Reedição do décimo álbum de estúdio do Rush sai em março com nova mixagem e a gravação completa de um show em Toronto de 1984
Por: Alexandro Cruz – 20 de janeiro de 2026
Os lendários canadenses do Rush vão lançar uma reedição do seu lendário álbum Grace Under Pressure (1984). A banda resolveu dar um novo tratamento de reedição expandida e o lançamento está previsto para o dia 13 de março de 2026.
A reedição é da UMC (Universal Music Catalogue), braço da gigante Universal Music Group (UMG). Essa setor é especializado em cuidar do catálogo histórico e de relançamentos da gravadora.
A obra
Originalmente, este foi o único álbum do Rush produzido por Peter Henderson — que já havia trabalhado com o Supertramp — no Le Studio em Morin-Heights, Quebec. No mesmo estúdio a banda canadense gravou anteriormente Permanent Waves (1980), Moving Pictures (1981) e Signals (1982).
A nova edição traz uma mixagem inédita do produtor Terry Brown, encomendada especialmente para este relançamento por Geddy Lee e Alex Lifeson. Grace Under Pressure foi o primeiro álbum do Rush desde Fly By Night (1975), em que Brown não havia trabalhado.
O material
O Grace Under Pressure é o décimo álbum de estúdio da banda. A nova versão estará disponível em cinco configurações distintas. Ou seja: Edição Super Deluxe (4 CDs e Blu-ray); Edição Super Deluxe (5 LPs e Blu-ray); edição digital Super Deluxe; edição digital em Dolby Atmos; e o vídeo Grace Under Pressure Tour: Live in Toronto 1984 em plataformas digitais de vídeo (DSPs).
O box também inclui, pela primeira vez, o repertório completo do show do Rush de 21 de setembro de 1984, no Maple Leaf Gardens, em Toronto. Esta apresentação também foi recém-mixada a partir das fitas master originais multipista e agora foi renomeada como Grace Under Pressure Tour: Live in Toronto 1984.
Ainda assim, o box traz um livro de capa dura de 52 páginas com as primeiras notas de encarte escritas por Geddy Lee para uma reedição do Rush. Como em lançamentos anteriores, o designer original do álbum, Hugh Syme, reimaginou a capa e criou ilustrações inéditas para cada uma das oito músicas. Além disso, estão inclusos outros elementos visuais relacionados.

Para colecionadores
Já os itens colecionáveis exclusivos incluem um display de LED em acrílico personalizado e uma réplica do livro da turnê Grace Under Pressure. Além disso, faz parte: uma réplica do ingresso do show no Maple Leaf Gardens; um passe de bastidores “total access” da turnê; uma réplica do press release original de seis páginas intitulado “Pressure Release”; três litografias de fotos ao vivo dos membros da banda e um pôster do show em Toronto. Todo o conteúdo é acondicionado em uma caixa premium com tampa removível.
A pré-venda do De Luxe já está disponível no site oficial do Rush, por meio deste link.
Retorno aos palcos
No final do ano passado, o Rush anunciou o seu retorno aos palcos. O grupo traz a baterista Anika Nilles como substituta do lendário Neil Peart, falecido em 2020, vítima de um câncer no cérebro.
Com a nova integrante, Geddy Lee e Alex Lifeson iniciam neste ano a turnê de reunião Fifty Something Tour. A banda vai tocar em cidades da América do Norte (EUA, México, Canadá).
Para o Brasil, a torcida é grande para que eles venham se apresentar. Em resumo, o Rush tocou duas vezes no país, sendo a última em 2010, na turnê Time Machine, com shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Plantão Rock Notícias e informações da cultura rock.
