Guitarrista fez rifa com uma de suas guitarras para ajudar na reforma do hospital onde recebeu o tratamento contra linfoma
Por: Alexandro Cruz – 9 de dezembro de 2025
O lendário guitarrista do Black Sabbath, Tony Iommi, arrecadou £50.000 (cerca de R$ 380 mil), após realizar uma rifa com uma de suas guitarras. O valor arrecadado é destinado ao Heartlands Hospital Charity, em Birminghan, local onde ele recebeu seu tratamento contra o câncer.
Iommi usou suas redes sociais para escrever a emocionante mensagem: “Um enorme obrigado a todos que compraram bilhetes para a rifa da minha guitarra nas últimas semanas. Juntos, vocês arrecadaram mais de £ 50.000 para a campanha da Heartlands Hospital Charity. Que conquista incrível, e só foi possível graças a todos vocês“.

Campanha de arrecadação
Em novembro deste ano, Iommi se juntou à equipe do Heartlands Hospital para ajudar a lançar uma campanha na arrecadação de fundos como parte de um pedido de £ 150.000. Esse valor é para ser utilizado na reforma do centro de tratamento de câncer do hospital.
Refletindo sobre o tratamento que recebeu no Heartlands, Tony disse: “Quanto mais confortável você puder deixar o paciente, melhor. Eu sei que quando estive internado, eles me trataram tão bem, todos foram tão legais, as enfermeiras foram legais, todos foram ótimos. Ter o ambiente certo significa muito”, finaliza.
Diagnótico
Hoje, o guitarrista está com 77 anos de idade. Porém, na época, o músico fez o tratamento da doença no hospital do Reino Unido em 2012, após ser diagnosticado com um linfoma. Iommi revelou o seu diagnóstico de câncer no início do mesmo ano, logo após o Black Sabbath anunciar a turnê de reunião e o lançamento do álbum. Com isso, o músico passou pelo tratamento durante a gravação do disco, intitulado “13“, assim como pela turnê subsequente para promovê-lo.
Também vale lembrar, que o “13” foi o primeiro álbum em 35 anos em que Iommi, Ozzy Osbourne e Geezer Butler gravavam um registro inédito juntos, em resumo.
Além disso, Iommi também passou com sucesso por uma operação em janeiro de 2017. A cirurgia era para remover um nódulo não canceroso de sua garganta.
Fortes declarações
Em uma entrevista à emissora inglesa, BBC, sobre seu diagnóstico, Iommi disse que foi um choque terrível quando recebeu o diagnóstico. “É muito difícil quando você está passando por isso. Você simplesmente nunca pensa nisso até estar nessa situação. E eu sei o quão difícil é e como eles se sentem. Gosto de poder retribuir algo, me envolver e ajudar“.
No entanto, hoje, a boa notícia é que quatro anos depois do tratamento, Tony Iommi revelou que seu câncer está em remissão.
Plantão Rock Jornalismo musical com notícias do mundo da cultura rock.
