Breaking News

Homenageados da semana (20 a 26/09)

Ilustração

A Morcegão FM traz a lista de artistas que comemoram aniversário na semana de setembro para você curtir as músicas e homenagear seus ídolos do rock

Por: Valéria Almeida

20 de setembro

Nuno Bettencourt – Nasceu em 1966 e ele é um dos guitarristas mais inovadores e reconhecidos do rock mundial, especialmente por sua contribuição à banda Extreme. Com seu virtuosismo técnico e estilo único, Nuno ajudou a definir o som da banda nos anos 80 e 90, sendo um dos grandes responsáveis pelos riffs e solos emblemáticos de álbuns como Pornograffitti (1990) e III Sides to Every Story (1992). Sua habilidade para fundir rock, funk e metal o tornou uma referência para guitarristas de diversas gerações. Aos 59 anos, Nuno continua a influenciar o cenário do rock mundial e músicos de outros gêneros, como foi o caso da sua apresentação no Rock in Rio de 2011, sendo o guitarrista da cantora pop, Rihana.

Ben Shepherd O baixista da lendária banda Soundgarden nasceu em 1968. Com um estilo pesado misturado a um groove inconfundível, Shepherd foi peça-chave no som característico do grunge dos anos 1990. Álbuns como Superunknown (1994) e Badmotorfinger (1991) marcam sua trajetória e a de Soundgarden, sendo cruciais para a consolidação do grunge como um dos maiores movimentos musicais da década. Ele lançou em 2025 um novo EP, The Star Chief Chronicles. Atualmente, o músico é bem ativo em suas redes sociais, com publicações de fotos antigas das turnês que fez com o Soundgarden, como uma ajuda de recuperação em relação à morte do seu amigo e parceiro de banda, Chris Cornell.

Rodolfo – Esse nome e personalidade é a identidade do Raimundos uma das principais bandas do rock brasileiro nos anos de 1990. Com seu sotaque nordestino e muita atitude, foi um dos responsáveis por levar o hardcore e o punk brasileiro para o mainstream, misturando estilo a gêneros da música nordestina do país, como o forró. Entre as músicas que se tornaram hinos para os fãs, tem: “Puteiro em João Pessoa”, “Eu quero ver o oco”, “A mais pedida” ou a “Mais pedida”. Sua energia e estilo único ajudaram a banda a conquistar fãs no Brasil e no mundo. Atualmente, o músico fez uma mudança radical na sua vida e se tornou referência da música gospel.

21 de setembro

Phil “Animal” Taylor Um dos maiores ícones de bateria no rock faria 71 anos. Phil Taylor, também conhecido como “Animal”, foi o dono das baquetas essenciais na formação clássica do Motörhead. Seu estilo explosivo e sua energia incansável nas batidas tornaram-se sinônimo do poder do rock ‘n’ roll pesado. Ele foi responsável por dar o ritmo que ajudou a definir o som único da banda de Lemmy Kilmister, presente em álbuns como Ace of Spades (1980) e Overkill (1979). Infelizmente, Phil faleceu em 2015, após uma longa luta contra a insuficiência hepática. Mas, seu legado de 71 anos de vida e sua contribuição para o metal, continuam a ecoar em todo o mundo.

Liam Gallagher – O vocalista um tanto carismático e irreverente do Oasis, Liam Gallagher, nasceu no dia 21 de setembro de 1972. Conhecido por sua voz rasgada e estilo provocador, Liam ajudou a liderar uma das bandas mais influentes do britpop dos anos 1990, com álbuns como (What’s the Story) Morning Glory? (1995) e Definitely Maybe (1994). Após o fim do Oasis, Liam seguiu carreira solo, sempre mantendo seu status de ícone do rock britânico. Após 15 anos, os irmãos Gallagher retornaram com sua banda e com uma turnê mundial em apresentações em estádios e arenas lotados.

22 de setembro

Joan Jett Uma das mulheres mais importantes da história do rock, Joan Jett é conhecida por sua força no palco e sua habilidade como guitarrista e cantora. Nascida em 1958, ela lançou a banda The Runaways, em 1975, em um período em que o rock ainda era dominado por homens. Em carreira solo, Joan tem hinos como I Love Rock ‘n’ Roll (1981), música que a consolidou como um ícone do punk e do rock mundial. Ela passou pelo Brasil em 2012 com sua banda The Blackhearts, se apresentando na cidade de São Paulo, no festival Lollapalooza Brasil.

David Coverdale Nascido em 1951, David Coverdale é o carismático vocalista e líder do Whitesnake. Sua voz poderosa e cheia de alma ajudou a banda a conquistar sucesso mundial, especialmente com o icônico álbum 1987, que trouxe hits como “Here I Go Again” e “Is This Love”. Com 74 anos, Coverdale permanece como uma das figuras mais reverenciadas do hard rock mundial, sendo um dos maiores cantores de sua geração. Uma curiosidade é sua demonstração de paixão pelo Brasil. Quem o segue nas redes sociais se diverte com suas publicações e menções ao país.

23 de setembro

Bruce Springsteen – O músico nasceu em 1949 e ele é uma das maiores lendas do rock. Conhecido como “The Boss“, sua carreira ao lado da E Street Band possui composições com toda o estilo do rock dos Estados Unidos, com letras que abordam a vida cotidiana, o amor e a luta por justiça social. Com álbuns como Born to Run (1975) e The River (1980), Springsteen influenciou gerações de músicos e fãs.

24 de setembro

Shawn “Palhaço” Crahan – Um dos membros fundadores e percussionista do Slipknot, o músico é conhecido por seu visual icônico e presença de palco explosiva. Crahan foi uma das forças criativas por trás do som brutal e experimental que a banda criou, por meio de uma abordagem inovadora de percussão. Em resumo, ele ajudou a definir o nu metal dos anos 2000 e a influenciar as novas safras de bandas que viriam anos depois.

26 de setembro

Bryan Ferry – Nascido em 1945, ele é um músico inglês e que foi vocalista do grupo Roxy Music, banda que formou com o baixista Graham Simpson em 1970. A banda virou referência sobre o estilo de art rock e glam rock, em que misturava sofisticação musical com um visual glamoroso, utilizando elementos de rock progressivo, eletrónica e pop. Além da banda, Ferry trilhou também sua carreira solo paralela, com o álbum “These Foolish Things” (1973), interpretando canções de Bob Dylan, The Beatles, Rolling Stones, entre outros. Entre os sucessos, tem a música “Slave to Love“, do álbum ‘Boys and Girls‘, de 1985.

Tracey Anne Thorn – A cantora britânica nasceu em 1962 e na sua carreira tem como referência a metade da dupla Everything but the Girl, formada com Ben Watt em 1982 e que tem a pegada pop eletrônica nas composições. Tracey também foi membro da banda Marine Girls, um grupo de pós-punk entre 1980 e 1983, e que tem entre os hits a música “A Place In The Sun“. Desde 2007 a artista atua como artista solo.

Todas as músicas da publicação você também pode curtir na programação da Morcegão FM.

Sobre Alex Cruz

Check Also

Pra Cego Ver: Foto de várias mãos erguidas fazendo gestos de rock and roll

Homenageados da semana Morcegão FM (11 a 17 de outubro)

Veja os astros roqueiros que fazem aniversário na nossa semanal de homenagens Por: Washington Freire …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *