A icônica voz do Deep Purple está com sérios problemas de visão e precisa realmente descansar
Por: Washington Freire – 26 de novembro de 2025
Recentemente, fomos impactados com a notícia de que o lendário Ian Gillan está em fase de largar os palcos. A informação trouxe muita tristeza. Porém, ao invés de lamentar, a melhor homenagem é saber que sua voz é eterna em nossos sentimentos.
A potência de sua voz, assumiu os vocais do Deep Purple em 1969 para substituir o primeiro vocalista Rod Evans. Ele transformou a banda de pegada psicodélica em uma apimentada sonora, baseado em suas influências de Elvis Presley e por cantar de maneira aguda impressionante.
Primeiro de muitos álbuns
Gilan fez sua estreia no álbum ao vivo, Concerto for Group and Orchestra, de 1969. Com isso, o músico já implementava suas pitadas sonoras e do que viria a ser a nova fase do Deep Purple. Isso tudo foi mostrado bem com a música “Child in Time”.
Já no primeiro álbum de estúdio, em 1970, eles lançam In Rock. As músicas surgem como uma pedrada de riffs rápidos, vocal rasgado. A faixa inicial, “Speed King”, marca definitivamente o que seria a banda dali em diante.
Nova fase
Ian Gillan deixou o grupo em 1983 para assumir os vocais do Black Sabbath. Com a banda, ele gravou no mesmo ano o clássico álbum, Born Again, aclamado até hoje pelos fãs e que lovou uma nova tonalidade sonora para a banda.
Já da sua antiga banda, ele deixou uma difícil missão para seus substitutos David Coverdale, assim como Glenn Hughes no backing vocal. Isso porque, eles tiveram que manter o Deep Purple no mesmo nível que os fãs já estavam acostumados. Ou seja, foi uma tarefa quase impossível de fazer, devido ao estilo que só Gillan possui nos vocais.
De volta para casa
Após um ano longe, o lendário vocalista retorna em 1984 para o Purple. Com a sua volta para casa, ele grava o álbum Perfect Strangers, e o trabalho o coloca de volta ao posto onde todos queriam vê-lo novamente.
Atualmente, o Deep Purple está na fase 9 de sua formação, a chamada MK IX e com Iann Gillan se mantendo à frente da banda.
Vale destacar que mesmo com as idades acima dos 70 anos entre quase todos os integrantes, a banda se mantém como uma máquina de fazer apresentações pelo mundo. Tanto é que, em junho de 2025, eles tocaram no Brasil como atração principal do festival Best of Blues and Rock, em São Paulo.
Momento de parar?
Apesar dos inúmeros shows, porém, Gillan revelou uma aposentadoria definitiva em breve, pelo menos dos palcos. Um dos motivos pela parada é por causa de ter apenas 30% de sua visão, atualmente. A deficiência, segundo ele, não tem mais melhora.
Mesmo assim, as apresentações continuam, já que o músico tem se adaptado nos palcos com a visibilidade ruim. Mas, é algo que sabemos que não vai se perdurar por muito tempo, infelizmente.
Enquanto a sua parada não ocorre, a banda continua com a agenda de shows pelo mundo afora, divulgando o álbum =1, lançado em 2024. Além disso, por isso que pareça, eles prometem ainda um novo LP para 2026.
Esse é um exemplo de amor ao rock e à arte da música. Desejamos vida longa ao Ian Gillan. E como fãs, agradecemos por toda a sua obra!
Plantão Rock Jornalismo musical com notícias do mundo da cultura rock.

grande gillan. voz marcante do rock que se soma a muitos dinossauros que por aonde passam deixam suas pegadas marcantes.
viva a vida, viva a musica e viva o rock ♫