Produção foi um marco nos anos 1980 em qualidade de registro sonoro
Por: Alexandro Cruz – 14 de outubro de 2025
Durante o mês de outubro, há exatos 40 anos, o mundo recebia o lançamento do álbum ao vivo do Iron Maiden, Live After Death. Existe uma certa discussão sobre a data oficial do lançamento, mas o que a grande maioria celebra é no dia 14 de outubro.
Apesar do debate sobre o dia exato, o disco foi o registro da turnê mundial World Slavery Tour, que fazi parte do quinto álbum da banda britânica, Powerslave.
Live After Death saiu no formato de álbum duplo e as primeiras 13 faixas (12 músicas mais a introdução) foram gravadas na Califórnia (EUA).
O álbum começa com uma introdução memorável seguida com a música Aces High. A entrada é uma frase de Winston Churchill, que foi dita na Câmara dos Comuns em 4 de junho de 1940, durante os ataques da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
Algumas faixas do LP ficaram memoráveis na versão ao vivo. Entre elas, a música “Revelations” e “Iron Maiden” pode-se dizer que proporcionam sentimentos de que parece estarmos no mesmo show quando foi gravado o material.
Além da sonoridade de alta qualidade na gravação, o álbum também traz um trabalho gráfico impressionante. A arte da capa foi criada por Derek Riggs, com a imagem do mascote da banda, Eddie the Head, saindo de uma tumba em que está escrita uma frase do autor americano de ficção H.P. Lovecraft. Já na parte interna possui a foto da Eddie centralizada e com várias fotos mostrando os integrantes tocando no show.

Riggs é o pai e criador da Eddie e de grandes capas do Iron Maiden, como Killers, The Number of the Beast, entre outros.
Em 1995 houve o lançamento de um dico bônus na versão em CD e que não foi incluída a quarta faixa do LP em vinil no material. Também houve a inclusão de mais três novas faixas, gravadas no ano de 1984, em Londres: “Losfer Words (Big ‘Orra)“, “Sanctuary” e “Murders in the Rue Morgue“. Já em 1998 o material foi remasterizado sem cortes, contendo um segundo CD com as faixas que foram excluídas na primeira edição. Também houve a versão em DVD, lançada em 2008.
O álbum vendeu mais de 6 milhões de cópias mundialmente. Live After Death é considerado até hoje como um dos melhores discos ao vivo de todos os tempos na história do rock. O material tornou-se uma referência em gravação e qualidade de registro sonoro para outras bandas do gênero.
Faixas da primeira versão do álbum (1985)
1. “Intro: Churchill’s Speech”
2. “Aces High”
3. “2 Minutes to Midnight”
4. “The Trooper”
5. “Revelations”
6. “Flight of Icarus”
7. “The Rime of the Ancient Mariner”
8. “Powerslave”
9. “The Number of the Beast”
10. “Hallowed be Thy Name”
11. “Iron Maiden”
12. “Run to the Hills”
13. “Running Free”
Disco bônus (relançamento de 1995)
1. “Losfer Words (Big ‘Orra)”
2. “Sanctuary”
3. “Murders in the Rue Morgue”
Faixas Bônus (relançamento de 1998)
14. “Wrathchild”
15. “22 Acacia Avenue”
16. “Children of the Damned”
17. “Die With Your Boots On”
18. “Phantom of the Opera”
Ouça as músicas do Iron Maiden na programação da Morcegão FM.
Plantão Rock Notícias com alma de Blues e Rock!
