Breaking News

As mulheres ditam o ritmo como bateristas

Ilustração IA

A Morcegão FM apresenta uma seleção de rainhas das baquetas que têm presença, estilo e muita sonoridade nas batidas

Por: Caio Ramos – 05 de novembro de 2025

Recentemente, o Rush anunciou no lugar do lendário Neil Peart uma nova baterista: a alemã Anika Nilles. A musicista nasceu em 1983, 15 anos após a formação da banda, o que no mínimo significa que ela deverá trazer novas influências assim como será a responsável por ditar o ritmo da banda. 

Anika já tem bastante história para contar. Vinda de uma família de bateristas, ela é formada em “popular music/music business”, pela Popakademie Baden-Württemberg. Nesse sentido, tornou-se conhecida por volta de 2010 por seu trabalho com a banda Nevell, lançando álbuns como Pikalar (2017) e For a Colorful Soul (2020). Além disso, ela também foi baterista da banda de Jeff Beck, na turnê europeia de 2022.

Anika tocando no Nevell

Anika é o exemplo mais recente de uma longa linhagem de mulheres que se dedicam a ditar o ritmo das bandas de rock e outros estilos. Por isso, listamos alguns dos exemplos mais conhecidos por aqui e no restante do mundo que também são responsáveis pelas batidas dos grupos que fazem parte.

No Brasil:

Lan Lanh

Pioneira da percussão popular e do pop rock, já tocou com Cássia Eller, Marisa Monte, Nando Reis e Carlinhos Brown, por exemplo.

Lan Lanh, ao comemorar 30 anos de carreira


Simone Sou

Já fez parte da banda de Itamar Assumpção, por exemplo, e tocou com Zélia Duncan e Elza Soares. Hoje, é referência na cena instrumental do Brasil e Mundo.

Simone Sou: experimentalismo

Paula Nozzari

A paulistana toca em bandas de rock alternativo e é participante bem ativa da cena independente do estilo.

Paula Nozzari e Cidadão Quem


Internacionais

Sandy West

Ela é a baterista e cofundadora do Runaways, banda de rock formada apenas por mulheres em uma época em que o rock era visto como algo exclusivamente masculino.

Sandy West, nos anos 90 

Meg White

Baterista do White Stripes, Meg é reconhecida por suas batidas selvagens que resgatam a simplicidade do início da era do rock. 

Meg White, descendo a porrada na batera do White Stripes

Karen Carpenter

Juntamente com o irmão Richard, fundou a banda The Carpenters, voltado ao pop rock dos anos 70.

Karen Carpenter: baterista e vocalista do The Carpenters

Sheila E.

Ícone do pop assim como do funk dos Estados Unidos, ela ficou mundialmente conhecida como percussionista e baterista do músico Prince, com quem fez história nos anos 1980.

Sheila E. e Prince, em 2007

Cindy Blackman Santana

Baterista de jazz e rock estadunidense é bastante conhecida por seu trabalho com o músico Lenny Kravitz. Além disso, ela também é líder de seus próprios projetos.

Cindy Blackman Santana, em um solo de bateria

Terri Lyne Carrington

Multipremiada e vencedora de Grammys, ela é uma das mais respeitadas bateristas de jazz contemporâneo. Além disso, é educadora e ativista nos Estados Unidos.

Terry Lyne Carrington, em show tributo

Nikki Glaspie

Baterista de funk e soul, a musicista estadunidense tocou com nomes como Beyoncé e Maceo Parker e lidera sua própria banda, The Nth Power.

Nikki Glaspie em um inspirado (e inspirador) solo

Essas são alguns nomes de mulheres que dominam, e muito, as baquetas e dão os ritmos sonoros dos grupos que participam. E você, lembra de outros nomes? Se sim, deixe o seu comentário conosco.

Sobre Alexandro Cruz

Editor-chefe do portal e colaborador da rádio Morcegão FM. Jornalista com experiência em cobertura jornalística, assessoria de imprensa, produção e locução. Sou apenas uma rapaz apaixonado pelo universo do rock’n’roll.

Check Also

Megadeth lança seu álbum de despedida

Megadeth lança seu álbum de “Adeus”

Um dos maiores representantes do thrash metal, banda de Dave Mustaine lança seu útlimo trabalho …

One comment

  1. Renato Chiquito

    Sensacional matéria!
    Acho que uma das mais importantes foi a da Karen Carpenter.
    Além da técnica vocal impecável, ela tinha um talento incrível também como compositora e baterista.
    Seus sucessos com os Carpenters serão eternos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *