Rapazes usam roupas trazem todo o clima dos anos lendários do rock setentista
Por: Alexandro Cruz
O ano era de 2022, especificamente no Reino Unido. Lá no país do velho continente os rapazes James Bartholomew (voz), Tyler Arrowsmith (guitarra), Ed Evans (bateria) e Ricky Hodgkiss (baixo) se juntaram para formar uma banda de rock. O grupo acaba batizando a banda de Jayler, que é a junção dos apelidos dos quatro fundadores.
Essa história é mais uma das que falam de bandas novas. Não é mesmo? Porém, a grande diferença é a sua sonoridade, voltada totalmente ao tradicional rock dos anos 70.
O som é tão semelhante à era de ouro das guitarras e atitudes, que os próprios músicos se descrevem nas redes sociais que são uma “banda de rock clássico vinda de West Midlands, no Reino Unido”.
Juntando a isso, vem a parte principal. Esse rock clássico que se autointitulam nada mais, nada menos que tem muita aproximação com a lendária banda Led Zeppelin. Além de ser da mesma origem britânica, o Jayler resolveu ter no seu DNA a sonoridade e atitude na maneira de se vestirem e de se apresentarem que Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham faziam nos anos 1970.
Com uma carreira ainda na fase de formação, a banda tem ganhado muita notoriedade nas redes sociais, por meio dos vídeos de suas apresentações ao vivo. O sucesso é tanto, que os comentários são até de que as músicas parecem que são gravações perdidas do Led Zeppelin.
Entre os exemplos de sucesso dos vídeos ao vivo é um veiculado no dia 20 de agosto, que gerou mais de 1,5 milhão de visualizações e milhares de comentários.
Apesar do sucesso, é importante lembrar assim como ocorreu com as bandas Black Crowes e Greta Van Fleet que beberam da mesma fonte de inspiração, mas que acabaram sendo indentificadas como apenas as bandas que “parecem aquela outra banda do passado”.
Com isso, Jayler precisa tomar cuidado para não cair nesse mesmo limbo de comparação constante ao Led Zeppelin. Eles precisam fincar seus pés na brecha do sucesso que foi aberta e mostrar para que vieram. Isso porque, muitas pessoas e alguns críticos costumam dizer que esses grupos bebem de maneira exagerada da fonte. O que as vezes há uma certa razão.
Por outro lado, bandas como essas comprovam como foi importante o surgimento de Plant, Page, Jones e Bonham para o rock mundial.
E se depender do vocalista James Bartholomew, essas comparações não serão problemas, já que ele tem atitude, vestimentas e timbres de voz tão boas quanto os agudos que Plant fazia em músicas como Rock in Roll.
Jayler ainda possui apenas o EP A Piece in Our Time, de 2023, e o single Riverboat Queen. Mas, pela música e atitude que tem apresentado e encantado, o quarteto britânico tem de tudo para deixar a sua marca na história do rock’n roll mundial.
Curta a música Lovemaker e ouça também na programação da Morcegão FM.
salve man. que apresentaço alex. os manos tocam muitooooooooo hein.
A vida pode ser difícil, mas fica mais animada quando a trilha sonora é de rock ♫