reconhecido na América do Sul por ser um dos principais compositores da música pop brasileira, respirando de influências concretistas e pós-modernas. Ele teve parcerias que envolvem músicos do Sepultura, Marisa Monte, Dado Villa-Lobos, Caetano Veloso e David Byrne. Além de música, Antunes também é artística plástico e escritor.

03 de setembro

Steve Jones – o Londrino nasceu em 1955 e tem como currículo sua vida dedicada à música e arte cênica. Seu reconhecimento é como um dos fundadores da banda punk Sex Pistols. Jones também tocou com Thin Lizzy, Joan Jett, Kraut, Adam Ant, Bob Dylan, Iggy Pop, Andy Taylor, Megadeth e Neurotic Outsiders, além de uma carreira solo na década de 1980 e início dos anos 90. Ele chegou a ser considerado como o 97º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.

04 de setembro

Kin Thayil – nascido em 1960, o guitarrista é um dos fundadores da banda Soundgarden. Considerado um músico do movimento Grunge, Thayil se mantém ativo na música e lançou um álbum com o grupo 3rd Secret, em 2022. Além disso, tem argumentado sobre o desejo de lançar o último álbum do Soundgarden, gravado antes da morte de Chris Cornell. Em 2024, ele participou do álbum “The Singularity” de Bear McCreary e colaborou com The Pretty Reckless e Mastodon.

Igor Cavalera – o baterista nasceu em 1970 em Minas Gerais e de lá conquistou o mundo com sua força e potência nas baquetas, fazendo toda a sonoridade na cozinha do Sepultura. A sua carreira contempla em todos os estilos do metal pesado, além de passar por projetos de música eletrônica e de groove e soul. Igor é uma referência mundial no nu-metal. Hoje, o rei dos bumbos brasileiro é membro da banda Cavalera Conspiracy, projeto musical com o seu irmão Max Cavalera e participando de projetos como o vocalista e DJ.

Blackie Lawless – o nova iorquino nasceu em 1956. Sua carreira tem como base de sucesso a fundação da banda W.A.S.P. , onde é o compositor, vocalista e guitarrista. Atualmente, o músico tem se dedicado à sua autobiografia e continua a liderar a banda, que realizou uma turnê pela América do Norte para celebrar os 40 anos do seu álbum de estreia e, segundo ele, pretende voltar a tocar na América do Sul em 2025.

05 de setembro

Brad Wilk – nascido em 1968, o estadunidense é de Oregon (EUA) e conhecido mundialmente por sua bateria nas bandas Rage Against The Machine, Audioslave e Prophets of Rage. Além disso, o músico também com músicos como os integrantes do Black Sabbath e Cypress Hill. Como inspiração, Wilk cita bateristas como John Bonham, Keith Moon, Neil Peart e Elvin Jones.

Freddie Mercury – O lendário vocalista da banda Queen faria 79 anos de idade. Sua história e arte, que nasceu na Tanzânia e cresceu na Inglaterra, não caberia neste pequeno espaço de texto. Mas, o que se deve citar é a sua total importância para o rock’n’roll mundial. Mercury tem, entre tantas histórias, momentos antológicos de vida e carreira, como a sua apresentação no primeiro Rock in Rio, em 1985, onde milhares de pessoas cantaram em coro a música “Love of my Life”, tornando o momento como um símbolo de amor ao rock que o festival brasileiro garantiu.

Em uma época considerada de loucuras, houve a terrível chegada da pandemia da AIDS no mundo e, infelizmente, Mercury foi contaminado pelo vírus. Ele fez sua passagem em 1991, o qual antes disso, havia admitido ser portador do vírus diante de um período de preconceitos e muitas desinformações. A música “Show most go on” foi o exemplo de sua força, que a compôs após saber da doença e dar o recado de que o “show tem que continuar”.

Até hoje, ele é uma referência como cantor e, principalmente, como Frontman, já que levava milhares de pessoas ao ápice dos sentimentos durante as suas apresentações ao vivo. Freddy Mercury ainda vive em nossos corações.

Sobre Alex Cruz

Check Also

Pra Cego Ver: Foto de várias mãos erguidas fazendo gestos de rock and roll

Homenageados da semana

Confira os astros do universo rock que fazem ou fariam aniversário nesta semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *