Breaking News

Documentário de Paul Di’Anno estreia no segundo semestre

Crédito: ALE FRATA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Filme mostra imagens nuas e cruas sobre a vida do primeiro vocalista do Iron Maiden, contando também com imagens do Brasil

Por: Alexandro Cruz – 28 de janeiro de 2026

A vida e a carreira do pioneiro vocalista de heavy metal dos primeiros álbuns do Iron Maiden, o eterno Paul Di’Anno, vai receber uma bela homenagem cinematográfica. Batizado de “Di’Anno: Iron Maiden’s Lost Singer” (Di’Anno: O Cantor Perdido do Iron Maiden), o documentário será lançado no segundo semestre de 2026.

O documentário conta com as participações de James Hetfield (Metallica), Gene Simmons (KISS), Steve Harris (Maiden) e membros do Exodus, Slayer, Megadeth, Overkill e Sepultura. O filme narra como dois fãs do Iron Maiden encontram Di’Anno no ponto mais baixo de sua vida e decidem restaurar sua saúde e relançar sua carreira.

Apoio dos fãs

Cadeirante desde meados da década de 2010, a saúde de Di’Anno despencou durante a pandemia de COVID-19. Essa foi a época em que esses dois fãs lançaram uma campanha de financiamento coletivo e que acabou levando-o para a Croácia. Lá — com a ajuda desses fãs e médicos — ele protagonizou uma reviravolta dramática enquanto ficava sem dinheiro, reunia-se com seus antigos companheiros de Maiden e se apaixonava.

Eventualmente, ele faz um retorno heróico e cheio de drama aos palcos. Tudo isso é capturado em “Di’Anno: Iron Maiden’s Lost Singer”.

Direção do documentário

O filme é diregido por Wes Orshoski, codiretor e produtor do aclamado filme “Lemmy” (2010), sobre o ícone do Motörhead. O documentarista também é responsável por de “The Damned: Don’t You Wish That We Were Dead” (2015), que narra as lendas do punk rock da banda The Damned, em que captura o falecido cantor em uma montanha-russa emocional rumo ao fim de sua vida.

Por anos, não havia muito o que capturar“, diz Orshoski. “Paul estava esperando por cirurgias que os médicos no Reino Unido não autorizavam. Ele estava em um lugar incrivelmente sombrio. Mas, uma vez que chegou à Croácia, fãs e médicos lhe deram a esperança que ele buscava desesperadamente. Foi lindo de testemunhar. Eu queria fazer um filme que fosse diferente de qualquer documentário de rock que você já viu. E, no fim, acho que conseguimos.”

A cinebiografia de Di’Anno teve início em 2017. Orshoski terminou o trabalho no filme (rodado na Inglaterra, Croácia, Brasil e Estados Unidos) pouco antes da morte de Di’Anno aos 66 anos, em outubro de 2024.

Cenas brasileiras

No filme, Orshoski capta a relação de Paul Di’Anno com os fãs brasileiros. Vale lembrar, por exemplo, que ele considerava os melhores do mundo. Também, existem depoimentos inéditos de músicos do Sepultura sobre a influência dos dois primeiros discos do Maiden na cena brasileira. Além disso, há mostras de imagens de shows em palcos de São Paulo.

Importante relembrar que o músico teve uma conexão muito forte com o Brasil. Isso porque, ele viveu na cidade de São Paulo no final dos anos de 1990. A sua estadia resultou no nascimento de seu filho Felipe Andrews. Por esse motivo, ele se considerava como meio-brasileiro.

Impulsionador do heavy metal

Um dos ícones da cena New Wave Of British Heavy Metal do final dos anos 70 e início dos 80, o londrino Di’Anno ajudou a projetar o Iron Maiden para o mundo. Em resumo, sua presença está nos dois dos álbuns de metal mais fundamentais já lançados: a estreia autointitulada de 1980 e o celebrado sucessor, “Killers”, lançado em 1981.

Em uma das sagas mais épicas da história do metal, Di’Anno deixou o Maiden em 1981 e foi substituído por Bruce Dickinson, deixando fãs de metal ao redor do mundo debatendo qual formação e qual cantor era/é melhor. Ou seja, é um debate que continua até hoje, quase 50 anos depois.

A estreia global está programada para ocorrer entre junho e julho de 2026 em festivais e salas de cinema. Já o lançamento em streaming – ainda nada acertado em qual plataforma – e em Mídia (DVD/Blu-ray), deve ocorrer entre agosto e setembro deste ano.

0

User Rating: Be the first one !

Sobre Alexandro Cruz

Editor-chefe do portal e colaborador da rádio Morcegão FM. Jornalista com experiência em cobertura jornalística, assessoria de imprensa, produção e locução. Sou apenas uma rapaz apaixonado pelo universo do rock’n’roll.

Check Also

Peter Gabriel lança single inédito

Ouça o novo single de Peter Gabriel

Música “Put The Bucket Down” segue a linha de lançamentos de novos singles a cada …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *