Uma das mais imprenssionantes vozes do rock mundial, lendário frontman do Whitesnake decide descansar e aproveitar a vida
Por: Alexandro Cruz – 12 de novembro de 2025
O fim de uma era! O artista David Coverdale soltou um triste comunicado oficial sobre a sua decisão de aposentadoria musical. A informação do lendário vocalista do Whitesnake surgiu após anos de avaliação sobre a parada definitiva dos palcos, que vinha sendo discutida desde 2020.
Coverdale publicou um vídeo de mais de seis minutos no canal do Whitesnake TV, no YouTube. Na mensagem, ele diz algumas palavras enquanto compartilha uma versão recém-remixada da música “Fare Thee Well“. A composição faz parte do álbum Forevermore do Whitesnake, de 2011.
O comunicado oficial
No vídeo, Coverdale fala diretamente aos fãs as palavras: “Minhas senhoras e meus senhores, meninos e meninas, irmãos e irmãs da Serpente, um anúncio especial para vocês”, diz. “Após 50 anos e mais de uma jornada incrível com vocês, com Deep Purple e Whitesnake, nos últimos anos ficou realmente evidente para mim que é hora de pendurar meus sapatos plataforma do rock and roll e minhas calças justas. E, como podem ver, cuidamos da peruca de leão. Mas, é hora de encerrar minhas atividades“, disse.
O lendário artista também acrescenta: “Eu amo vocês profundamente. Agradeço a todos que me auxiliaram e apoiaram nesta jornada incrível. Todos os músicos, a equipe, os fãs, a família. É maravilhoso, mas é realmente hora de simplesmente desfrutar da minha aposentadoria. E espero que vocês possam entender isso“.
O cantor concluiu a mensagem dizendo: “Mais uma vez, eu amo vocês com todo meu coração. Fare thee well [Adeus/Passe bem]“, antes que o vídeo se transformasse em um clip da música “Fare Thee Well” recém-remixada.
Vídeo de anúncio da aposentadoria
Carreira dedicada à música
David Coverdale, agora com 74 anos, começou sua carreira se apresentando com as bandas locais Vintage 67, The Government and Fabulosa Brothers no final dos anos 60 e início dos anos 70. Isso foi antes de ter a sua grande chance com o Deep Purple.
Ele foi a voz do Purple nos álbuns Burn e Stormbringer, de 1974, bem como em Come Taste the Band, de 1975. Depois do Deep Purple, Coverdale se aventurou como artista solo, tendo o álbum de estreia solo em 1977 e intitulado White Snake. Aliás, o nome do trabalho é o mesmo que mais tarde seria a identidade da sua banda.
Já como Whitesnake, Coverdale lançou 13 álbuns de estúdio, incluindo o sucesso autointitulado de 1987, que gerou as canções de sucesso “Here I Go Again“, “Still of the Night” e “Is This Love?“. Foram lançados outros hits do Whitesnake e que, também, fazem parte da história do hard rock mundial, como “Fool for Your Loving“, “Don’t Break My Heart Again” e “Give Me All Your Love“.

Além de suas duas bandas principais ao longo de uma notável carreira, Coverdale também esteve em projetos com notáveis como Jimmy Page, Roger Glover, Jon Lord, Cozy Powell, Steve Vai, Bernie Marsden, Adrian Vandenberg e Delta Deep de Phil Collen, entre outros.
David Coverdale possui uma carreira amplamente reconhecida. Além disso, sua voz é uma das mais poderosas e icônicas do hard rock, com um notável timbre que o tornou um dos mais importantes e imortais cantores da história do rock mundial. Sua voz é eterna e uma marca inconfundível para os fãs do rock and roll.
Plantão Rock Jornalismo musical com notícias do mundo da cultura rock.
