A faixa gravada nos anos 80 e considerada obscura, se chama “Shake Your Head” e foi produzida por Don Was
Por: Alexandro Cruz – 19 de novembro de 2025
A música remixada “Shake Your Head“, da banda Was (Not Was) foi originalmente lançada com os vocais em dueto da atriz Kim Basinger e Ozzy Osbourne, em 1992, e fez um grande sucesso na época. Porém, a versão original do dueto remix é de uma parceria entre o príncipe das trevas com a cantora pop, Madonna.
Trata-se de uma história cheia de segredos e que ressurgiu recentemente, trazida pelo filho mais velho de Ozzy, Louis Osbourne, cuja mãe é a primeira esposa da lenda do metal, Thelma Riley. A questão ocorreu durante a sua participação no podcast Trying Not to Die, de seu meio-irmão Jack Osbourne, e lá ele contou tudo sobre a canção escondida e renegada.
Na história, Ozzy tinha gravado os vocais para a faixa “Shake Your Head” do Was (Not Was), presente no álbum de 1983, Born to Laugh at Tornadoes. Isso ocorreu depois que uma Madonna – ainda não tão famosa -, havia gravado os vocais para a melodia. No entanto, na época, a cantora ou sua equipe acabou recusando a permissão de que seus vocais fossem utilizados na faixa.
“A música foi escrita para Madonna e Was (Not Was). Foi quando meu pai, que estava bombando no início dos anos 80 e ela ainda não, e, com isso, quando ela realmente estourou, então não deu a aprovação para o disco”, disse o filho de Ozzy.
Hoje, essa gravação é considerada como uma faixa obscura, já que não foi disponibilizada para o público por causa da tal recusa de Madonna.
Louis também informou que a gravação seria engavateda. Mas, segundo ele: ”Quando Kim Basinger estava naquele grande momento de atuação no meio de sua carreira nos anos 80, eles decidiram que tentariam torná-la também uma estrela pop. Então, eles incluíra a atriz para a faixa.”
Apesar da recusa, a versão de Madonna-Ozzy acabou sendo incluída em uma versão em vinil da coletânea Now Dance 92. Acreditava-se que o remixer, Steve “Silk” Hurley, recebeu acidentalmente os vocais de Madonna para a coletânea. Porém, a explicação recente à revista Rolling Stone pelo membro do Was (Not Was), o produtor Don Was, disse que enviou intencionalmente o track vocal original da dupla.
“[Madonna] fez um ótimo trabalho… mas não parecia mais Was (Not Was) para mim”, lembrou Don. “Nós percebemos cerca de oito anos depois que tínhamos Ozzy e Madonna em tracks paralelos, então demos para um remixer e ele transformou isso em um dueto de Ozzy/Madonna”.
A versão Ozzy-Madonna foi discretamente colocada no YouTube há alguns anos, mas sua existência só foi recentemente destacada após os comentários de Was.
Ozzy Osbourne falaceu recentemente, em 22 de julho de 2025, aos 76 anos de idade. Segundo atestado de óbito, a causa principal do falecimento do pai do heavy metal foi uma parada cardíaca. A história é mais uma de tantas lendas que fazem parte da vida do princípe das trevas e da história do rock and roll mundial.
Plantão Rock Jornalismo musical com notícias do mundo da cultura rock.
