Breaking News

Homenageados da semana Morcegão FM (de 9 a 13 de novembro)

Ilustração

Confira mais uma semana de novembro em que apresentamos e homenageamos os músicos do rock mundial que fazem aniversário

Por: Alexandro Cruz – 8 de novembro de 2025

9 de novembro

Tom Fogerty – Nascido em 1941, fundou junto com seu irmão, John Fogerty, e outros integrantes o Credence Clearwater Revival. Ele foi fundamental para o som da banda, deixando-a em 1971 devido a desentendimentos com o irmão. Sua carreira solo não alcançou o mesmo sucesso e ele faleceu em 1990, aos 48 anos, vítima de uma complicação da AIDS, contraída durante uma transfusão de sangue.

Phil May – O vocalista inglês, conhecido por ser um dos fundadores da banda The Pretty Things, nasceu em 1944. O músico foi membro constante da banda desde sua formação em 1963 até sua morte em 2020, quando tinha 75 anos. May também foi um dos principais letristas da banda, especialmente do álbum conceitual SF Sorrow. A causa da sua morte foi uma complicação de saúde, após uma cirurgia no quadril.

Joe Bouchard – Nasceu em 1948 e ele foi o baixista e membro fundador original da banda Blue Öyster Cult. Bouchard contribuiu significativamente para a composição e vocais da banda em clássicos como “(Don’t Fear) The Reaper“, “Godzilla” e “Burnin’ for You“. Em sua carreira solo lançou vários álbuns, marcados por um som que mistura elementos do hard rock e rock psicadélico.

Dee Plakas – Batizada como Demetra “Dee” Plakas, nasceu em 1960, nos Estaddos Unidos. Sua carreira como baterista é baseada na banda L7, quando entrou em 1987 no grupo. Ela possui como referência a cena punk, por onde trafegou desde o início de sua carreira. Atualmente, continua no L7 e fazendo trabalhos esporádicos com outros músicos da cena rock dos EUA.

10 de novembro

Ken Hensley – O músico e compositor inglês nasceu em 1945 e possui uma carreira de renome como tecladista da banda do Uriah Heep. Ele foi responsável por escrever e coescrever clássicos da banda, como “Lady in Black“, “Easy Livin” e “Stealin“. Hensley também teve uma carreira solo e passou por outras bandas, como Blackfoot. Faleceu em 2020, aos 75 anos.

Greg Lake – Foi um músico inglês e cofundador das bandas King Crimson e Emerson, Lake & Palmer (ELP). Possui uma carreira consolidada e referência como pioneira e influente no rock progressivo dos anos 1970. Nascido em 1947, possui como legado registros como vocalista e principal compositor de muitos hinos do ELP, como “Lucky Man“, “From the Beginning” e “Still… You Turn Me On“. Ele faleceu em 2016, vítima de câncer.

DJ Ashba – o guitarrista, compositor e produtor nasceu em 1972 e entre sua carreira musical fez parte do Guns N’ Roses entre 2009 e 2015, além de sua presença como guitarrista principal do Sixx:A.M. Atualmente ele se dedica á sua atual banda e em projetos de composições para produções de filmes e séries de TV.

11 de novembro

Vince Martell – Guitarrista e membro fundador da banda de rock psicadélico americana Vanilla Fudge, nasceu em 1945 nos Estados Unidos.Atualmente, Martell se mantém na banda, além da sua própria banda, a Vince Martell Band e o lançamento de álbuns com outros projetos variados da vertente do rock.

Chris Dreja – o britânico nasceu em 1945 e teve uma carreira voltada a variados segmentos da arte. Mas, o principal é sua atuação como guitarrista e baixista da lendária banda The Yardbirds. Ele foi responsável pela composição de classicos como “Heart Full of Soul” e “Over Under Sideways Down“, além de ter sido coautor de todas as faixas do álbum “Roger the Engineer” (1966). Dreja faleceu em 2025, aos 79 anos, após múltiplos AVCs (derrames).

Jim Peterik – Nascido em 1950, ele é músico, vocalista, compositor e fundador da banda de hard rock Survivor. Peterikalcançou o estrelato com a banda ao coescrever e co-produzir “Eye of the Tiger” e “Burning Heart” que fazem parte da trilha sonora do filme Rocky Balboa. Após sua saída, montou a Pride of Lions, além de outros projetos como o Jim Peterik’s Lifeforce.

Ian Craig Marsh – O tecladista britânico nasceu em 1956 e tem no currículo a cofundação das bandas de pop rock eletrônicas dos anos 1980, The Human League e Heaven 17. Na The Human League foi responsável por sucessos como “Human”, “Don’t You Want Me” e “Heart Like A Wheel”. Atualmente, segue sua trajetória na Heaven 17.

Mic Michaeli – Nascido na Suécia em 1962, o tecladista é integrante da banda Europe desde 1984. Entre seus trabalho, ele co-escreveu o hit “Carrie” com o vocalista Joey Tempest. Além da carreira na banda, Michaeli participou de outros projetos, como Brazen Abbot, Last Autumn’s Dream e do Glenn Hughes. Atualmente, continua se apresentando com a banda suéca e participação de outros projetos sonoros.

Jared Followill – O baixista estadunidense nasceu em 1986 e é cofundador da banda Kings of Leon, junto com os seusirmãos Caleb e Nathan, e o primo Matthew. Seu estilo de tocar baixo é reconhecido por usar slides, pedais de efeito, e uma mistura de grooves oitentistas com influências do blues e country.

12 de novembro

Neil Young – Cantor, compositor e guitarrista canadense/americano, é uma lenda do folk rock e do rock mundial. Nascido em 1945, Young possui um estilo musical que transita entre folk, country rock e hard rock, e por letras que abordam questões sociais, políticas e pessoais. Ele é considerado como um dos “padrinhos do movimento Grunge”, devido à sua influência no rock alternativo. Em sua carreira, possui hinos clássicos como “Heart of Gold“, “Cortez the Killer“, “Old Man” e “Rockin’ in the Free World”. Ele é uma lenda viva!

Buck Dharma  – esté o nome artístico de Donald Roeser, guitarrista e principal compositor e fundador da banda Blue Öyster Cult. Dharma nasceu em 1947 e é único integrante da formação original da banda e possui um reconhecimento por sua habilidade em misturar hard rock com melodias voltados ao progressivo e psicodélico. Ele é responsável pelos maiores sucessos da banda, incluindo “(Don’t Fear) The Reaper“, “Godzilla” e “Burnin’ for You“.

David Ellefson – baixista e compositor americano nasceu em 1964. Ele é co-fundador do Megadeth e reconhecido por sua técnica de rapidez de tocar thrash metal. Esteve na banda de 1983 a 2000, retornando em 2010, quando foi demitido em 2021 por acusações de má conduta sexual. Após sua saída, integrou outros projetos como Temple Of Brutality e F5, e sua parte no álbum do Megadeth de 2022 foi regravada por outro músico, devido às brigas.

Kathleen Hanna – A cantora, musicista e ativista feminista americana nasceu em 1968, nos EUA. Hanna é pioneira do movimento punk feminista riot grrrl. Também é vocalista das bandas Bikini Kill e Le Tigre, além de liderar de ser escritora de fanzines.

13 de novembro

Nikolai Fraiture – Nascido no ano de 1978, em Nova Iorque (EUA), é o baixista da banda The Strokes. Além do trabalho com a banda, Fraiture lançou um álbum solo, o Nickel Eye (2009) e atua como vocalista da banda supergrupo Summer Moon, desde 2016.

Garry Gary Beers – Baixista australiano e membro fundador da banda INXS, nasceu em 1957. Beer possui colaboração em composições, como Listen Like Thieves“, “Don’t Change” e “Perfect Strangers. Após a separação do INXS, Beers continuou sua carreira musical com novos projetos, incluindo o Stadium e, mais recentemente, o AshenMoon, além de colaborar com outros artistas.

Sobre Alexandro Cruz

Check Also

Mão segurando um envelope inclinado para baixo enquanto o insere em uma urna de votação escura. O envelope exibe o logotipo da Morcegão FM. O fundo é totalmente branco com leve degrade vermelho, criando forte contraste com as silhuetas escuras da mão e da urna.

Votação das 20 mais Rock de 2025 da Morcegão FM

Indique a sua música de rock que representa o ano para você e concorra a …

One comment

  1. Sensacional agenda da semana!
    Ela será a base da nossa transmissão para o YouTube nesta segunda-feira, 10/11/25.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *