Confira os artistas musicais que comemoram suas datas de nascimento
Por: Valéria Almeida
De 16 a 22 de agosto, grandes ícones e figuras influentes do rock’n’roll comemoram suas vidas e legados deixados. Esta é uma ótima oportunidade para relembrar suas trajetórias, conquistas e a contribuição única que cada um deixou (ou ainda deixa) nos palcos e estúdios ao redor do mundo.
16 de agosto
Tim Farriss – nascido em 1957, é o guitarrista da icônica banda de rock australiana, INXS. O músico também é irmão dos também membros da banda, Andrew e Jon Farriss. Além da sua arte de composição musical, Farriss também se dedica a projetos de produção em seu estúdio e tem paixão por carros, pesca, críquete e golfe.
Barry Hay – mais conhecido como o vocalista e líder da banda de rock neerlandesa Golden Earring, nasceu em 1948. Hoje, com 76 anos de idade, tem em sua carreira artística músicas como “Radar Love”.
Matt Lukin – o ex-músico americano, foi baixista e membro fundador do Melvins e do Mudhoney, influente banda de grunge de Seattle. Nascido em 1964, Lukin cansou da vida na estrada musical e decidiu retomar à sua antiga profissão de carpinteiro, mas deixando um belo legado musical.
Kevin Ayers – o cantor, compositor e figura central do rock psicodélico britânico, nasceu em 1945. Ele foi um dos fundadores da banda de jazz-rock Soft Machine no final da década de 1960. Além disso, também atuou bastante na carreira a solo, com artistas como Mike Oldfield, Brian Eno, Syd Barrett, John Cale, Robert Wyatt ou Elton John. Ele fez sua passagem em 18 de fevereiro de 2013, deixando uma obra musical maravilhosa.
Gordon Fleet – Nascido em Liverpool, em 1939, ele foi baterista da lendária banda Australiana dos anos 60, The Easybeasts. Em sua carreira, o músico tocou bateria em muitas bandas de Liverpool e às vezes até mesmo dividia o palco com os Beatles. Antes de se mudar para a Austrália, ele também fez parte do Nomads, banda que mais tarde se tornou o Mojos. Fleet fez sua passagem em 2025.
Scott Asheton – nasceu em 1949 e como baterista fez parte da banda seminal de proto-punk The Stooges, com quem tocou com seus irmãos mais velhos, Ron Asheton, Iggy Pop e (originalmente) Dave Alexander, tendo participado de todos os discos de estúdio da banda. Após sofrer um AVC em 2017, o baterista parou de fazer turnês com a banda, mas continuou na produção e gravações dos álbuns, sendo o último em 2013, chamado de Ready to Die. Asheton faleceu em março de 2014.
19 de agosto
Ian Gillan – nascido em Chiswick, em 1945, o lendário vocalista, principalmente do Deep Purple e Black Sabbath, é considerado uma das maiores vozes de rock de todos os tempos, por sua tonalidade sonora poderosa e capacidade de interpretar diferentes estilos musicais. Além da música, ele também atuou em filmes e séries de TV, como “Caçadores de Emoção” (1991) e “Twister” (1996).
John Deacon – nasceu no ano de 1951, em Leicester, Inglaterra. O artista é condecorado pelo seu exímio trabalho como baixista do Queen, banda que permaneceu até se aposentar dos palcos. Na história da banda, ele foi o último membro a se juntar ao grupo, em 1971, e era o mais jovem dos integrantes, com apenas 19 anos na época. Além do baixo, Deacon também toca guitarra, piano e teclado, além de programar sintetizadores que tornaram a banda da Rainha uma referência sonora mundial.
Ginger Baker – o lendário baterista nasceu em 1939 e fez parte de 1966 a 1968 do supergrupo, Cream, banda referência do rock mundial, que tinha entre os parceiros integrantes Jack Bruce e Eric Clapton. Baker foi uma referência na maneira de tocar bateria, por causa da sua virtuosidade, técnica e o uso de tímpanos e outros instrumentos de percussão, que nunca, antes, eram usados no rock’n’roll. Além do rock, ele tocou em outros estilos, como Jazz e Blues. O baterista faleceu em 06 de outubro de 2019.
20 de agosto
Robert Plant – nascido em 1948, possui a voz inconfundível e lendária do Led Zeppelin. O cantor e compositor britânico é considerado um dos melhores vocalistas da história do rock’n’roll, além de ter uma imagem como o carismático vocalista do estilo. Atualmente, Plant revitalizou o projeto The Band of Joy, banda a qual pertenceu antes do Led Zeppelin, em 1965.
21 de agosto
Joe Strummer – líder e vocalista da lendária punk britânica, The Clash, nasceu em 1952. Com uma vida de moradia em vários lugares no mundo, com Cairo e Cidade do México, o vocalista teve tragédias familiares, como o suicídio de seu irmão mais velho, David, que o fez ter uma visão diferente sobre a vida ao seu redor. Ele desenvolveu seu amor pelo rock ouvindo gravações de Little Richard, Beach Boys e Woody Guthrie (inclusive assumiu o apelido “Woody” por alguns anos). The Clash foi considerada uma das bandas mais abertamente políticas, explosivas e emocionantes da história do rock and roll e teve uma carreira solo muito consolidada no mundo musical. Strummer faleceu em 2002, devido a problemas de cardiopatia congênita.
Glenn Hughes – baixista e vocalista, conhecido por sua versatilidade, nasceu em 1951 e tem uma carreira musical vasta e impressionante. O músico tem no seu trabalho como baixista e vocalista trabalhos em bandas como Trapeze, Deep Purple e Black Sabbath, além de sua carreira solo. Entre os trabalhos memoráveis, o álbum Burn, com o Deep Purple, é um dos mais aclamados até hoje no cenário rock’n’roll.
22 de agosto
Vernon Reid – o virtuoso guitarrista britânico e um dos fundadores da banda nova iorquina, Living Colour, tem em seu trabalho musical uma mescla de rock, funk e metal. Nascido em 1958, o guitarrista foi nomeado 66º na lista de 100 Greatest Guitarists of All Time (100 Melhores Guitarristas de Sempre) da Rolling Stone.
David Marks – nascido em 1948, é um compositor e músico estadunidense e um dos fundadores da banda The Beach Boys, quando entrou ainda como adolescente e se tornou referência musical na guitarra psicodélica da banda. O músico continua ativo e se apresenta ocasionalmente com Beach Boys e outros projetos, além de trabalhar na apresentação e gravações na carreira solo.
Roland Orzabal – nascido em 1961, é cofundador, guitarrista e vocalista do grupo, Tears of Fears, é o principal compositor da banda e responsável por hits como Mad World e Everybody Wants to Rule the World. Orzabal é considerado pela mídia internacional e por vários artistas de renome mundial como um dos maiores músicos de toda a história do Reino Unido.
Esses foram alguns dos nomes que comemoraram suas datas nesta semana, e que ajudaram a escrever suas marcas na história da música. Logo eu volto com mais aniversariantes e novas histórias para contar, por que aqui na Morcegão FM, o rock não para.
Parabéns. O portal está sensacional. É muito bom relembrar, quando nossas estrelas surgiram e quando elas desapareceram na galáxia.👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Vocês estão arrebentando…cada texto, uma obra. Sensacional.