Empresária espera que o retorno ocorra em 2027 e ela pretende colocar no festival um line-up que vá além do rock e do metal
Por: Alexandro Cruz – 30 de janeiro de 2026
Sharon Osbourne informou recentemente que está em negociações para trazer de volta o Ozzfest, festival itinerante de heavy metal, fundado há 30 anos com o seu marido, Ozzy Osbourne. A declaração ocorreu na entrevista à Billboard e a empresária afirma que está “conversando com os promotores de eventos Live Nation” sobre o retorno do evento.
Ainda, Sharon acrescenta que planeja uma data em 2027 para a volta. Além disso, o line-up teria a ampliação para artistas além do rock e do metal.
“Era algo que apaixonava o Ozzy: dar um palco para jovens talentos diante de muita gente”, diz. “Nós realmente iniciamos os festivais de metal neste país [EUA]. Foi [replicado, mas] nunca feito com o espírito do que o nosso era, porque o nosso era um lugar para novos talentos. Era como um acampamento de verão para os garotos.”
Início
O Ozzfest foi fundado em 1996, depois que o festival itinerante Lollapalooza se recusou a dar um espaço ao Ozzy em seu line-up. A edição inaugural foi uma turnê de dois dias com datas em Phoenix, Arizona, e San Bernardino, Califórnia. Ozzy foi a atração principal com o apoio de Slayer, Danzig, Biohazard, Sepultura (vídeo abaixo), entre outros.
Conforme o nu metal ganhava força no final dos anos 90, o Ozzfest tornou-se famoso por colocar artistas promissores em sua lista. Grupos como Slipknot, Limp Bizkit e System Of A Down apresentaram-se na turnê do festival na época ou logo após o lançamento de seus álbuns de estreia.
O Ozzfest expandiu-se para ramificações internacionais. O festivel esteve em países como Reino Unido, Alemanha, Bélgica e Japão.
Motivo do fim
Em 2023, Sharon explicou o porquê o Ozzfest parou, dizendo no podcast de sua família, The Osbournes, que outros empresários ficaram gananciosos. “Era uma fera muito estranha”, disse ela. “Todas as bandas eram nossas amigas, mas os empresários eram gananciosos e, por algum motivo, achavam que estávamos ganhando bilhões com isso, e não estávamos. Tivemos lucro. Mas não era como — não dava para se aposentar com isso. E empresários e agentes queriam mais e mais e mais, e simplesmente não era mais econômico. Paramos porque simplesmente não era rentável.”
No entanto, no ano seguinte, ela acrescentou que “é claro” que o Ozzfest poderia retornar um dia. “Você pode fazer um palco para iniciantes, mas ainda precisa das atrações principais”, disse ela. “É sempre ótimo ter o palco para iniciantes, quero dizer, é disso que se trata — lançar novas bandas. Foi por isso que o fizemos.”
Recordação do Príncipe das Trevas
Ozzy morreu aos 76 anos após uma parada cardíaca em 22 de julho do ano passado. Ele faleceu apenas 17 dias após realizar seu show de aposentadoria em um festival de um dia em sua honra, o Back To The Beginning.
Na época, o evento teve nomes como Metallica, Anthrax, Lamb Of God e Gojira. Já o Ozzy Osbourne fez apresentações tanto com sua banda solo quanto com o Black Sabbath.
Toda a renda do show, realizado no estádio Villa Park em sua cidade natal, Birmingham (Inglaterra), foi destinada a instituições de caridade locais.
Plantão Rock Notícias e informações da cultura rock.
