Breaking News

Homenageados da semana Morcegão FM (13 a 19 de dezembro)

Ilustração

Confira os artistas que celebram seus aniversários e aprecie alguns de seus hits sonoros que fizeram história no rock mundial

Por: Alexandro Cruz e Marcela Riccomi Nunes – 13 de dezembro de 2025

13 de dezembro

Pat Torpey (1953) – Nasceu nos EUA e foi baterista, tendo como trabalho mais conhecido na banda de hard rock Mr. Big. Dos 23 álbuns da banda, Torpey participou de nove, incluindo o Lean Into It (1991), que tem o hit “To Be With You”, por exemplo.  Em 2014, o músico foi diagnosticado com a doença de Parkinson e ele acabou falecendo em 2018.

Tom Verlaine (1949) – O vocalista da lendária banda nova-iorquina, Television, nasceu nos Estados Unidos e foi um dos grandes divulgadores do nascimento do punk rock. Após o término da banda, em 1978, seguiu carreira solo e de muito reconhecimento mundial, tendo até a música “Kingdom Come” regravada por David Bowie. No entanto, Verlaine faleceu em 2023, aos 73 anos, após uma longa batalha contra o câncer de próstata.

Tom DeLonge (1975) – O guitarrista e vocalista é conhecido por seu trabalho com o Blink-182. Com muita energia e atitude nos palcos, marcou músicas ao longo da geração, por exemplo: “All the Small Things” e “I Miss You”. Além da sua carreira na música, Tom possui uma paixão pela ufologia desde a adolescência.

14 de dezembro

Cliff Williams (1949) – O britânico é o baixista responsável por manter o ritmo entre a bateria e as guitarras do AC/DC. Considerado como um “cavalo no ritmo do baixo”  Williams entrou na banda australiana por onde manteve sua carreira de muito sucesso. Além de tocar, ele também é uma das vozes de apoio nas músicas da banda. Sua energia sonora tem grande importância em músicas como “Highway to Hell“, “Back in Black“, “Thunderstruck” e “You Shook Me All Night Long“. Ou seja, ele é o pulso vibrante do AC/DC.

15 de dezembro

Paul Simonon (1955) – Nascido na Inglaterra, o baixista possui uma carreira extensa e de renome, tocando em bandas como The Clash e Gorillaz. Além de músico, Simonon também é artista plástico, o qual era a sua meta de vida, antes de se tornar o baixista de uma das principais bandas da história do punk rock mundial. Entre suas obras sonora, a música “The Guns of Brixton”, do London Calling (1979) é umas das mais expressivas de sua carreira, por exemplo.

Tim Gaines (1962) – Outro baixista que comemora seu aniversário é o estadunidense Tim Gaines, membro da banda de metal religioso Stryper. Como músico da banda, ele contribui na gravação de 17 álbuns. Hoje, possui uma carreira solo, tocando com músicos da vertente do rock religioso nos Estados Unidos.

16 de dezembro

Billy Gibbons (1949) – O lendário guitarrista e vocalista do ZZ Top nesceu nos Estados Unidos. Grande fã de BB King, batizou o nome de sua banda em referência ao Rei do Blues. Com uma pegada de blues, groove e hard rock, Gibbons traz em suas composições as experiências de vida. O músico continua até hoje se apresentando com a mesma banda, apesar da morte de seu parceiro musical, o baixista Dusty Hill.

Tony Hicks (1945) – Nascido na Inglaterra, o guitarrista fez parte da lendária banda de rock/pop The Hollies. Com músicas derivadas a uma pegada mais descontraída e dançante, o músico e a banda conquistaram o Reino Unido e, sequencialmente, os EUA. A sua contribuição para a música teve reconhecimento em 2010, quando foi incluído no Hall ot the Fame of Rock and Roll, por exemplo. Hicks continua compondo e fazendo shows em carreira solo e representando o nome The Hollies.

17 de dezembro

Paul Rodgers (1949) – Nascido na Inglaterra, o lendário vocalista tem um currículo vasto e invejável à frente de bandas clássicas do rock mundial. Rodgers foi vocalista e cofundador das bandas Free e Bad Company nos anos 60 e 70, além de álbuns em parcerias memoráveis com músicos como Jimmy Page. Ele também foi vocalista do Queen, em 2005 e fizeram uma turnê mundial. Em resumo, o vocalista possui uma caractarística única de cantar, utilizando sues métodos de drive e longas notas que caracterizam seu estilo à identidade do rock anos 70.

Mike Mills (1958) – O multiinstrumentista estadunidense é um dos fundadores banda R.E.M. Apesar de seu reconhecimento maior como baixista, Mills possui habilidades com outros instrumentos musicais como teclado e violino. Ele também é responsável por alguns hits da sua banda, como “Find the River“, “At My Most Beautiful“, “Why Not Smile“, “Let Me In“, “Wendell Gee” e “(Don’t Go Back To) Rockville“.

Mick Quinn (1969) – Nascido na Inglaterra, o baixista é co-fundador da banda indie, Supergrass. Atualmente, Quinn é membro da banda inglesa alternativa Swervedriver . No Supergras, ele foi responsável por composições em conjunto de músicas como “Caught by the Fuzz“, “Alright“, “Mansize Rooster“, “Moving” e “Mary“.

18 de dezembro

Chas Chandler (1938-1996) – Ficou mundialmente conhecido como o baixista da banda The Alan Price Trio, que mais tarde mudaria o nome para The Animals. A explosão veio em 1964, com o lançamento do single The House Of the Rising Sun, que ficou no topo das paradas inglesas por 3 semanas consecutivas. Já em 1966, Chandler atuou como empresário e produtor musical. Descobriu Jimmy Hendrix e administrou sua carreira com a criação da Jimi Hendrix Experience. Faleceu aos 57 anos, em 1996, devido a um ataque cardíaco.

Keith Richards (1943) – A lenda viva do rock and roll dispensa apresentações! Se destaca como integrante do The Rolling Stones, é considerado um dos mais influentes guitarristas da história e criador de um dos riffs mais conhecidos da música: “(I Can’t Get No) Satisfaction”, composição feita em uma noite de insônia, em 1965. Durante a carreira, trabalhou também com Aretha Franklin, U2, Steve Jordan, Tom Waits e outros. Em 2007 e 2011, Keith fez uma participação especial nos filmes Piratas do Caribe – No Fim do Mundo e Piratas do Caribe – Navegando em Águas Misteriosas, como Capitão Teague, pai de Jack Sparrow, interpretado por Johnny Depp. Além disso, em 2014 escreveu um livro infantil chamado “Gus & eu“, baseado na sua relação com seu avô, Gus, que o inspirou a se apaixonar pela música e pela guitarra.

Randy Castillo (1950 – 2002) –  O baterista nasceu no Novo México e atuou com a banda de Lita Ford em 1984, com quem gravou o álbum Dancin’ On The Edge. Em 1986, passou a comandar a bateria na banda de Ozzy Osbourne e gravou os álbuns The Ultimate Sin (1986), No Rest For The Wicked (1988), Just Say Ozzy (1990), No More Tears (1991) e Live & Loud (1993). Do mesmo modo, substituiu Tommy Lee no Mötley Crue em 1999. Faleceu em 2002, em decorrência de complicações causadas por um câncer de pele.

Uli Jon Roth (1954) – O guitarrista, compositor e multi-instrumentista alemão ganhou projeção internacional como integrante do Scorpions entre 1973 e 1978, ajudando a moldar o estilo hard rock da banda. Considerado virtuoso e um dos nomes mais importantes do rock e do metal europeu, criando solos altamente expressivos, por exemplo. Participou de álbuns clássicos como Fly to the Rainbow, In Trance, Virgin Killer, Taken by Force e Tokyo Tapes. Após deixar o Scorpions, seguiu carreira com a Electric Sun e projetos autorais.

Kevin “Geordie” Walker (1958 – 2023) – Guitarrista e fundador do Killing Joke é considerado um dos músicos mais influentes do pós-punk. Ajudou a definir a identidade sonora da banda desde o álbum de estreia, Turn To Red (1979). Lançou 15 álbuns, como o sucesso, “Night Time“, e os singles “Love Like Blood” e “Eighties“. Esta última, inspirou Kurt Cobain na canção “Come As You Are“, que rendeu acusações de plágio. Participou de outros projetos como Murder Inc., The Damage Manual e Pigface. Faleceu aos 64 anos, em 2023, após um derrame.

Greg D’Angelo (1963) – Foi o baterista do Anthrax entre 1981 e 1983. Em 1984, integrou o White Lion, lançando álbuns de sucesso, como Pride (1987), que teve sucessos comerciais como “Wait” e “When the Children Cry”. Após a dissolução do White Lion, em 1991, D’Angelo fez contribuições com músicos como Zakk Wylde.

Mille Petrozza (1967) – Guitarrista, vocalista, compositor e fundador do Kreator. Participou de outros projetos como o supergrupo Voodoocult, junto com Dave Lombardo, ex-Slayer, e Chuck Schuldiner, do Death. Atuou também com a banda Lacrimosa, no álbum Revolution (2012). Ele é vegano e contribui com a revista vegana Kochen ohne Knochen e com a organização de direito dos animais, Peta.

19 de dezembro

Alvin Lee (1944 – 2013) – Foi um guitarrista, cantor e compositor britânico, conhecido mundialmente como líder da banda blues rock Ten Years After. Como destaque, entrou para a história da música por sua performance incendiária em Woodstock (1969), especialmente na música “I’m Going Home”, que se tornou um dos momentos mais emblemáticos do festival. Seu estilo unia blues elétrico, rock and roll e improvisação, com uma técnica marcada pela intensidade e fluidez. Lee é considerado um precursor do estilo rápido de tocar. Com o Ten Years After, lançou dez álbuns, incluindo o hit “I’d Love To Change the World“. Além disso, também trabalhou com nomes como George Harrison, Steve Winwood, Ronnie Wood, Mick Fleetwood e Jerry Lee Lewis. Faleceu em 2013, na Espanha, por complicações decorrentes de um procedimento cardíaco.

Jimmy Bain (1947 – 2016) – O baixista e compositor escocês foi um músico fundamental para a história do hard rock e do heavy metal britânico. Ficou conhecido principalmente por seu trabalho com Rainbow na era Rising e Long Live Rock ’n’ Roll. Ajudou a definir a base rítmica e o peso das composições de Ritchie Blackmore. Também tocou com o DIO em álbuns marcantes, como Holy Diver e The Last in Line. Trabalhou com o vocalista do Thin Lizzy, Phil Lynott. Em 2016, faleceu aos 68 anos, na cabine no cruzeiro “Hysteria on the High Seas“, do Def Leppard, onde se apresentaria, por complicações de uma pneumonia. Porém, a causa da morte foi um câncer de pulmão, diagnóstico que nem mesmo Bain sabia.

User Rating: 4.61 ( 2 votes)

Sobre Alexandro Cruz

Check Also

Clemente Tadeu está se recuperando após cirurgia do coração

Clemente se mantém estável após cirurgia do coração

Após sofrer uma parada cardíaca, músico precisou fazer uma cirurgia emergencial para tratar o problema …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *