Breaking News

Homenageados da semana Morcegão FM (25 a 31 de outubro)

Ilustração

Confira os artistas que celebram seus aniversários em mais uma semana roqueira de homenagens

Por Yank Valéria Almeida – 25 de outubro de 2025.

25 de outubro

Jon Anderson (Yes) – Vocalista e alma criativa do Yes, Jon Anderson nasceu em 1944 e possui uma das vozes mais reconhecíveis do rock progressivo. Sua poesia e timbre inconfundível ajudaram a moldar o som épico da banda em clássicos como Owner of a Lonely Heart e Roundabout. Aos 81 anos, segue referência em inovação e espiritualidade musical.

Chad Smith (Red Hot Chili Peppers) – Nascido em 1962 e com seu estilo energético e senso de humor inabalável, Chad Smith é o motor do Red Hot Chili Peppers desde o fim dos anos 80. Sua pegada de funk e rock definiu hits como Give It Away e Californication. Fora da banda, o baterista também se destaco em projetos como o supergrupo Chickenfoot.

Roberto Menescal – Um dos pais da bossa nova nasceu em 1937. Menescal é sinônimo de sofisticação e melodia. Seu violão refinado ajudou a construir o som que conquistou o mundo nos anos 60. Entre seus grandes sucessos está O Barquinho, clássico que atravessa gerações e influenciou até músicos do rock brasileiro.

26 de outubro

Belchior – Poeta, rebelde e dono de uma das líricas mais marcantes da MPB, Belchior nasceu em 1946 e faria 79 anos. Ele sempre dialogou com o espírito do rock em suas canções. O cearense deixou um legado de inquietude e liberdade em obras como “Apenas um Rapaz Latino-Americano” e “Como Nossos Pais”. O músico morreu em 2017 aos 70 anos de idade.

Milton Nascimento – Com uma voz única e uma carreira que mistura MPB, jazz, blues e rock, Milton Nascimento nasceu em 1942 e o artista é reconhecido mundialmente como um dos grandes nomes da música brasileira. Integrante do lendário Clube da Esquina, eternizou hinos como Clube da Esquina nº 2 e Travessia. Seu estilo de cantar e compor influenciou artistas do mundo todo, sendo admirado por Paul Mccartney, como exemplo. Além disso, Milton fez grandes parcerias musicais, inclusive com artistas do universo rock e jazz, como Duran Duran e Esperanza Spalding.

27 de outubro

Simon Le Bon (Duran Duran) – Ícone do new wave e rosto dos anos 1980, Simon Le Bon nasceu em 1958, na França, e comanda o Duran Duran com carisma e elegância. À frente de sucessos como Hungry Like the Wolf e Ordinary World, o músico ajudou a unir o pop e o rock em uma sonoridade que definiu uma geração.

Scott Weiland (Stone Temple Pilots) – Vocalista marcante do Stone Temple Pilots e do Velvet Revolver faria 58 anos. Nascido em 1967, Scott Weiland foi uma das vozes mais intensas do movimento grunge e do hard rock dos anos 90. Seu talento e presença de palco se eternizaram em faixas como “Plush” e “Interstate Love Song”. O músico passou por grandes batalhas contra o vício e faleceu em 2015, vítima de overdose de cocaína, MDA e alcóol.

28 de outubro

Stephen Morris (New Order) – Baterista e cérebro rítmico do New Order e do Joy Division, Stephen Morris ajudou a definir a batida eletrônica do pós-punk. Seu nascimento ocorreu em 1957, no Reino Unido. O músico possui muita precisão e criatividade nas composições e que aparecem em clássicos como Blue Monday, que até hoje influencia bandas de rock e música eletrônica.

William Reid (The Jesus and Mary Chain) – Nascido em 1958, o guitarrista e cofundador do The Jesus and Mary Chain, William Reid, moldou o som sombrio e distorcido do shoegaze. Seu trabalho nas composições de Just Like Honey e Head On marcou o rock alternativo dos anos 80 e 90, inspirando gerações de músicos independentes.

29 de outubro

Flávio Lemos (Capital Inicial) – Baixista e fundador do Capital Inicial, Flávio Miguel Villar de Lemos nasceu em 1963 e ele é peça-chave na sonoridade do rock brasiliense e faz parte da história do movimento de bandas que fizeram a sonoridade de protestos e rebeldia dos anos de 1980, período que o Brasil estava saindo da Ditadura Militar. Com linhas de baixo marcantes, ajudou a consolidar o sucesso da banda em clássicos como Primeiros Erros e Natasha. Sua trajetória se confunde com a história do rock nacional.

30 de outubro

Gavin Rossdale (Bush) – Em 1967 nascia o líder e voz do Bush. Gavin Rossdale levou o rock britânico ao topo nos anos 90 com um som que equilibrava peso e melodia. Faixas como Glycerine e Machinehead tornaram-se hinos de uma geração pós-grunge. O músico também se destaca por sua presença marcante nos palcos.

31 de outubro

Larry Mullen Jr. (U2) – Fundador e baterista do U2 nasceu em 1961. Larry Mullen Jr. é responsável pela pulsação inconfundível da banda irlandesa. Sua batida precisa deu vida a clássicos como Sunday Bloody Sunday e Where the Streets Have No Name. Discreto, mas essencial, é uma lenda do rock moderno.

Adam Horovitz (Beastie Boys) – Em 1966 nascia o músico conhecido como Ad-Rock. Adam Horovitz é um dos pilares do Beastie Boys, grupo que uniu rap, punk, hardcore e, principalmente, atitudes roqueiras. Seu carisma e riffs de guitarra deram identidade a sucessos como Sabotage e Fight for Your Right. Além de música, ele também é ator e participou de filmes e séries, como Enquanto Somos Jovens (214). Uma figura essencial da cultura alternativa dos anos 90 e, hoje, após o fim do Bestie Boys, Horovitz continua trabalhando em projetos musicais e atuando.

Assim, fechando mais um mês de muitos sucessos, com ícones que ainda hoje marcam as trilhas sonoras das nossas vidas. Você tem o seu favorito? Lembrando que esses, e muitos outros, você ouve aqui, na Morcegão FM. Até novembro!

Sobre Yank Valéria Gomes Almeida

Sou Engenheira de Produção, maranhense, mãe de três cachorrinhas e uma gata. Gosto de rock, ciências e cozinhar no tempo livre. Atuo como colaboradora do portal Plantão Rock, da Morcegão FM.

Check Also

Smashing Pumpkins celebra 30 anos de Mellon Collie

Para celebrar as três décadas de seu lançamento, a banda anuncia o lançamento de uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *