Na época, a música Hang Tough que faria parte do novo trabalho de Paz Lenchantin foi acusada de plágio da música “Cálice”, de Gilberto Gil e Chico Buarque, e acabou sendo retirada dos meios de divulgação
Por: Alexandro Cruz – 16 de outubro de 2025
Em agosto, os amantes da boa música presenciaram um caso sério de plágio no universo rock’n’roll. Na época, após o anúncio do lançamento do álbum inédito, Triste, a ex-baixista do Pixies, Paz Lenchantin começou a ter sérios problemas. Logo após a divulgação do trabalho, milhares de ouvintes notaram a impressionante semelhança da música “Hang Tough” com o clássico brasileiro “Cálice“, de Chico Buarque e Milton Nascimento.
O fato causou grande repercussão mundial negativa para a artista e os compositores brasileiros apresentaram em agosto uma notificação extrajudicial ao selo Hideous Human, acusando Lenchantin de plagiar a obra gravada e interpretada por Milton Nascimento em 1978.
Desde a repercussão do caso, Lenchantin, que nasceu na Argentina, não fez comentários públicos. Por outro lado, a música foi removida dos serviços de streaming e a lista de faixas do álbum agora exibe outro título de canção no lugar de Hang Tough.
Agora, depois de todo esse enredo de cópia ilegal, a baixista lança agora em outubro o seu novo álbum, acompanhado pelo questionamento sobre o que ela tem a dizer sobre o caso. O jeito é aguardar a reação da artista e, principalmente, ouvir para saber se o álbum é bom ou não.
Apesar da treta, você pode curtir as músicas da baixista tocando no Pixies na programação da Morcegão FM.
Plantão Rock Notícias com alma de Blues e Rock!
