Último registro dos mestres do grindcore ocorreu em 2022, com o mini-álbum “Resentment Is Always Seismic – A Final Throw Of Throes“
Por: Alexandro Cruz – 13 de janeiro de 2026
O baixista do Napalm Death, Shane Embury, e o guitarrista de turnê, John Cooke, iniciaram as gravações do 17º álbum de estúdio da banda. A informação veio de uma publicação nas redes sociais dos músicos, com uma foto dos dois no estúdio.
A gravação do novo trabalho ocorre no Parlour Studios, em Kettering, Reino Unido. O registro ficará por conta do produtor de longa data Russ Russell (Dimmu Borgir, At The Gates, Amorphis).
Na publicação de Embury, ele coloca a seguinte mensagem: “Alguns dias bem-sucedidos detonando guitarras nas novas músicas da ‘banda’.
Trabalho anterior
Em fevereiro de 2022, os mestres do grindcore lançaram um mini-álbum, Resentment Is Always Seismic – A Final Throw Of Throes, pela Century Media Records. O disco foi uma gravação complementar a Throes Of Joy In The Jaws Of Defeatism, lançado em setembro de 2020 via Century Media Records. O 16º LP de estúdio da banda foi gravado também com o produtor Russ Russell e contou com arte de capa de Frode Sylthe.
Com oito músicas, o mini-álbum do Napalm Death teve um tempo total de execução de 29 minutos e foi disponibilizado em CD digipak limitado, vinil e formato digital.
Menosprezo inicial
Embora amplamente incompreendido e ridicularizado em seus primórdios, o Napalm Death tornou-se uma referência em termos de extremidade intransigente sonora, bem como uma força política positiva.
A banda, rejeitada por muitos como um ruído ridículo, tornou-se o rosto confiável do art rock extremo.
O álbum de estreia do baixista Embury com a banda, From Enslavement To Obliteration (1988), continua sendo uma obra seminal de violência sonora furiosa. O trabalho traz como centro as críticas punk ultracréditas contra a política corrupta, o oportunismo capitalista e o colapso social. O álbum permanece tão reverenciado hoje quanto sempre foi.
Obra literária
Para mostrar a sua carreira musical, Embury lançou a autobiografia, Life?… And Napalm Death, em outubro de 2023 pela Rocket 88, um selo da renomada editora britânica Essential Works.
Além de narrar a sua vida, o livro também narra como o Napalm Death passou de uma banda punk/crust local para se tornar a pioneira do som mais extremo e rápido do planeta. Embury descreve o processo criativo por trás de álbuns seminais como From Enslavement to Obliteration e como a banda ajudou a definir os padrões de velocidade e agressividade sonora no segmento grindcore.
Plantão Rock Notícias e informações da cultura rock.
