Músico fazia tratamento de câncer desde 2015 e fez a passagem em sua casa em Long Island, em Nova York
Por: Alexandro Cruz
O cofundador da lendária banda Supertramp, Rick Davies, fez sua passagem neste sábado, 6 de setembro, após uma longa batalha contra o mieloma múltiplo, um tipo de câncer no sangue.
O músico nasceu em 1944 em Swindon, na Inglaterra, e iniciou sua carreira musical ainda jovem, em 1959, o qual formou a sua primeira banda em 1962. Com 25 anos, ele fundou o Supertramp, em 1969, junto com o guitarrista e vocalista, Roger Hodgson.
Davis se consolidou como vocalista em várias faixas da banda, cantando músicas que se tornaram hinos mundiais do rock progressivo, como “Crime of the Century”, “Bloody Well Right” e “Goodbye Stranger”.
Dos 11 álbuns lançados pelo Supertramp, vale alguns destaques como “Crime of the Century” (1974) e “Breakfast in America” (1979), essa que tem composições clássicas como “The Logical Song” e “Take the Long Way Home”.
Rick Davies foi o único a permanecer em toda a trajetória da banda, o qual lançou mais quatro álbuns, após a saída de Hodgson, em 1983.
Em um breve histórico, o músico cancelou sua turnê em 2015 após ser diagnosticado com a doença. Davies era casado com Sue, que passou a gerenciar a carreira do Supertramp a partir de 1984.
Rick Davies deixa um legado de composições clássicas, que fizeram a história do rock progressivo mundial e até hoje são referências para inúmeras bandas.