Conjunto bateu o recorde mundial e foi uma homenagem à banda que leva sua turnê “Power Up” ao país, após quase 10 anos
Por: Alexandro Cruz – 12 de novembro de 2025
Para aproveitar a turnê “Power Up” do AC/DC na Austrália, um enorme grupo de músicos de gaita de foles se reuniram para homenagear a banda. O encontro ocorreu em Melbourne e 374 deles gaiteiros de foles se uniram para tocar o clássico “It’s A Long Way To The Top (If You Wanna Rock ‘n’ Roll)”.
O encontro garantiu um recorde mundial de o maior conjunto de gaitas de foles juntos. Isso porque, o recorde anterior foi em 2012, quando 333 gaiteiros se apresentaram no Palácio Nacional da Cultura, em Sofia, Bulgária.
A ocasião foi para comemorar a inauguração de uma nova instalação de iluminação na entrada da famosa viela AC/DC Lane de Melbourne.
Para tornar a reunião dos gaiteiros ainda mais histórica, o fato ocorreu a cinco minutos de ônibus da Swanston Street. O local é onde o AC/DC gravou o clipe “It’s A Long Way To The Top (If You Wanna Rock ‘n’ Roll)”, em 1976. Na época, o vocalista Bon Scott aparece tocando a gaita na caçamba de um caminhão plataforma ao lado de três membros do tradicional grupo australiano, Rats Of Tobruk Pipe Band.
Gaiteiros de foles tocam AC/DC:
O primeiro show do AC/DC na Austrália, quase uma década depois, ocorreu no Melbourne Cricket Ground, com a capacidade para 100 mil pessoas.
No Brasil, os shows da turnê “Power Up” acontecem nos dias 24 e 28 de fevereiro e 4 de março, em São Paulo, no estádio do Morumbis. Porém, todos os ingressos foram esgotados em questões de horas.
Plantão Rock Jornalismo musical com notícias do mundo da cultura rock.
