Breaking News

Garotos Podres são interrogados por “Papai Noel Velho Batuta”

Divulgação

Banda recebe denúncia por pessoas que tentam censurar o relançamento comemorativo de 40 anos do álbum “Mais podres do que nunca”

Por: Alexandro Cruz – 19 de dezembro de 2025

Como não bastasse para surpreender o ano de 2025, os integrantes da lendária banda Garotos Podres, foram indiciados em um inquérito policial. Como resumo, o motivo da denúncia: a letra da música “Papai Noel Velho Batuta”.

A denúncia, segundo publicação na rede social da banda, foi realizada por “um membro de uma Seita de Fanáticos de Extrema-Direita”.

A denúncia

De acordo com o tal denunciante: “Papai Noel Velho Batuta – Nessa música, apesar de Papai Noel ser uma figura lendária, que representa uma cultura mundial cristã. E os mesmos na letra usam de palavras que incentivam a violência em pessoas, ao falarem de sequestro e morte. O motivo primordial da denúncia diz repeito à impedir a apresentação da Banda”, exemplifica a banda.

Por conta dessa denúncia, todos os membros da banda e seu empresário foram submetidos a interrogatório pela delegada, que instaurou então um inquérito policial para esclarecer os fatos. Visto que, tudo isso é para que o titular da ação penal, Ministério Público ou ofendido, possa ingressar em juízo o processo.

Depoimento

Entre os integrantes do Garotos Podres, houve também a publicação da parte que eles dão sua versão no depoimento. No entanto, a banda optou por não revelar a identidade do denunciante, bem como o município onde o inquérito foi instaurado.

“Também foi tocada a música Papai Noel Velho Batuta e perguntado ao declarante se entende que aquela música há de forma subliminar ou não inserida a cultura da violência, ao tempo que se fala na letra vou matar Papai Noel”. “Quero matar aquele porco capitalista, presenteia os ricos e cospe nos pobres, nós vamos sequestrá-lo e vamos matá-lo”, publica a banda.

Eles também escrevem: “Que tal música trata-se de uma crítica social, Papai Noel é uma figura para favorecer o comércio, uma paródia, a mostrar tamanha desigualdade social que existe no Brasil e no mundo, e critica a figura de Papai Noel o qual inexiste para o pobre, porém fomentada pela mídia na época de natal.” (fragmento das declarações do guitarrista Rinaldi).

Censura

O episódio de censura ocorre quando os Garotos Podres estão relançando seu primeiro disco, Mais podres do que nunca, primeiro álbum da banda, lançado há 40 anos, em 1985. Aliás, o LP traz originalmente a música novamente censurada.

Vale lembrar que o mesmo álbum também sofreu censura instituída pelo governo militar, sendo proibida a sua reprodução e transmissão na TV e no rádio, na época.

Retrocesso

Infelizmente, se trata de mais uma atitude de uma sociedade hipócrita, que diz ser a favor da liberdade de expressão, mas que essa expressão seja apenas a que eles gostam.

O Brasil tem passado por um período de retrocessos e ações de ódio contra as diferenças que faz parte de uma sociedade democrática. Quem não gosta da música, o mais simples é não ouvir e deixar os que gostem ouçam.

Resposta

Por outro lado e sem perder seu habitual humor sarcástico, o Garotos Podres fez um vídeo em torno dessa história e publicou em suas redes sociais. Em resumo, trata-se de uma atitude covarde de tentativa de censura contra a obra de uma das bandas mais representativas do punk brasileiro.

Confira abaixo:

User Rating: 5 ( 1 votes)

Sobre Alexandro Cruz

Editor-chefe do portal e colaborador da rádio Morcegão FM. Jornalista com experiência em cobertura jornalística, assessoria de imprensa, produção e locução. Sou apenas uma rapaz apaixonado pelo universo do rock’n’roll.

Check Also

Megadeth lança seu álbum de despedida

Megadeth lança seu álbum de “Adeus”

Um dos maiores representantes do thrash metal, banda de Dave Mustaine lança seu útlimo trabalho …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *