Duas novas espécies de besouros da região da Mata Atlântica foram descobertas e batizadas em homenagem aos ícones do heavy metal
Por: Marcela Riccomi Nunes – 9 de dezembro de 2025
Pesquisadores do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo classificaram um novo gênero de besouros após descobrirem duas novas espécies e, o interessante, é que eles homenagearam Ronnie James Dio e Ozzy Osbourne. Ao analisarem o grupo, o novo gênero recebeu o nome de Daimophyllon, ou Demônio das Folhas (do grego: “daimonion” significa demônio ou espírito e “phyllon” significa folha). Como destaque é que as duas espécies desse gênero foram batizadas com os nomes Daimophyllon ozzyosbournei e Daimophyllon dio.
Sempre que cientistas descobrem um novo ser vivo, eles precisam dar um nome científico a esse organismo. Portanto, é nesta etapa que costumam surgir as homenagens. Mas, o nome deve seguir as regras universais do sistema hierárquico que vai do Reino à Espécie e a nomenclatura deve ser binomial, em latim e com escrita em itálico.
A descoberta
Pesquisadores coletaram esses insetos em 1997, na Estação Biológica de Boracéia, em Salesópolis, uma região de Mata Atlântica em São Paulo. No entanto, na época, ninguém analisou essas espécies. Mas, as amostras permaneceram preservadas até então.
Por isso, os cientistas enfatizam a importância desse tipo de coleção biológica. Isso porque, esses acervos são verdadeiras cápsulas do tempo capazes de permitir que os cientistas descubram cada vez mais sobre a nossa biodiversidade mesmo depois de décadas das coletas.

A homenagem
Carlos Moreno, Bruno Zilberman e Amanda Montanhini, pesquisadores responsáveis pela classificação desses dois novos besouros, resolveram homenagear os ícones do heavy metal, principalmente por causa da forma e da aparência desses insetos. Sua principal característica é a presença de espinhos que surgem como extensões da região abdominal e que lembram o gesto usado e eternizado por Dio.
A indicação das setas na imagem abaixo mostra a referência ao gesto de Dio:

A ideia para a nomenclatura dos novos besouro se deve ao fato de que Ozzy havia falecido justamente no mesmo período em que os cientistas revisavam o trabalho. Por isso, acharam que seria o momento ideal para a homenagem ao Príncipe das Trevas.
“Eles [Osbourne e Dio] foram duas pessoas muito marcantes no cenário do heavy metal. E o animal tem toda a estética, uma característica mais rock. Tinha que ser eles”, explica o biólogo fã de heavy metal Carlos Moreno.
Besouros do Metal
Além de serem símbolos no mundo da música, agora as lendas Ozzy e Dio entraram oficialmente para a história científica.
“Eu não consigo me imaginar agora em outra oportunidade de ter um bicho assim, tão chamativo e que tenha essa estética. Eu não pensaria em homenagear outra pessoa que não o Ozzy Osbourne”, afirma Carlos Moreno.

Fotografia do besouro Daimophyllon ozzyosbournei. (a) imagem lateral; (b) imagem dorsal. Fonte: do artigo de Carlos Moreno, Bruno Zilberman, Amanda Montanhini.

Fotografia do besouro Daimophyllon dio. (a) imagem lateral; (b) imagem dorsal. Fonte: Do artigo de Carlos Moreno, Bruno Zilberman, Amanda Montanhini.

Fotografia ventral do (a) Daimophyllon ozzyosbournei ao lado de (b) Daimophyllon dio. Fonte: do artigo de Carlos Moreno, Bruno Zilberman, Amanda Montanhini.
O artigo científico sobre a descoberta intitulado “Daimophyllon gen. nov., a striking new genus of Athetini rove beetle (Coleoptera: Staphylinidae) from Brazil with description of two new species” foi publicado recentemente na revista científica Austral Entomology e está disponível neste link.
Plantão Rock Jornalismo musical com notícias do mundo da cultura rock.

