A Morcegão FM traz a lista de artistas que comemoram aniversário na semana de setembro para você curtir as músicas e homenagear seus ídolos do rock
Por: Valéria Almeida
20 de setembro
Nuno Bettencourt – Nasceu em 1966 e ele é um dos guitarristas mais inovadores e reconhecidos do rock mundial, especialmente por sua contribuição à banda Extreme. Com seu virtuosismo técnico e estilo único, Nuno ajudou a definir o som da banda nos anos 80 e 90, sendo um dos grandes responsáveis pelos riffs e solos emblemáticos de álbuns como Pornograffitti (1990) e III Sides to Every Story (1992). Sua habilidade para fundir rock, funk e metal o tornou uma referência para guitarristas de diversas gerações. Aos 59 anos, Nuno continua a influenciar o cenário do rock mundial e músicos de outros gêneros, como foi o caso da sua apresentação no Rock in Rio de 2011, sendo o guitarrista da cantora pop, Rihana.
Ben Shepherd – O baixista da lendária banda Soundgarden nasceu em 1968. Com um estilo pesado misturado a um groove inconfundível, Shepherd foi peça-chave no som característico do grunge dos anos 1990. Álbuns como Superunknown (1994) e Badmotorfinger (1991) marcam sua trajetória e a de Soundgarden, sendo cruciais para a consolidação do grunge como um dos maiores movimentos musicais da década. Ele lançou em 2025 um novo EP, The Star Chief Chronicles. Atualmente, o músico é bem ativo em suas redes sociais, com publicações de fotos antigas das turnês que fez com o Soundgarden, como uma ajuda de recuperação em relação à morte do seu amigo e parceiro de banda, Chris Cornell.
Rodolfo – Esse nome e personalidade é a identidade do Raimundos uma das principais bandas do rock brasileiro nos anos de 1990. Com seu sotaque nordestino e muita atitude, foi um dos responsáveis por levar o hardcore e o punk brasileiro para o mainstream, misturando estilo a gêneros da música nordestina do país, como o forró. Entre as músicas que se tornaram hinos para os fãs, tem: “Puteiro em João Pessoa”, “Eu quero ver o oco”, “A mais pedida” ou a “Mais pedida”. Sua energia e estilo único ajudaram a banda a conquistar fãs no Brasil e no mundo. Atualmente, o músico fez uma mudança radical na sua vida e se tornou referência da música gospel.
21 de setembro
Phil “Animal” Taylor – Um dos maiores ícones de bateria no rock faria 71 anos. Phil Taylor, também conhecido como “Animal”, foi o dono das baquetas essenciais na formação clássica do Motörhead. Seu estilo explosivo e sua energia incansável nas batidas tornaram-se sinônimo do poder do rock ‘n’ roll pesado. Ele foi responsável por dar o ritmo que ajudou a definir o som único da banda de Lemmy Kilmister, presente em álbuns como Ace of Spades (1980) e Overkill (1979). Infelizmente, Phil faleceu em 2015, após uma longa luta contra a insuficiência hepática. Mas, seu legado de 71 anos de vida e sua contribuição para o metal, continuam a ecoar em todo o mundo.
Liam Gallagher – O vocalista um tanto carismático e irreverente do Oasis, Liam Gallagher, nasceu no dia 21 de setembro de 1972. Conhecido por sua voz rasgada e estilo provocador, Liam ajudou a liderar uma das bandas mais influentes do britpop dos anos 1990, com álbuns como (What’s the Story) Morning Glory? (1995) e Definitely Maybe (1994). Após o fim do Oasis, Liam seguiu carreira solo, sempre mantendo seu status de ícone do rock britânico. Após 15 anos, os irmãos Gallagher retornaram com sua banda e com uma turnê mundial em apresentações em estádios e arenas lotados.
22 de setembro
Joan Jett – Uma das mulheres mais importantes da história do rock, Joan Jett é conhecida por sua força no palco e sua habilidade como guitarrista e cantora. Nascida em 1958, ela lançou a banda The Runaways, em 1975, em um período em que o rock ainda era dominado por homens. Em carreira solo, Joan tem hinos como I Love Rock ‘n’ Roll (1981), música que a consolidou como um ícone do punk e do rock mundial. Ela passou pelo Brasil em 2012 com sua banda The Blackhearts, se apresentando na cidade de São Paulo, no festival Lollapalooza Brasil.
David Coverdale – Nascido em 1951, David Coverdale é o carismático vocalista e líder do Whitesnake. Sua voz poderosa e cheia de alma ajudou a banda a conquistar sucesso mundial, especialmente com o icônico álbum 1987, que trouxe hits como “Here I Go Again” e “Is This Love”. Com 74 anos, Coverdale permanece como uma das figuras mais reverenciadas do hard rock mundial, sendo um dos maiores cantores de sua geração. Uma curiosidade é sua demonstração de paixão pelo Brasil. Quem o segue nas redes sociais se diverte com suas publicações e menções ao país.
23 de setembro
Bruce Springsteen – O músico nasceu em 1949 e ele é uma das maiores lendas do rock. Conhecido como “The Boss“, sua carreira ao lado da E Street Band possui composições com toda o estilo do rock dos Estados Unidos, com letras que abordam a vida cotidiana, o amor e a luta por justiça social. Com álbuns como Born to Run (1975) e The River (1980), Springsteen influenciou gerações de músicos e fãs.
24 de setembro
Shawn “Palhaço” Crahan – Um dos membros fundadores e percussionista do Slipknot, o músico é conhecido por seu visual icônico e presença de palco explosiva. Crahan foi uma das forças criativas por trás do som brutal e experimental que a banda criou, por meio de uma abordagem inovadora de percussão. Em resumo, ele ajudou a definir o nu metal dos anos 2000 e a influenciar as novas safras de bandas que viriam anos depois.
26 de setembro
Bryan Ferry – Nascido em 1945, ele é um músico inglês e que foi vocalista do grupo Roxy Music, banda que formou com o baixista Graham Simpson em 1970. A banda virou referência sobre o estilo de art rock e glam rock, em que misturava sofisticação musical com um visual glamoroso, utilizando elementos de rock progressivo, eletrónica e pop. Além da banda, Ferry trilhou também sua carreira solo paralela, com o álbum “These Foolish Things” (1973), interpretando canções de Bob Dylan, The Beatles, Rolling Stones, entre outros. Entre os sucessos, tem a música “Slave to Love“, do álbum ‘Boys and Girls‘, de 1985.
Tracey Anne Thorn – A cantora britânica nasceu em 1962 e na sua carreira tem como referência a metade da dupla Everything but the Girl, formada com Ben Watt em 1982 e que tem a pegada pop eletrônica nas composições. Tracey também foi membro da banda Marine Girls, um grupo de pós-punk entre 1980 e 1983, e que tem entre os hits a música “A Place In The Sun“. Desde 2007 a artista atua como artista solo.
Todas as músicas da publicação você também pode curtir na programação da Morcegão FM.