Breaking News

Homenageados da semana Morcegão FM (10 a 16 de janeiro)

Ilustração

Mais uma semana de janeiro que traz grandes nomes da música mundial comemorando seus nascimentos com muito rock e blues

Por: Alexandro Cruz – 10 de janeiro de 2026

10 de janeiro

Scott McKenzie (1939 – 2012) – Batizado como Philip Wallach Blondheim foi um cantor e compositor estadunidense que iniciou sua carreira na década de 1950. Começou sua carreira tocando folk nos EUA e foi integrante da banda The Mamas & the Papas. O músico tornou-se mundialmente conhecido com a música San Francisco (Be Sure to Wear Some Flowers in Your Hair), escrita para ele por John Phillips. No entanto, ele saiu do grupo nos anos 70 e se afastou da cena musical, fazendo algumas participações especiais. Infelizmente, após de lutar por anos contra a síndrome de Guillain-Barré (doença degenerativa do sistema nervoso), Scott morreu em 18 de agosto de 2012.

Rod Stewart (1945) – Nascido em Londres, o dono da voz rouca e áspera tem uma carreira musical de canções que se tornaram hinos mundiais. Ele começou sua carreira nos anos de 1960, com o Jeff Beck Group. Em seguida, fez parte do grupo The Faces e depois seguiu sua estrada artística solo, além de produções em conjuntos com estrelas como Bryan Adams, Sting, Amy Belle e até mesmo com a cantora brasileira Ivete Sangalo.

Pat Benatar (1953) – A nova-iorquina Patricia Mae Andrzejewski é cantora de rock com grande representação nos anos 80. A cantora tem presença em trilhas sonoras de filmes e games, como é o caso da música “Love is a Battlefield“, no filme De Repente 30 e a música “Heartbreaker“, no jogo Guitar Hero World Tour. Pat também foi indicada ao Hall da Fama do Rock em 2004.

Parramore McCarty (1963) – Nascido nos EUA, o músico é figura respeitada na cena do hard rock e heavy metal do país. Possui uma carreira marcada por bandas icônicas, como Warrior e Atomic Playboys, assim como pelo projeto do guitarrista Steve Stevens (Billy Idol).

11 de janeiro

Clarence Clemons (1942 – 2011) – Lendário saxofonista fez parte entre tantas bandas da lendária banda de apoio de Bruce Springsteen, E Street Band. O músico era presença forte de palco e no apoio às composições da banda. Além disso, também era famoso por suas performances ao vivo enérgicas, além de ser um grande amigo de Springsteen. Infelizmente, Clemons sofreu um acidente vascular cerebral e faleceu em 18 de Junho de 2011.

Vicki Peterson (1958) – Referência feminina do rock, a estadunidense é a guitarrista e co-fundadora da icônica banda dos anos 80, The Bangles. Vicki é uma das responsáveis por músicas como “Manic Monday” e “Walk Like an Egyptian“. Após o fim da banda, a musicista segue sua carreira solo tocando em bandas como Continental Drifters e Psycho Sisters, além de colaborar com artistas como o The Go-Go’s e Tom Petty, por exemplo.

Tony Kaye (1945) – O britânico foi o tecladista da primeira formação da lendária banda de rock progressivo, Yes, de 1968 até 1971. Depois, Kaye tocou com artistas como David Bowie, Michael Des Barres e a banda Badfinger. Porém, ele retornou para o Yes e permaneceu até 1994. Conhecido como “Cavalheiro do Rock” por seu comportamento educado e aparência distinta, o músico incluído no Hall da Fama do Rock em 2017, junto com os integrantes do Yes.

12 de janeiro

Nando Reis (1963) – O baixista consagrado da história na banda Titãs nasceu em São Paulo. Batizado como José Fernando Gomes dos Reis, possui uma carreira consolidada e que vai do rock ao MPB, com composições e melodias que são misturas de ritmos e poesias marcantes. Com anos em carreira solo, Nando possui composições memoráveis e parcerias musicais com artistas, por exemplo com: Marisa Monte, Samuel Rosa,Pitty,Marcos Valle e Cássia Eller.

Cynthia Robinson (1944-2015) – Nasceu nos EUA e foi uma musicista mais conhecidas como membro fundadora da banda de soul,  Sly and the Family Stone. No grupo, ela foi a principal trompetista e uma das vozes femininas em inúmeras composições. Sua voz marcante e a presença de palco faziam parte de suas características de artista efervescente. Além disso, registros como cantanto as músicas “Dance to the Music” e “I Want to Take You Higher reiteram seu destaque artístico. A trompetista faleceu de câncer em 23 de novembro de 2015, aos 71 anos, em Carmichael, Califórnia (EUA).

Maggie Bell (1945) – Nascida em Glasgow, Escócia, Maggie Bell é uma das principais representações do rock, soul e blues do Reino Unido. Comparada ao potencial vocal de Janis Joplin, iniciou sua extensa carreira como cantora principal do grupo Stone the Crows. Em seguida, seguiu a estrada sonora sozinha, tendo participações com lendas da música mundial, como Jimmy Page e Rod Stwart. Eleita inúmeras vezes como a melhor cantora dos anos 70, atualmente continua fazendo shows no circuito de blues do Reino Unido.

Rob Zombie (1965) – Batizado como Robert Bartleh Cummings, o então mr. Zombie nasceu nos EUA. Possui uma carreira artística bastante diversificada e reconhecida como músico, letrista, roteirista, produtor e diretor de cinema. Sua principal marca é como líder e fundador da banda de metal industrial, White Zombie. Atualmente, em carreira solo, Rob continua lançando músicas e tem ganhado também boa notoriedade com seus filmes no gênero de terror.

13 de janeiro

Trevor Rabin (1954) – Nascido em Johanesburgo, África do Sul, possui um currículo como músico, compositor e letrista. Entre seus trabalho, tem como grande referência sua participação em bandas bandas de rock progressivo Yes e pop-rock Rabbitt. Atualmente, Rabin segue sua carreira solo, com lançamento de álbuns e composições para trilhas sonoras de filmes, como Con Air, Armageddon, Duelo de Tiãs e a Lenda do Tesouro Perdido.

John Lees (1947) – O britânico é uma figura central na música psicodélica e progressiva mundial. Fundador da lendária banda Barclay James Harvest (BJH), que misturas elementos clássicos com o psicodélico, tornou referência no estilo. Também possui uma carreira solo reconhecida e trabalhos de destaques como o álbum A Major Fancy, de 1977. Hoje continua em atividade musical, liderando sua própria versão atual da banda John Lees’ Barclay James Harvest.

James LoMenzo (1959) – Atual baixista do Megadeth nasceu nos EUA. Antes de fazer parte da banda de Dave Mustaine, LoMenzo foi integrante de nomes como Lynch Mob, Black Label Society, David Lee Roth, White Lion, Pride & Glory, Ozzy Osbourne e Slash’s Snakepit, por exemplo. Outro destaque é do último álbum homônimo do Megadeth, em que ele assina a música “I Am War”. O baixista também faz parte do projetoDio Disciples, que toca músicas de tributo ao lendário Ronnie James Dio.

14 de janeiro

Geoff Tate (1959) – Nascido na Alemanha é o icônico ex-vocalista da banda do Queensrÿche até 2012. Com uma voz poderosa no metal progressivo, teve uma saída conturbada da banda e passou a se dedicar a projetos solos, como shows acústicos, além de apresentar na íntegra o terceiro álbum de seu ex-grupo, Operation: Mindcrime (2003).

Veco Marques (1964) – O multi-instrumentista brasileiro, nasceu no Rio Grande do Sul é um dos fundadores da banda Nenhum de Nós, uma das referências gaúcha do rock anos 80. Além de sua atuação, até hoje, na banda, Veco também participou de projetos paralelos, como no álbum do grupo Vera Loca.

Dave Grohl (1969) – Nascido nos Estados Unidos, é um dos mais referentes músicos do rock atual. Com uma carreira extensiva, Grohl foi o baterista da lendária banda Nirvana. Hoje, é o líder do Foo Fighters. Além disso, possui um enorme currículo de outros projetos sonoros de renome, como a participação no Queens of the Stone Age, Tenacious D e Them Crooked Vultures, além da produção de álbuns, como Probot (2004).

Zakk Wylde (1967) – Batizado como Jeffrey Phillip Wiedlandt, o guitarrista nasceu nos EUA e virou umas das principais referências como músico de heavy metal. Para começar, vale lembrar que ele foi guitarrista da banda de Ozzy Osbourne, que foi seu tutor musical. Zakk também garantiu a sua marca no cenário rock com a própria banda, Black Label Society, além de tocar no Pantera.

Mike Tramp (1961) – O cantor e compositor dinamarquês tem uma carreira dedicada ao glam rock. Sua consolidação na carreira se deve da época como vocalista da banda White Lion, com a composição de hits como “When The Children Cry” e “Wait“. Após o fim do White Lion, ele liderou a banda Freak of Nature. Hoje, possui uma sólida carreira solo, lançando diversos álbuns e revisitando o catálogo do White Lion.

15 de janeiro

Ronnie Van Zandt (1948) – Original dos EUA, ele foi o cantor e compositor e um dos fundadores da banda Lynyrd Skynyrd, em 1964. O sucesso veio em 1973, ano de lançamento do primeiro álbum da banda, Pronounced ‘Lĕh-‘nérd ‘Skin-‘nérd. Até hoje, um dos hinos mais cantados pelos fãs de qualquer idade é a música Sweet Home Alabama, do álbum Second Helping (1974). Van Zant faleceu em 1977, decorrente a um acidente aéreo com a banda. Na tragédia também morreram os membros Steve Gaines e Cassie Gaines, um produtor assistente da banda, o piloto e o co-piloto. O restante da banda sobreviveu, mas ficaram seriamente feridos.

Biff Byford (1951) – O vocalista estadunidense é um dos fundadores da banda de heavy metal Saxon, considerada uma das precursoras da NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal). O ícone do metal mundial, continua na banda até hoje. Porém, lida com alguns desafios de saúde, como uma parada cardíaca e o tratamento de câncer de próstata, já em remissão. Um dos destaques e que Byford sempre comenta foi a sua primeira turnê da banda com o Motörhead, em 1979 no Reino Unido. A Saxon vendeu mais de 18 milhões de cópias vendidas dos seus 23 álbuns de estúdio.

16 de janeiro

Bob Bogle (1937-2009) – Nascido nos EUA, Bob foi membro fundador da banda de rock instrumental The Ventures, em 1958. Conhecida como a banda das “Mil Bandas”, ele  foi o guitarrista principal e, posteriormente, baixista do conjunto, influenciando inúmeras outros grupos no futuro. Entre as músicas de grande repercussão com hits instrumentais como “Walk Don’t Run“, “Perfidia” e o tema de TV “Hawaii 5-0”. Em 2008, foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame na categoria de Intérpretes. Após uma luta contra após contra o linfoma não-Hodgkin, Bob faleceu aos 75 anos de idade.

Kane Roberts (1962) – O nome artístico de Robert William Athas é um guitarrista estadunidense e mais conhecido por seu trabalho com a banda do Alice Cooper, de 1985 a 1988. Além disso, outra fama que possui é seu apelido de “Rambo”, devido a sua aparência fisica e por tocar com uma guitarra em formato de metralhadora. Roberts também possui uma sólida carreira solo, como é o caso do cover da música do Bon Jovi “Does Anybody Really Fall In Love Anymore”, que alcançou o Top 40 da Billboard Hot 100. Com o Alice Cooper, ele participou nas composições de músicas como “Teenage Frankenstein” e “Freedom”.

Ray Phillips (1945) – Nascido no País de Gales, o galês foi o baterista original da banda de rock Budgie, uma das referências do heavy metal dos anos 1970. Após sua saída em 1973, formou sua própria banda, a Ray Phillips. Quando o ex-guitarrista do Budgie, Tony Bourge, juntou-se ao grupo no início dos anos 1980, eles passaram a ser conhecidos simplesmente como Woman. Em 1982, ele se reuniu novamente com Bourge e formou o Tredegar. Recentemente, houve o retorno da Ray Phillips Band e com turnê pela Europa.

Bob Kulick (1950) – Ele foi um guitarrista estudinidense e com uma carreira como integrantes de importantes do rock. O irmão mais velho do então guitarrista do KISS, Bruce Kulick, tocou com bandas como W.A.S.P., Alice Cooper, Lou Reed, Meat Loaf e Michael Bolton. Kullick faleceu em 2020, devido a um problema no coração.

User Rating: 4.21 ( 2 votes)

Sobre Alexandro Cruz

Editor-chefe do portal e colaborador da rádio Morcegão FM. Jornalista com experiência em cobertura jornalística, assessoria de imprensa, produção e locução. Sou apenas uma rapaz apaixonado pelo universo do rock’n’roll.

Check Also

Megadeth lança seu álbum de despedida

Megadeth lança seu álbum de “Adeus”

Um dos maiores representantes do thrash metal, banda de Dave Mustaine lança seu útlimo trabalho …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *