Breaking News

Homenageados da semana Morcegão FM

Ilustração

Confira os astros do rock que comemoram seus aniversários

Por: Valéria Almeida

6 de setembro

Roger Waters – nasceu em 1943 e é um dos maiores nomes da história do rock progressivo. Fundador do Pink Floyd, ele foi responsável por grandes álbuns clássicos, como The Dark Side of the Moon (1973), Wish You Were Here (1975) e The Wall (1979). Seu trabalho como baixista, vocalista e principal compositor transformou a banda em referência mundial, unindo música, conceito e crítica social.

Entre tantos reconhecimentos pelo seu trabalho, Waters foi convidado para fazer um show histórico no dia 21 de julho de 1990, para comemorar a queda do Muro de Berlim, que ocorreu em 9 de novembro de 1989 e acabou com uma era de divisão do planeta, gerando a expectativa de uma paz mundial. A apresentação “The Wall – Live in Berlin”, ocorreu na Potsdamer Platz, em Berlim, com a participação de diversos artistas convidados, como Cyndi Lauper e Scorpions.

Scott Travis – o baterista estadunidense nasceu em 1961 e entrou para o Judas Priest em 1989, estreando no aclamado álbum Painkiller (1990). Reconhecido por sua velocidade e técnica com as baquetas, Travis também já tocou com o Racer X, e é considerado um dos grandes nomes da bateria no heavy metal.

William DuVall – nasceu em 1967 e é o guitarrista e vocalista do Alice in Chains. Ele assumiu os vocais principais em 2006, mantendo viva a herança da banda após a morte de Layne Staley. Sua voz e estilo deram uma nova energia ao grupo, com destaque para álbuns como Black Gives Way to Blue (2009).

Dolores O’Riordan – a vocalista irlandesa nasceu em 1971 e completaria 54 anos. Ela marcou uma era no rock alternativo dos anos 1990 à frente da banda The Cranberries. Dona de um timbre de voz inconfundível, tornou-se mundialmente conhecida com sucessos como Zombie (1994) e Linger (1993). Com a cantora, a banda vendeu mais de 40 milhões da álbuns no mundo. Dolores morreu afogada por causa de uma intoxicação por álcool, em janeiro de 2018.

7 de setembro

Buddy Holly – nasceu em 1936 e faria 89 anos de idade. Ele foi um dos pioneiros do rock’n’roll. Apesar da carreira curta, influenciou gerações de músicos, incluindo os Beatles e os Rolling Stones. Entre seus clássicos estão Peggy Sue (1957) e That’ll Be the Day (1957). O músico fez sua passagem com apenas 23 anos de idade em um grave acidente aéreo. Após longos anos, em 2011, dia em que completaria 75 anos de idade, Holly ganhou a sua estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.

Chrissie Hynde – vocalista e guitarrista dos Pretenders, nasceu em 1951. Sua postura firme e com a composição de letras marcantes fizeram dela uma das mulheres mais influentes do rock. Entre seus grandes sucessos estão Brass in Pocket (1979) e I’ll Stand By You (1994). A sua paixão pela cultura e música brasileira era tanta que Hynde morou no Brasil entre 2003 e 2005, em São Paulo e Rio de Janeiro. Em uma de suas demonstrações de carinho, ela descreveu a vida em São Paulo como fascinante, adorando a arquitetura, a energia da cidade e a presença de pessoas tocando instrumentos nas ruas.

Benmont Tench – nasceu em 1953 e é tecladista do Tom Petty and the Heartbreakers. Para muitos fãs e críticos, a sua sonoridade única ajudou a definir o rock dos Estados Unidos, participando de álbuns clássicos como Damn the Torpedoes (1979).

8 de setembro

Mick Brown – o baterista norte-americano nasceu em 1956 e se destacou no hard rock como integrante do Dokken e do Lynch Mob. Completando 68 anos de idade, ele é reconhecido por seu estilo energético na bateria e foi peça importante na produção e divulgação do som do hard rock dos anos 1980. Atualmente ele está aposentado dos palcos e das produções sonoras.

Michael Lardie – nasceu em 1958. O músico é guitarrista e tecladista do Great White e a sua versatilidade nos instrumentos musicais contribuiu para o sucesso da banda de hard rock californiano, com destaque para o hit Once Bitten, Twice Shy (1989). Além de baterista, Lardie é compositor, produtor musical e engenheiro de áudio.

