Ícone da música eletrônica e do rock com sintetizadores dos anos 1980 deixa um álbum de inéditas gravado antes de sua passagem
Por: Alexandro Cruz – 24 de outubro de 2025
O multi-instrumentista, produtor e compositor, Dave Ball, faleceu nesta quinta-feira, 22 de outubro. Ball tinha 66 anos e a causa da morte não foi revelada. Segundo comunicado oficial, o falecimento ocorreu enquanto o músico dormia na sua casa, em Londres.
Seu nome faz parte da dupla referência de synth-pop, Soft Cell, formada em parceria com Marc Almond.
Criado em Blackpool, Inglaterra, Ball formou o grupo com influências do punk, música eletrônica e por sua paixão em mexer com um sintetizador Korg. A adoração por sintetizadores foi responsável por torná-lo um ícone das composições synth-pop dos anos de 1980.
Sucesso
Uma das primeiras músicas de sucesso, “Memorabilia,” tem como referência o estilo musical acid house e a canção dançante. A música foi a abertura para a erupção do hit mundial com “Tainted Love,” cover de Gloria Jones. O single da música foi o segundo mais vendido do Reino Unido, em 1981, e alcançou o topo das paradas em muitos outros países.
Legado sonoro
Antes de sua passagem, Dave Ball conseguiu terminar o último álbum do Soft Cell. O nome do trabalho é Danceteria, uma homenagem a uma famosa boate de Nova Iorque dos anos 1980. O lançamento está previsto para 2026.
Entre os destaques, o projeto traz faixas de músicas inéditas e uma composição em parceria com Pet Shop Boys, chamada “Purple Zone”. O álbum será lançado pela gravadora Republic Of Music.
O seu parceiro musical Marc Almond, escreveu na sua rede social sobre o projeto no texto de despedida a Ball. Segundo ele: “É apropriado, de muitas maneiras, que o próximo (e agora o último) álbum juntos se chame ‘Danceteria’, já que o tema nos leva a uma visita de volta quase ao começo de tudo, de volta a Nova York no início dos anos 80. O lugar e a época que realmente nos moldaram”.
A última vez que Ball apareceu em público foi no Rewind Festival, em Henley-on-Thames, no Reino Unido. O Soft Cell fez o show para mais de 20 mil pessoas presentes.
Plantão Rock Notícias com alma de Blues e Rock!
