Banda recebe denúncia por pessoas que tentam censurar o relançamento comemorativo de 40 anos do álbum “Mais podres do que nunca”
Por: Alexandro Cruz – 19 de dezembro de 2025
Como não bastasse para surpreender o ano de 2025, os integrantes da lendária banda Garotos Podres, foram indiciados em um inquérito policial. Como resumo, o motivo da denúncia: a letra da música “Papai Noel Velho Batuta”.
A denúncia, segundo publicação na rede social da banda, foi realizada por “um membro de uma Seita de Fanáticos de Extrema-Direita”.
A denúncia
De acordo com o tal denunciante: “Papai Noel Velho Batuta – Nessa música, apesar de Papai Noel ser uma figura lendária, que representa uma cultura mundial cristã. E os mesmos na letra usam de palavras que incentivam a violência em pessoas, ao falarem de sequestro e morte. O motivo primordial da denúncia diz repeito à impedir a apresentação da Banda”, exemplifica a banda.
Por conta dessa denúncia, todos os membros da banda e seu empresário foram submetidos a interrogatório pela delegada, que instaurou então um inquérito policial para esclarecer os fatos. Visto que, tudo isso é para que o titular da ação penal, Ministério Público ou ofendido, possa ingressar em juízo o processo.
Depoimento
Entre os integrantes do Garotos Podres, houve também a publicação da parte que eles dão sua versão no depoimento. No entanto, a banda optou por não revelar a identidade do denunciante, bem como o município onde o inquérito foi instaurado.
“Também foi tocada a música Papai Noel Velho Batuta e perguntado ao declarante se entende que aquela música há de forma subliminar ou não inserida a cultura da violência, ao tempo que se fala na letra vou matar Papai Noel”. “Quero matar aquele porco capitalista, presenteia os ricos e cospe nos pobres, nós vamos sequestrá-lo e vamos matá-lo”, publica a banda.
Eles também escrevem: “Que tal música trata-se de uma crítica social, Papai Noel é uma figura para favorecer o comércio, uma paródia, a mostrar tamanha desigualdade social que existe no Brasil e no mundo, e critica a figura de Papai Noel o qual inexiste para o pobre, porém fomentada pela mídia na época de natal.” (fragmento das declarações do guitarrista Rinaldi).
Censura
O episódio de censura ocorre quando os Garotos Podres estão relançando seu primeiro disco, Mais podres do que nunca, primeiro álbum da banda, lançado há 40 anos, em 1985. Aliás, o LP traz originalmente a música novamente censurada.
Vale lembrar que o mesmo álbum também sofreu censura instituída pelo governo militar, sendo proibida a sua reprodução e transmissão na TV e no rádio, na época.
Retrocesso
Infelizmente, se trata de mais uma atitude de uma sociedade hipócrita, que diz ser a favor da liberdade de expressão, mas que essa expressão seja apenas a que eles gostam.
O Brasil tem passado por um período de retrocessos e ações de ódio contra as diferenças que faz parte de uma sociedade democrática. Quem não gosta da música, o mais simples é não ouvir e deixar os que gostem ouçam.
Resposta
Por outro lado e sem perder seu habitual humor sarcástico, o Garotos Podres fez um vídeo em torno dessa história e publicou em suas redes sociais. Em resumo, trata-se de uma atitude covarde de tentativa de censura contra a obra de uma das bandas mais representativas do punk brasileiro.
Confira abaixo:
Plantão Rock Jornalismo musical com notícias do mundo da cultura rock.
