Por causa da sua posição em relação aos conflitos entre Israel e Palestina, Waters já havia criticado Yorke e o Radiohead várias vezes antes
Por: Alexandro Cruz
E parece que Roger Waters não cansa. Durante uma entrevista ao podcast The Katie Halper Show, dos EUA, o músico usou o espaço para atacar os integrantes da banda Radiohead. Durante a conversa, o britânico foi perguntado sobre o frontman do Radiohead, Thom Yorke, e ele disse à apresentadora que “ele é um homenzinho tímido. Acho que ele é uma companhia desagradável“.
Waters também disse que escreveu muitas cartas para o vocalista do Radiohead e ao ser perguntado se foi respondido, ele revelou que: “Sim, ele respondeu. Está tudo indo para a minha autobiografia. Ele foi muito, muito irônico e estava tentando ser engraçado“.
Essa não é a primeira vez que ocorre os ataques de Roger Waters aos integrantes do grupo e o motivo é por causa de um show que o Radiohead fez em Tel Aviv, no ano de 2017. Isso porque, o cofundador do Pink Floyd é um defensor ferrenho do movimento BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções) desde 2011, que é uma campanha global liderada por palestinos que defendem boicotes e outras formas de pressão contra Israel.
Como resposta, o frontman do Radiohead respondeu na época que tocar em um país não é o mesmo que endossar o seu governo. “Não apoiamos Netanyahu mais do que apoiamos Trump”, disse Yorke.
No ano passado o então vocalista Thom Yorke teve problemas com manifestantes pró-Palestina durante um show em Melbourne (Austrália), em que obrigou o músico a deixar o palco diante de nove mil pessoas presentes. A atitude repercutiu de maneira negativa para o músico na época. “Depois, eu fiquei em choque pelo fato de o meu suposto silêncio e saída estar sendo interpretado como cumplicidade, e lutei para encontrar uma maneira adequada de responder a isso e seguir com o resto dos shows da turnê”, disse.
O líder do Radiohead complementou na época: “Esse silêncio, foi minha tentativa de demonstrar respeito por todos aqueles que estão sofrendo e pelos que morreram. Não o trivializar em poucas palavras permitiu que outros grupos oportunistas usassem a intimidação e a difamação para preencher as lacunas contra a minha pessoa. Lamento ter dado a eles essa chance e isso teve um grande impacto na minha saúde mental”, disse.
Além de Yorke, o guitarrista Ed O’Brien abordou o conflito escrevendo: “Assim como muitos de vocês, achei os eventos do dia 7 de outubro e o que se seguiu depois horríveis demais. Qualquer coisa que tente escrever parece completamente inadequada. Cessar-fogo agora é importante assim como devolvam os reféns”, disse.
Apesar das declarações, tudo parece indicar que elas não foram satisfatórias para Roger Waters, que continuou a sua ofensiva contra os músicos do Radiohead.
Waters sempre polêmico
Além do Radiohead, vale lembrar que o ex-Pink Floyd esteve recentemente em outra polêmica ao criticar o legado e a atenção dada à morte do Ozzy Osbourne, ocorrida em julho de 2025, em uma entrevista. O britânico comparou com a falta de holofote sobre questões políticas que o Ozzy tinha. Isso gerou revolta entre os fãs que foi amplamente divulgada nas redes sociais, tendo entre as repercussões o filho de Ozzy, Jack Osbourne, respondendo às acusações do músico do Pink Floyd de maneira bastante imperativa.
Radiohead retorna aos palcos
Em setembro agora, a banda confirmou uma série de shows ao vivo no Reino Unido e na Europa para novembro e dezembro de 2025, após mais de sete anos de hiato, conforme publicação aqui na Morcegão FM. Os músicos farão vários shows em Madrid, Bolonha, Londres, Copenhague e Berlim.
A última vez que estiveram ao vivo foi em 2018, durante a turnê homônima ao álbum: ‘A Moon Shaped Pool, lançado em 2017. A turnê também passou no Brasil, em 2018, com shows em São Paulo (Allianz Parque) e Rio de Janeiro (Parque Olímpico).
Apesar das brigas, você pode curtir as músicas do Radiohead, Roger Waters e Pink Floyd na programação da Morcegão FM.