Reta final de 2025 ainda reserva muitos nomes que merecem nossas homenagens
Por: Yank Valéria Almeida – 29 de novembro de 2025
30 de novembro
Roger Glover – Nascido em 1945, em Brecon, País de Gales, é baixista, compositor e produtor musical. Conhecido mundialmente por seu trabalho com o Deep Purple, ele ajudou a consolidar a sonoridade clássica do rock dos anos 70. Da mesma forma como músico, Glover também atuou como produtor e colaborador em diversos projetos paralelos ao longo da carreira.
Billy Idol – Nasceu em 1955, em Middlesex, Inglaterra. O cantor e compositor é uma das figuras mais marcantes da transição do punk para o pós-punk dos anos 80. Sua estética rebelde e seu estilo vocal característico o transformaram em um dos artistas mais reconhecíveis da década, em resumo.
01 de dezembro
John Densmore – O lendário baterista da banda The Doors, nasceu em 1945, Los Angeles, nos Estados Unidos. Em sua carreira, o Densmore desenvolveu uma abordagem rítmica que mesclava rock, jazz e música latina. Em resumo, sua identidade musical influenciou profundamente o som único do grupo que até hoje é uma referência do rock mundial.
Sérgio Dias – Nascido em 1951, em São Paulo, Brasil, é o guitarrista, compositor e membro fundador de Os Mutantes, banda fundamental na Tropicália e no desenvolvimento do rock psicodélico brasileiro. Ou seja, a sua versatilidade instrumental e experimentalismo ajudaram a definir o caráter inovador do grupo e de muitos outros projetos existentes no conceito, como até mesmo grupos como os Novos Baianos.
02 de dezembro
Rick Savage – O baixista fundador do Def Leppard é nascido em 1960, em Sheffield, Inglaterra. A sua banda se destacou mundialmente pelo hard rock melódico e pelas vendagens históricas de álbuns. Em resumo, Savage participou de todos os grandes álbuns que marcaram a trajetória do grupo.
03 de dezembro
Ozzy Osbourne – O Príncipe das Trevas nasceu em 1948, em Birmingham, Inglaterra. A sua imensa trajetória inicia como vocalista e compositor e um dos pilares do heavy metal. Ganhou destaque primeiro com o Black Sabbath e, posteriormente, consolidou uma carreira solo de enorme sucesso, além de inúmeras participações com outros artistas e bandas, como Motörhead e Infectious Grooves. Ozzy faleceu no dia 22 de julho de 2025, após complicações de saúde. Mas, seu legado se mantém muito vivo até os dias de hoje.
Marcelo Frommer – Nascido em 1961, em São Paulo, Brasil, foi guitarrista da banda Titãs e contribuiu com as linhas melódicas e arranjos que marcaram o rock nacional dos anos 80 e 90. Sua força motriz como músico foi importante na produção e na construção estética da fase mais criativa do grupo. Junto a isso, ele também atuou como escritor e crítico de grastronomia, atuando em jornais como Estadão, por exemplo. Frommer morreu em 2001 dois dias após ser atropelado por uma moto, enquanto corria.
04 de dezembro
John Cale – Nascido em 1940, em Garnant, País de Gales, é multi-instrumentista, compositor e cofundador do Velvet Underground, banda fundamental para a formação do rock alternativo. Após sair do grupo, desenvolveu uma carreira solo influente, explorando música experimental e contemporânea. Além disso, possui em seu currículo a atuação como produtor, sendo responsável pelo sucesso de bandas como The Stooges e na trilogia da cantora Nico, The Marble Index (1968), Desertshore (1970) e The End… (1974).
Dennis Wilson – Nasceu em 1944 na Califórina (EUA) e foi um dos foi um músico, cantor, compositor cofundador dos Beach Boys, referência do som surf psicodélico dos anos 60 e 70. Apesar da referência ao estilo surf da banda, ele era o único surfista de fato. Outro fato curisoso é que Wilson também sofreu muito com as lendas de que não sabia cantar ou não era aproveitado pela banda. Tanto é que ele não era indicado em algumas biografias famosas da banda, por exemplo. Contribuiu com composições originais para o grupo como “Little Bird” (1968), “Forever” (1970) e “Cuddle Up” (1972). Ele faleceu em 1983, por afogamento, enquanto nadava.
05 de dezembro
Little Richard – O artista e um dos pais do rock’n’roll, nasceu em 1935, em Macon, Estados Unidos. Ele foi cantor, pianista e responsável por ser o que rock nos dias de hoje, uma cultura de atitude e rebeldia. Com seu estilo extravagante, com energia e inovador, abriu caminho para gerações de músicos e ajudou a definir os fundamentos do gênero. Como resultado, foi responsável pelo sucesso de Elvis Presley com músicas, como “Tutti Frutti“. Richard fez sua passagem em 2020, aos 87 anos, após uma longa batalha contr um câncer ósseo.
Ângela Ro Ro Nascida em 1949, no Rio de Janeiro, foi uma cantora, compositora e pianista, reconhecida como uma das vozes mais marcantes da música brasileira. Com sua mistura de rock, blues e MPB, construiu uma carreira autêntica, marcada por interpretações intensas e personalidade artística forte. Músicas como “Malandragem” e “Amor meu Grande Amor” fazem parte de um repertório imortal. Ro Ro faleceu em setembro de 2025, vítima de uma parada cardíaca.
John Rzeznik – o vocalista e fundador do Goo Goo Dolls nasceu nos EUA. Possui uma carreira de reconhecimento no pop rock mundial e trabalhos marcantes em trilhas sonoras de filmes de sucesso. Entre suas composições para longa metragens, Rzeznik tem as músicas “Iris“, do filme Cidade dos Anjos, “I’m Still Here”, do filme Planeta do Tesouro, além de compor a música e participar de um capítulo da série Charmed, cantando P3. Ao todo, a banda possui 10 álbuns lançados.
Plantão Rock Jornalismo musical com notícias do mundo da cultura rock.
