Breaking News

Homenageados da semana: 27 de setembro a 03 de outubro

Ilustração

Confira nossa tradicional lista semanal de homenagens aos aniversariantes do rock mundial no portal da Morcegão FM

Por: Alexandro Cruz

27 de setembro

Randy Bachman – nascido em 1943 o guitarrista e vocalista é um dos fundadores das bandas The Guess Who e Bachman-Turner Overdrive. Entre suas composições, destacam-se pelo Overdrive: “Takin’ Care of Business” e “You Ain’t Seen Nothing Yet“. Bachman também possui uma carreira solo e de reconhecimento mundial. Por sua carreria, Bachman incluído no Hall da Fama e Museu dos Músicos, em 2016. Com mais de 80 anos de vida, o músico continua ativo e ainda tem ações sociais, como ser membro da organização de caridade canadense Artists Against Racism.

Greg Ham – o saxofonista, flautista, tecladista nasceu em 1953, na cidade Melbourne (Austrália). Sua referência é como o principal compositor da banda Men at Work, uma referência dos anos 80, que mistura gêneros como rock e reggae nas músicas. Apesar do sucesso, Ham passou os últimos anos de vida com muita depressão, causada por um processo judicial de plágio contra a música Down Under. Na época, a editora Larrikin Music Publishing, afirmou que a melodia da canção infantil para escoteiras, Kookaburra sits in the old gum tree, fora escrita por uma professora, Marion Sinclair, em 1932. A banda perdeu a causa e foi condenada a pagar 5% dos direitos autorais da canção na renda adquirida desde 2002 o que afetou demais o músico. Ele faleceu em 2012 após anos de batalhas contra o vício em heroína e álcool.

Brett Anderson – cantor e compositor inglês nasceu em 1967 e sua carreira é como o vocalista da banda de rock alternativo Suede. Além da banda, Brett também formou em 2004 com Bernard Butler (o primeiro guitarrista dos Suede), os The Tears, banda que se encontra e o músico possui cinco álbuns de carreira solo. Em 2025 houve o lançamento do novo trabalho da Suede, Antidepressants, com a música de trabalho “Dancing With The Europeans

28 de setembro

George Lynch (1954) – o músico é considerado como um dos mais influentes guitarristas de metal dos anos 1980 e conhecido por seu estilo de tocar e som únicos. Em toda sua carreira, ele tornou-se referência com sua presença na banda de heavy metal Dokken. Um dos fatos de sua carreira é que ele tentou por duas vezes entrar na banda do Ozzy, sendo a primeira vez em 1979, quando perdeu o cargo para nada mais nada menos que o lendário guitarrista Randy Roads. Atualmente o músico dá aulas de guitarra pela internet e produz suas guitarras personalizadas, sob a marca Mr. Scary Guitars.

29 de setembro

Jerry Lee Lewis – o ícone cantor e pianista pioneiro do rock and roll nasceu em 1935, nos Estados Unidos e faria 90 anos. Considerado um dos pais do rock’n’roll, Lewis tem o apelido de “The Killer”, sendo descrito como “o primeiro grande homem selvagem do rock n’ roll e um dos pianistas mais influentes do século XX“. Com uma vida particular entre altos e baixos, incluindo até o casamento com sua prima de apenas 13 anos de idade, o artista sempre foi referência nas apresentações ao vivo, com um estilo rebelde e cheio de energia. Ele veio ao Brasil em duas ocasiões, em 1993 e em 2009. Jerry Lee Lewis faleceu aos 87 anos, após passar por três anos se tratando de um derrame. O músico deixou um legado eterno de premiações e reconhecimento como um excêntrico músico incendiário em suas composições e apresentações ao vivo.

Mark Farne – o músico é uma lenda como vocalista e guitarrista da banda Grand Funk Railroad. Nascido em 1948, nos EUA, Farne é referenciado como o responsável pela criação da maioria esmagadora dos grandes sucessos do grupo. Ele foi responsável por escrever clássico como “I’m Your Captain (Closer to Home)“, “Bad Time” e “Some Kind of Wonderful”. Farner é considerado uma figura duradoura no rock mundial, conhecido por sua paixão e conexão com o público e por ter colaborado, e muito, para o que se tornou o rock dos anos 70 uma avalanche sonora.

Les Claypool – Nascido em 1963 nos EUA, o baixista e vocalista é fundador da banda Primus. Classificado como um dos maiores baixistas de todos os tempos pela Rolling Stonek, Claypool tem uma carreira dedicada à música, participando de projetos além do Primus, como supergrupos Oysterhead e Colonel Claypool’s Bucket of Bernie Brains. Além disso, a curiosidade é ele ser amigo de escola do guitarrista do Metallica, Kirk Hamet,  o qual quase entrou na banda após a morte de Cliff Burton.

Brad Smith – o baixista da banda Blind Melon nasceu em 1968. O músico é o compositor do hit “No Rain”, música que colocou a banda no topo e conhecimento mundial. A letra e clip da época apesar de parecer algo engraçado, trata de a depressão que sofria e que não conseguia sair da cama e encontrar desculpas para encarar o dia. Atualmente o baixista trabalha como músico de estúdio.

30 de setembro

Marc Bolan – o britânico nasceu em 1947 e foi o vocalista e líder do T. Rex, banda pioneira do movimento glam rock. Com uma presença de palco única, Bolan tornou-se referência do movimento do rock com glitter ao usar cartolas e boás de penas no palco, além de colocar gotas de glitter em cada uma de suas bochechas. O artista influenciou fortemente artistas de vários gêneros, incluindo glam rock, punk, pós-punk, new wave, indie rock e britpop e sua banda foi referência para nomes do rock mundial, New York Dolls, Ramones, Kate Bush, Boy George, Siouxsie and the Banshees, Joy Division, R.E.M., The Pixies e Tricky. Sua passagem ocorreu em 1977 após um acidente de carro.

Tico Santa Cruz – o vocalista da banda Detonautas Roque Clube, nasceu em 1977, no Rio de Janeiro. Além de ser o fundador da banda, o vocalista também cantou em bandas como Raimundos (2010) e Voluntários da Pátria (2006). Atualmente, o músico tem uma agenda cheia de apresentações do Detonautas por todo o Brasil.

Robby Takac – nascido em 1964, o baixista e vocalista da banda Goo Goo Dolls. Ele começou sua trajetória musical nos anos 1980 com a banda Monarch, o Goo Goo Dolls em 1986. Além do rock, Takac também possui projetos de música eletrônica, Amungus. Além da música, ele também é fundador do Music is Art Festival, uma organização sem fins lucrativos de incentivo à cultura e música.

Frankie Lymon – foi compositor e vocalista da banda The Teenagers. Nascido em 1942 (EUA), ele era um cantor soprano, ele utilizava seus vocais no rock and roll e rhythm and blues, no grupo composto por cinco garotos, que foi formado quando todos estavam no início da adolescência. Depois do grupo, seguiu uma carreira solo de muito sucesso e deixou clássicos para a história da música do R&B, como “Why Do Fools Fall in Love”, “I Want You to Be My Girl“, “I Promise to Remember” e “Who Can Explain?“. O músico morreu muito novo, com 25 anos de idade, em 1968, devido a uma overdose de heroína.

1º de outubro

Kevin Griffin – O cantor e guitarrista da banda Better Than Ezra nasceu em 1966, nos EUA. Sua banda é considerada uma das precursoras do pós-grunge, tendo hit como “Good” e “Normal Town“, esse que foi um single que virou trilha sonora do filme “Um lobisomem americano em Paris”, de 1997. Além da banda, Griffin é um grande compositor e tem músicas cantadas por artistas como Taylor Swift, Train, James Blunt, Christina Perri, Howie Day, Barenaked Ladies e Blondie.

02 de outubro

Sting – Gordon Matthew Thomas Sumner é britânico e nasceu em 1951. Mais conhecido como Sting, o vocalista e baixista possui uma carreira dedicada à música. Sua história musical tem como referência sua liderança e composições no The Police, formada em 1977, além de uma aclamada carreira solo. Além da música, o cantor é um ativista ambiental em prol das florestas e povos indígenas, por meio de sua fundação, Rainforest Foundation. No Brasil, ele participou de ações em proteção da floresta Amazônica.

Junto à música, Sting também já se aventurou no cinema atuando em filmes, como Quadrophenia, de 1979, Brimstone and Treacle (1982), Duna (1983) e Feyd-Rautha (1984). Ele também fez algumas aparições na televisão, como nas animações de Family Guy e Simpsons.

Mike Rutherford – Nascido em 1950 na Inglaterra, é guitarrista e um dos membros fundadores da banda de rock progressivo Genesis. O músico possui uma técnica individual na guitarra de 12 cordas e solos memoráveis em músicas como “Follow You Follow Me“, “Turn It On Again“, “Land of Confusion” e “Throwing It All Away”. Além do Genesis, Rutherford lançou dois álbuns solo e formou o Mike + the Mechanics. Nos dias de hoje, junto com o tecladista Tony Banks são os dois membros contínuos do Genesis.

Jim Root – o guitarrista da banda de Slipknot nasceu em 1971 e seu nome de batismo é James Donald Root. Antes de integrar a banda de nu metal, Root tocou em bandas como Anal Blast, Atomic Opera, Deadfront e Stone Sour. O músico esteve cinco passagens pelo Brasil com o Slipknot, com shows em 2005, 2011, 2015, 2019 e 2024.

03 de outubro

Tommy Lee – Nascido na Grécia em 1962, ele é o baterista e co-fundador da banda Mötley Crüe. O músico possui uma vida bem característica a de grandes astros do rock mundial, rodeada de fama, problemas judiciais, drogas e muito história para contar. Lee tem uma vida dedicada à Mötley, o qual participou de quase todos os álbuns, sendo o “New Tattoo” (1999) não esteve presente, porque durante as gravações e turnê, estava preso por problemas com sua ex-esposa, a atriz Pamela Anderson.

Stevie Ray Vaughan – o lendário guitarrista de blues rock nasceu em 1954 nos EUA e faria 61 anos de idade. Acompanhado com os integrantes da banda Double Trouble, Vaughan foi um importante divulgador do Texas Blues, estilo que mistura rock com blues e é tocado de maneira swingada. Até hoje, suas músicas fazem parte do repertório de muitas pessoas que adoram o estilo músical, como “Pride And Joy“, “Mary Had A Little Lamb“, “Change It“, “Texas Flood” e “Look At Little Sister”. Ele morreu precocemente, aos 35 anos, em 1990, num acidente de helicóptero. Stevie Ray Vaughan é uma referência e considerado como um dos melhores guitarristas no estilo blues rock.

Gwen Stefani – a cantora, compositora e atriz a estadunidense nasceu em1969. Com uma carreira consolidada nas artes sonoras e cênicas, Stefani ficou conhecida como a vocalista da banda pop rock No Doubt e, hoje, possui um portfólio que envolve composições, produções musicais e atuações. Além da banda, a vocalista tem uma carreira com outros gêneros musicais, como é o caso do R&B e Rap. Como atriz, atuou em filmes como Zoolander (2001) e O Aviador (2004). Atualmente ela participa do programa The Voice nos EUA como jurada e recebeu um título na Calçada da Fama de Holywood.

Sobre Alex Cruz

Check Also

Pra Cego Ver: Foto de várias mãos erguidas fazendo gestos de rock and roll

Homenageados da semana Morcegão FM (11 a 17 de outubro)

Veja os astros roqueiros que fazem aniversário na nossa semanal de homenagens Por: Washington Freire …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *