A Morcegão FM apresenta uma seleção de rainhas das baquetas que têm presença, estilo e muita sonoridade nas batidas
Por: Caio Ramos – 05 de novembro de 2025
Recentemente, o Rush anunciou no lugar do lendário Neil Peart uma nova baterista: a alemã Anika Nilles. A musicista nasceu em 1983, 15 anos após a formação da banda, o que no mínimo significa que ela deverá trazer novas influências e será a responsável por ditar o ritmo da banda.
Anika já tem bastante história para contar. Vinda de uma família de bateristas, ela é formada em “popular music/music business”, pela Popakademie Baden-Württemberg. Tornou-se conhecida por volta de 2010 por seu trabalho com a banda Nevell, lançando álbuns como Pikalar (2017) e For a Colorful Soul (2020). Ela também foi baterista da banda de Jeff Beck, na turnê europeia de 2022.
Anika tocando no Nevell
Anika é o exemplo mais recente de uma longa linhagem de mulheres que se dedicam a ditar o ritmo das bandas de rock e outros estilos. Com isso, listamos alguns dos exemplos mais conhecidos por aqui e no restante do mundo que também são responsáveis pelas batidas dos grupos que fazem parte.
No Brasil:
Lan Lanh
Pioneira da percussão popular e do pop-rock, já tocou com Cássia Eller, Marisa Monte, Nando Reis e Carlinhos Brown.
Lan Lanh, ao comemorar 30 anos de carreira
Simone Sou
Já fez parte da banda de Itamar Assumpção, tocou com Zélia Duncan e Elza Soares. Hoje, é referência na cena instrumental do Brasil e Mundo.
Simone Sou: experimentalismo
Paula Nozzari
A paulistana toca em bandas de rock alternativo e é participante bem ativa da cena independente do estilo.
Paula Nozzari e Cidadão Quem
Internacionais
Sandy West
Ela é abaterista e co-fundadora do Runaways, banda de rock formada apenas por mulheres em uma época em que o rock era visto como algo exclusivamente masculino.
Sandy West, nos anos 90
Meg White
Baterista do White Stripes, Meg é reconhecida por suas batidas selvagens que resgatam a simplicidade do início da era do rock.
Meg White, descendo a porrada na batera do White Stripes
Karen Carpenter
Juntamente com o irmão Richard, fundou a banda The Carpenters, voltado ao pop rock dos anos 70.
Karen Carpenter: baterista e vocalista do The Carpenters
Sheila E.
Ícone do pop e do funk dos Estados Unidos, ela ficou mundialmente conhecida como percussionista e baterista do músico Prince, com quem fez história nos anos 1980.
Sheila E. e Prince, em 2007
Cindy Blackman Santana
Baterista de jazz e rock estadunidense é bastante conhecida por seu trabalho com o músico Lenny Kravitz. Além disso, ela também é líder de seus próprios projetos.
Cindy Blackman Santana, em um solo de bateria
Terri Lyne Carrington
Multi-premiada e vencedora de Grammys, ela é uma das mais respeitadas bateristas de jazz contemporâneo, além de educadora e ativista nos Estados Unidos.
Terry Lyne Carrington, em show tributo
Nikki Glaspie
Baterista de funk e soul, a musicista estadunidense tocou com nomes como Beyoncé e Maceo Parker e lidera sua própria banda, The Nth Power.
Nikki Glaspie em um inspirado (e inspirador) solo
Essas são alguns nomes de mulheres que dominam, e muito, as baquetas e dão os ritmos sonoros dos grupos que participam. E você, lembra de outros nomes? Se sim, deixe o seu comentário conosco.
Plantão Rock Notícias com alma de Blues e Rock!

Sensacional matéria!
Acho que uma das mais importantes foi a da Karen Carpenter.
Além da técnica vocal impecável, ela tinha um talento incrível também como compositora e baterista.
Seus sucessos com os Carpenters serão eternos.