Troy Sanders – o baixista e vocalista do Mastodon, nasceu em 1973. Com um timbre pesado ao tocar o contrabaixo e presença marcante nos palcos, o músico ajudou a consolidar a banda como referência no metal progressivo moderno. Segundo o músico, o seu estilo de tocar tem como referência baixistas como Cliff Burton, do Metallica, Gene Simmons, do Kiss, e Phil Lynott, do Thin Lizzy.

9 de setembro

Marcos Curiel – guitarrista norte-americano, nasceu em 1974 e é o membro fundador da banda P.O.D. (Payable on Death). O músico possui uma sonoridade nas composições que mistura elementos do metal alternativo, rap e influências latinas. Entre os exemplos que fazem parte de seu trabalho artístico, tem o hit Alive (2001), escrita pelo vocalista Sonny Sandoval e, segundo ele, inspirada quando ele reconheceu suas próprias feições em sua filha pela primeira vez.

10 de setembro

Joe Perry – nasceu em 1950 e é o guitarrista do Aerosmith. Considerado como um dos maiores riffs-makers da história do hard rock, o músico é coautor em parceria com o seu amigo, o vocalista Steven Tyler, de clássicos como Walk This Way (1975) e Dream On (1973). Com uma carreira consolidade e de muito sucesso, entre as curiosidades de sua vida foi a participação da banda no filme Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, onde foi lançada uma versão da música “Come Together“, do quarteto de Liverpool (Inglaterra).

Bill Stevenson – o baterista estadunidense nasceu em 1963 e é conhecido pelo trabalho com as bandas Descendents e Black Flag. Figura de destaque no punk rock e hardcore, o músico ajudou a moldar o estilo com sua energia e criatividade.

Mikey Way – o baixista do My Chemical Romance, nasceu em 1980. O músico e sua banda fazem parte do movimento emo-core, que surgiu em meados dos anos 2000. Diante desse movimento, a banda lançou o álbum The Black Parade (2006)., que fez tanto sucesso, colaborando para uma turnê mundial de 138 apresentações e participações em diversos festivais. 

11 de setembro

Tommy Shaw – nasceu em 1953 e é o guitarrista, vocalista e compositor da banda Styx. Sua contribuição foi essencial para o sucesso da banda em clássicos como Renegade (1978) e Blue Collar Man (1978). Atualmente, depois de muitas idas e vindas, Shaw atualmente lidera o Styx junto com o guitarrista James “JY” Young.

12 de setembro

Neil Peart – nascido em 1952, foi baterista e letrista da lendária banda Rush. Conhecido como “O Professor”, ele revolucionou a bateria no rock progressivo com técnica impecável e composições profundas. Álbuns como 2112 (1976) e Moving Pictures (1981) marcaram sua genialidade. O Rush tocou no Brasil em 2002, com apresentações em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro e que resultaram no álbum ao vivo Rush in Rio.

Além de um baterista incomparável, Peart é autor do livro GhostRider: Travels on the Healing Road,que narra suas viagens de motocicleta pela América do Norte no final da década de 1990 para lidar com dor das mortes de sua filha Selena, em 1997, e de sua esposa Jackie, em 1998. O baterista foi vítima de um tumor no cérebro e fez sua passagem em 2020.

Roger Moreira – nasceu em 1956 e é vocalista, guitarrista e fundador do Ultraje a Rigor. Com irreverência e crítica social em suas letras, tornou-se um dos nomes mais icônicos do rock brasileiro nos anos 1980. Em sua carreira, o líder do Ultraje teve momentos históricos, como o show surpresa em 1987, em que a banda tocou no teto de um shopping na Avenida Paulista, para divulgar o lançamento do álbum Sexo!! A apresentação atraiu milhares de pessoas e ficou marcada na memória popular como um marco na cultura do rock brasileira. Atualmente, o músico continua fazendo shows pelo Brasil e sua banda também faz parte do programa late-night talk show The Noite.

Larry LaLonde – guitarrista norte-americano, nasceu em 1968 e é integrante da banda Primus. Seu estilo experimental e criativo ajudou a moldar o rock alternativo e o metal progressivo da banda.

Se você gosta ou é fã de um dos homenageados da semana, participe da nossa programação com o pedido da música do seu músico preferido que a Morcegão FM colocará a sua escolha ao vivo às sextas, apresentando o seu nome. Venha fazer parte da nossa programação com a escolha do seu som preferido!

Sobre Alex Cruz

Check Also

Pra Cego Ver: A imagem é um cofinho de porco rosa quebrado e vazio

Pesquisa Serasa mostra que 24% dos brasileiros já se endividaram por shows

Pesquisa avalia comportamento da sociedade brasileira em relação aos eventos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *