Faixa foi escrita em 2000 para homenagear o nascimento de seu filho, Noah Weiland
Por: Alexandro Cruz – 3 de dezembro de 2025
No dia 3 de dezembro faz dez anos que o lendário vocalista do Stone Temple Pilots, Scott Weiland fez a sua passagem. E para homenagear o músico foi lançada a música inédita, “If I Could Fly“.
A faixa inédita, lançada em vinil para a promoção da Black Friday Record Store Day na semana passada, agora, está disponível para streaming pela gravadora Primary Wave/Virgin nesta quarta. Essa data tem relação com os exatos 10 anos da morte de Weiland.
“Para honrar os dez anos desde a passagem de Scott Weiland, estamos lançando algo verdadeiramente especial para os fãs reais“, diz uma publicação no Facebook na página oficial do cantor.
Além disso, a publicação também diz: “Esta é a primeira música inédita do arquivo de Scott desde que ele nos deixou. É pessoal, crua e um lembrete do coração que pulsava em todo o seu trabalho. O legado de Scott abrange o Stone Temple Pilots, Velvet Revolver, uma pilha de prêmios e mais de 50 milhões de álbuns vendidos. Mas são músicas como esta que mostram por que as pessoas permaneceram conectadas a ele por décadas. ‘If I Could Fly’ une duas gerações de ouvintes e devolve um pedaço de Scott guardado por 25 anos.”
A composição da música
A canção escrita pelo vocalista em 2000 é uma homenagem ao nascimento de seu filho, Noah Weiland. No entanto, na época, a música não fez parte do álbum do Stone Temple Pilots que estava em produção, o Shangri-la Dee Da (2001). Talvez, isso tenha ocorrido por uma decisão da banda, já que existia outra música em homenagem ao filho do vocalista, “A Song for Sleeping”. Ou seja, eles podem ter decidido em não colocar dois tributos no mesmo LP.
A composição tem versos acompanhados por um violão e com um refrão de rock vibrante. Além disso, a faixa foge da sonoridade pesada do grunge que a banda fazia na época, já que possui uma pegada mais acústica e levando para um lado até psicodélico.

Homenagem ao pai
Enquanto isso, Noah homenageará seu pai com um show na noite desta quarta-feira, 3 de dezembro, no anfiteatro ao ar livre Garden Amp em Orange County, Califórnia. Ele terá a compania no line-up por Jakob Nowell, que é filho do falecido vocalista do Sublime, Bradley Nowell.
Noah, que anteriormente fez covers de “Sex Type Thing“, do Stone Temple Pilots, e “Slither“, do Velvet Revolver, apresentará o material de carreira do seu pai no show.
O fato triste
Dia 3 de dezembro é a data em que Scott Weiland foi encontrado sem vida dentro do ônibus de sua banda (Scott Weiland & The Wildabouts), em Bloomington, Minnesota, onde fariam um show. Em resumo, o laudo médico contastou, na época, que o músico faleceu de overdose por mistura de drogas, como cocaína, álcool e MDA (droga sintética similar ao ecstasy).
Plantão Rock Jornalismo musical com notícias do mundo da cultura rock.

