Breaking News

Quando lendas se unem: 5 álbuns com times de estrelas

Ilustração de IA

Obras sonoras que foram produzidos com a soma das artes de músicos geniais e que viraram referência para a história da música mundial

Por: Denis Prado*

No universo do rock, do blues e até do pop, não é raro que grandes artistas convidem instrumentistas virtuosos para participações especiais em suas obras. Basta lembrar de Eddie Van Halen no icônico solo de “Beat It”, de Michael Jackson, a guitarra de Jimmy Page na versão de Joe Cocker para “With a Little Help From My Friends”, ou a participação Flea e Dave Navarro, do Red Hot Chili Peppers, na gravação de “You Oughta Know”, de Alanis Morissette.

Contudo, é muito mais inusitado quando um artista reúne uma verdadeira constelação de estrelas para conceber uma obra completa, dando origem a supergrupos de estúdio. A seguir, apresentamos cinco álbuns memoráveis que nasceram desses encontros.

George Harrison – All Things Must Pass (1970)

Considerada a obra-prima de Harrison, este álbum triplo apresenta composições inéditas do ex-Beatle, como “What Is Life”, “Wah-Wah” e a emblemática “My Sweet Lord”, balada em que o artista revela todo o seu lirismo e influência da cultura indiana. A banda base que participou das sessões era um time de peso:

Eric Clapton (guitarra)

Ringo Starr (bateria, Beatles)

Membros da banda Badfinger (guitarras e percussão)

Billy Preston (teclados)

Alan White(futuro baterista do Yes)

Ginger Baker (bateria, Cream)

Paul McCartney – Run Devil Run (1999)

Neste disco, o eterno baixista do Fab Four mergulha em suas raízes e entrega releituras de clássicos dos anos 50, como “All Shook Up”, de Elvis Presley e “Blue Jean Bop”, de Gene Vincent. Para a gravação, McCartney montou uma banda de feras:

David Gilmour (guitarra, Pink Floyd)

Ian Paice (bateria, Deep Purple)

Mick Green (guitarra, Johnny Kidd & The Pirates)

Howlin’ Wolf – The London Howlin’ Wolf Sessions (1971)

Gravado em Londres, este álbum histórico juntou o mestre do blues de Chicago com a realeza do rock britânico, que estava em seu auge e via em Wolf uma de suas maiores influências. A banda era formada por:

Eric Clapton (guitarra)

Steve Winwood (teclados)

Bill Wyman (baixo, The Rolling Stones)

Charlie Watts (bateria, The Rolling Stones)

Muddy Waters – The London Muddy Waters Sessions (1972)

Seguindo a fórmula de sucesso de Howlin’ Wolf, foi a vez de outra lenda do blues, Muddy Waters, gravar com seus discípulos britânicos. O time reunido para este disco, vencedor do Grammy, contou com:

Rory Gallagher (guitarra)

Steve Winwood (teclados)

Mitch Mitchell (bateria, The Jimi Hendrix Experience)

Ric Grech (baixo, Blind Faith e Traffic)

Bob Dylan – Infidels (1983)

Considerado o auge criativo de Dylan nos anos 1980, Infidels é um álbum potente com faixas marcantes como “Jokerman” e “Neighborhood Bully”. Para dar vida a essas canções, ele convocou um grupo extraordinário de músicos:

Mark Knopfler (guitarra, Dire Straits)

Mick Taylor (guitarra, ex-The Rolling Stones)

Alan Clark (teclados, Dire Straits)

Sly & Robbie (a lendária dupla rítmica do reggae no baixo e bateria)

Esses álbuns são testemunhos do poder da colaboração. Ao unir talentos de origens distintas, esses artistas não apenas criaram obras memoráveis, mas também capturaram momentos únicos de colaboração musical.

A química entre esses músicos resultou em gravações que transcendem o tempo, servindo como uma inspiração duradoura e um convite para redescobrir a magia que acontece quando gigantes se encontram no estúdio. Se nunca ouviram, ouçam. Se já escuram, está aí uma nova oportunidade de um reencontro por outra perspectiva.

*Denis Prado é jornalista e músico, guitarrista da banda Step’n Soul

Sobre Alexandro Cruz

Editor-chefe do portal e colaborador da rádio Morcegão FM. Jornalista com experiência em cobertura jornalística, assessoria de imprensa, produção e locução. Sou apenas uma rapaz apaixonado pelo universo do rock’n’roll.

Check Also

Megadeth lança seu álbum de despedida

Megadeth lança seu álbum de “Adeus”

Um dos maiores representantes do thrash metal, banda de Dave Mustaine lança seu útlimo trabalho …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *