Confira os artistas que celebram seus aniversários em mais uma semana roqueira de homenagens
Por Yank Valéria Almeida – 25 de outubro de 2025.
25 de outubro
Jon Anderson (Yes) – Vocalista e alma criativa do Yes, Jon Anderson nasceu em 1944 e possui uma das vozes mais reconhecíveis do rock progressivo. Sua poesia e timbre inconfundível ajudaram a moldar o som épico da banda em clássicos como “Owner of a Lonely Heart” e “Roundabout”. Aos 81 anos, segue referência em inovação e espiritualidade musical.
Chad Smith (Red Hot Chili Peppers) – Nascido em 1962 e com seu estilo energético e senso de humor inabalável, Chad Smith é o motor do Red Hot Chili Peppers desde o fim dos anos 80. Sua pegada de funk e rock definiu hits como “Give It Away” e “Californication”. Fora da banda, o baterista também se destaco em projetos como o supergrupo Chickenfoot.
Roberto Menescal – Um dos pais da bossa nova nasceu em 1937. Menescal é sinônimo de sofisticação e melodia. Seu violão refinado ajudou a construir o som que conquistou o mundo nos anos 60. Entre seus grandes sucessos está “O Barquinho”, clássico que atravessa gerações e influenciou até músicos do rock brasileiro.
26 de outubro
Belchior – Poeta, rebelde e dono de uma das líricas mais marcantes da MPB, Belchior nasceu em 1946 e faria 79 anos. Ele sempre dialogou com o espírito do rock em suas canções. O cearense deixou um legado de inquietude e liberdade em obras como “Apenas um Rapaz Latino-Americano” e “Como Nossos Pais”. O músico morreu em 2017 aos 70 anos de idade.
Milton Nascimento – Com uma voz única e uma carreira que mistura MPB, jazz, blues e rock, Milton Nascimento nasceu em 1942 e o artista é reconhecido mundialmente como um dos grandes nomes da música brasileira. Integrante do lendário Clube da Esquina, eternizou hinos como “Clube da Esquina nº 2” e “Travessia”. Seu estilo de cantar e compor influenciou artistas do mundo todo, sendo admirado por Paul Mccartney, como exemplo. Além disso, Milton fez grandes parcerias musicais, inclusive com artistas do universo rock e jazz, como Duran Duran e Esperanza Spalding.
27 de outubro
Simon Le Bon (Duran Duran) – Ícone do new wave e rosto dos anos 1980, Simon Le Bon nasceu em 1958, na França, e comanda o Duran Duran com carisma e elegância. À frente de sucessos como “Hungry Like the Wolf” e “Ordinary World”, o músico ajudou a unir o pop e o rock em uma sonoridade que definiu uma geração.
Scott Weiland (Stone Temple Pilots) – Vocalista marcante do Stone Temple Pilots e do Velvet Revolver faria 58 anos. Nascido em 1967, Scott Weiland foi uma das vozes mais intensas do movimento grunge e do hard rock dos anos 90. Seu talento e presença de palco se eternizaram em faixas como “Plush” e “Interstate Love Song”. O músico passou por grandes batalhas contra o vício e faleceu em 2015, vítima de overdose de cocaína, MDA e alcóol.
28 de outubro
Stephen Morris (New Order) – Baterista e cérebro rítmico do New Order e do Joy Division, Stephen Morris ajudou a definir a batida eletrônica do pós-punk. Seu nascimento ocorreu em 1957, no Reino Unido. O músico possui muita precisão e criatividade nas composições e que aparecem em clássicos como “Blue Monday”, que até hoje influencia bandas de rock e música eletrônica.
William Reid (The Jesus and Mary Chain) – Nascido em 1958, o guitarrista e cofundador do The Jesus and Mary Chain, William Reid, moldou o som sombrio e distorcido do shoegaze. Seu trabalho nas composições de “Just Like Honey” e “Head On” marcou o rock alternativo dos anos 80 e 90, inspirando gerações de músicos independentes.
29 de outubro
Flávio Lemos (Capital Inicial) – Baixista e fundador do Capital Inicial, Flávio Miguel Villar de Lemos nasceu em 1963 e ele é peça-chave na sonoridade do rock brasiliense e faz parte da história do movimento de bandas que fizeram a sonoridade de protestos e rebeldia dos anos de 1980, período que o Brasil estava saindo da Ditadura Militar. Com linhas de baixo marcantes, ajudou a consolidar o sucesso da banda em clássicos como “Primeiros Erros” e “Natasha”. Sua trajetória se confunde com a história do rock nacional.
30 de outubro
Gavin Rossdale (Bush) – Em 1967 nascia o líder e voz do Bush. Gavin Rossdale levou o rock britânico ao topo nos anos 90 com um som que equilibrava peso e melodia. Faixas como “Glycerine” e “Machinehead” tornaram-se hinos de uma geração pós-grunge. O músico também se destaca por sua presença marcante nos palcos.
31 de outubro
Larry Mullen Jr. (U2) – Fundador e baterista do U2 nasceu em 1961. Larry Mullen Jr. é responsável pela pulsação inconfundível da banda irlandesa. Sua batida precisa deu vida a clássicos como “Sunday Bloody Sunday” e “Where the Streets Have No Name”. Discreto, mas essencial, é uma lenda do rock moderno.
Adam Horovitz (Beastie Boys) – Em 1966 nascia o músico conhecido como Ad-Rock. Adam Horovitz é um dos pilares do Beastie Boys, grupo que uniu rap, punk, hardcore e, principalmente, atitudes roqueiras. Seu carisma e riffs de guitarra deram identidade a sucessos como “Sabotage” e “Fight for Your Right”. Além de música, ele também é ator e participou de filmes e séries, como Enquanto Somos Jovens (214). Uma figura essencial da cultura alternativa dos anos 90 e, hoje, após o fim do Bestie Boys, Horovitz continua trabalhando em projetos musicais e atuando.
Assim, fechando mais um mês de muitos sucessos, com ícones que ainda hoje marcam as trilhas sonoras das nossas vidas. Você tem o seu favorito? Lembrando que esses, e muitos outros, você ouve aqui, na Morcegão FM. Até novembro!
Plantão Rock Notícias com alma de Blues e Rock!
