Novo trabalho traz o lendário vocalista Rob Dukes e single “3111” já está disponível
Por: Alexandro Cruz – 22 de janeiro de 2026
As lendas do thrash metal de San Francisco (EUA), Exodus, vão lançar seu 12º álbum de estúdio, o Goliath, em 20 de março de 2026, via Napalm Records. Junto com o trabalho, a banda já disponibiliza para os fãs o singel da faixa de abertura, “3111”.
A nova música do Exodus traz uma sonoridade inicial de acordes dissonantes antes de disparar a intensidade de guitarras, que é a identidade de seu tradicional thrash. Em resumo, o ataque musical demonstra a abordagem cada vez mais dinâmica do grupo, mesmo após décadas de carreira.
Sonoridade pesada e participativa
Surgindo mais faminto do que nunca em 2026 com “Goliath”, o Exodus reforça sua posição eterna no topo da hierarquia do thrash metal com dez composições diversas e de sonoridades que causam adrelina. Impulsionado pelo amplamente celebrado retorno do vocalista Rob Dukes — que surgiu originalmente em Shovel Headed Kill Machine (2005) — o novo álbum ostenta o que a banda descreve como a performance da vida dela. Assim, Dukes substituiu Steve ‘Zetro’ Souza, em janeiro de 2025.
“Goliath” é o disco mais colaborativo na história de mais de quatro décadas do Exodus. Portanto, ele apresenta canções escritas por vários membros da banda e as participações especiais de Peter Tägtgren (HYPOCRISY, PAIN) e da violinista Katie Jacoby.

Produção
O álbum é produzido pelo próprio Exodus, além de mixado e masterizado por Mark Lewis. Ou seja, “Goliath” marca a primeira vez, em quase três décadas, que não é mixado por Andy Sneap (atualmente produtor e guitarrista de turnê do Judas Priest).
Em resumo, o guitarrista Gary Holt revela que a banda completou um material para quase dois álbuns durante as sessões. “80% da continuação já está pronta. Ficamos no estúdio por dois meses; é como um acampamento de verão do heavy metal“, diz.
Igualmente, Rob Dukes também elogiou o novo material: “É a melhor coisa que já fiz com o EXODUS. Supera o ‘Exhibit B’. Saímos um pouco da caixa e tentamos coisas diferentes, e funcionou muito bem.”
Merece mais reconhecimento
Embora o Exodus raramente seja mencionado ao lado do chamado “Big Four” (Metallica, Megadeth, Slayer e Anthrax), seu álbum de estreia, Bonded By Blood (1985), é considerado um dos pilares mais influentes da história do metal. O trabalho inspirou bandas como Testament e Death Angel, por exemplo.
Porém, 40 anos depois, o Exodus permanece firme em sua recusa pela mediocridade, forjando seu legado com a mesma resolução de seu início. Ou seja, que é de se manter fiel ao seu estilo sonoro pesado, rápido e distorcido.
Faixas de Goliath
- 01. 3111
- 02. Hostis Humani Generis
- 03. The Changing Me (feat. Peter Tägtgren)
- 04. Promise You This
- 05. Goliath (feat. Katie Jacoby)
- 06. Beyond The Event Horizon
- 07. 2 Minutes Hate
- 08. Violence Works
- 09. Summon Of The God Unknown
- 10. The Dirtiest Of The Dozen
Plantão Rock Notícias e informações da cultura rock.
