Registro inédito mostra o Pink Floyd tocando “Wish You Were Here”, “Shine On You Crazy Diamond” e “Money” em sua turnê norte-americana de 1977
Por: Alexandro Cruz – 20 de janeiro de 2026
Dez minutos de filmagens inéditas do Pink Floyd apresentando-se ao vivo na etapa norte-americana da turnê In The Flesh estão disponíveis no YouTube. O vídeo raro contém trechos das músicas “Wish You Were Here“, “Shine On You Crazy Diamond” e “Money“.
O registro do vídeo inédito é de uma apresentação no Anaheim Stadium, em Anaheim, Califórnia (EUA), ocorrido no dia 7 de maio de 1977. A raridade foi disponibilizada pelo Pink Floyd Research Group, um grupo de fãs dedicado a restaurar e arquivar mídias piratas da banda.
“Essas filmagens são absolutamente inacreditáveis, e ninguém pode negar“, afirma o grupo. “Não apenas é o primeiro registro realmente bom deles tocando ‘Wish You Were Here’, em 1977. Mas, também, captura imagens incríveis da parte 6 [de Shine On…]; ótimas tomadas de todos os seis membros no palco (incluindo o guitarrista Snowy White e o saxofonista Dick Parry)”, complementa.
Crítica negativa
Embora o lançamento do vídeo tenha sido recebido com grande entusiasmo pelos fãs. Por outro lado, a crítica da revista Rolling Stone sobre o show de Anaheim em 1977 não condiz com tamanha empolgação.
“O previsível bis de ‘Money’, com sua panóplia de fogos de artifício e um solo de guitarra arrebatador de Gilmour, pareceu uma conclusão apropriada para o circo do Floyd“, relatou a revista na época. “Curiosamente, enquanto a música deles se tornou mais humanisticamente cínica e melodiosa, seus concertos tornam-se cada vez mais superficiais e distantes, equivalendo a pouco mais que um insulto bombástico.“
A revista ainda diz: “Diferente de seus discos, os shows do Pink Floyd nunca exibem realmente a confiança orgânica — ou o talento artístico — de um dos conjuntos de rock mais inovadores da última década. É algo mais precoce, um fórum para acrimônia e desdém, tão perturbador quanto magnífico. O fato de seu público nunca questionar a contradição, mas sim implorar por mais, apenas ressalta o poder deles como ilusionistas.“
A turnê da época
A turnê In The Flesh terminou dois meses após o show de Anaheim, em Montreal, onde Roger Waters famosamente cuspiu em um fã indisciplinado. Vale lembrar que esse incidente inspirou diretamente o próximo álbum da banda, The Wall, de 1979.
“Senti um sentimento extremo de alienação em relação àquelas centenas de milhares de pessoas, todas bebendo cerveja, vaiando e gritando“, explicou Waters. “De repente, tive uma imagem visual de uma arena com um muro construído através dela e uma banda tocando atrás desse muro.”
O músico ainda complementa dizendo: “Lembro-me de pensar: ‘Esta é uma ideia fantástica’. Então comecei a conversar com os outros caras da banda e, claro, todos pensaram que eu estava completamente louco.”
Plantão Rock Notícias e informações da cultura rock.
