Evento ocorre no dia 1º de fevereiro e tributo será realizado ao vivo e contará com a presença de nomes de peso do rock mundial, como o guitarrista Slash
Por: Alexandro Cruz – 28 de janeiro de 2026
O Grammy Awards 2026, que ocorre neste domingo, dia 1º de fevereiro, terá uma bela homenagem a Ozzy Osbourne. Por isso, os músicos Post Malone, Slash e Duff McKagan (Guns N’ Roses), Chad Smith (Red Hot Chili Peppers), farão um tributo especial ao Príncipe das Trevas durante a cerimônia de premiação da música.
A transmissão ocorre pelo canal da TV a cabo, TNT, e pelo streaming da Max. O Grammy deste ano terá a apresentação de Trevor Noah e ocorre na Crypto.com Arena, em Los Angeles (EUA). A Fulwell Entertainment é a responsável pelo evento. Além disso, Ben Winston, Raj Kapoor, Jesse Collins e Trevor Noah são os produtores executivos.
A música a ser apresentada ainda não foi divulgada. Porém, a expectativa é que seja uma linda homenagem, como ocorreu no evento Back To The Beginning, em 5 de julho de 2025, no Villa Park Stadium em Aston, Birmingham, Inglaterra.
Despedida dos palcos
Em julho de 2025, Ozzy se reuniu com o restante da formação original do Black Sabbath —Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward — para o que foi sua última apresentação. Em resumo, além de juntar os pais do heavy metal, o concerto “Back To The Beginning” foi beneficente e ocorreu na sua cidade natal, Birmingham, no Reino Unido. Os fundos do espectáculos foram direcionados para: Cure Parkinson’s (fundação de pesquisa), Birmingham Children’s Hospital e Acorns Children’s Hospice.
No “Back To The Beginning”, Ozzy tocou um setlist de cinco músicas com sua banda solo — composta pelo guitarrista Zakk Wylde, pelo baixista Mike Inez, pelo tecladista Adam Wakeman e pelo baterista Tommy Clufetos. Depois se apresentou com o Sabbath. O show com sua banda inicial teve quatro clássicos tocados ao vivo: “War Pigs“, “Iron Man“, “N.I.B.” e “Paranoid“.
Ainda, o setlist solo de Ozzy consistiu em quatro músicas do seu álbum de estreia solo de 1980, Blizzard Of Ozz. As músicas tocadas foram: “I Don’t Know“, “Mr. Crowley“, “Suicide Solution” e “Crazy Train“. Além disso, o público pode conferir a canção do álbum No More Tears (1991), “Mama, I’m Coming Home“.
Cerca de 45 mil fãs presenciaram o show de despedida no local. Além disso, também houve a transmissão online paga (pay-per-view), em que atraiu mais de 5,8 milhões de telespectadores ao redor do mundo.
O cantor de heavy metal, que tinha 76 anos, cantou sentado em um trono negro e pareceu tomado pela emoção em vários momentos. “Vocês não têm ideia de como eu me sinto. Obrigado do fundo do meu coração“, disse ele à multidão.
Passagem
Como resultado, o atestado de óbito de Ozzy revelou que ele faleceu em 22 de julho de 2025, vítima de um ataque cardíaco. O documento registrado em Londres também afirmou que Osbourne sofria de doença arterial coronariana e mal de Parkinson.
Um funeral privado para o artista ocorreu em 31 de julho de 2025, nos terrenos de 250 acres da casa que o lendário cantor do Black Sabbath e sua esposa compraram em 1993, em Buckinghamshire, Inglaterra. Portanto, apenas 110 amigos e familiares do cantor compareceram ao cortejo, incluindo seus companheiros de banda do Sabbath, Robert Trujillo (Metallica), Rob Zombie, Zakk Wylde, Marilyn Manson e Corey Taylor (Slipknot).
Um dia antes do funeral privado, milhares de fãs se reuniram nas ruas de Birmingham para prestar homenagem a Ozzy. Sharon, junto com os filhos Aimée, Kelly e Jack, juntaram-se aos enlutados para o emocionante tributo. Milhares de pessoas acompanharam o cortejo de Osbourne nas ruas de Birmingham. Além disso, outras milhares de pessoas ao redor do mundo puderam conferir ao vivo a despedida do eterno e lendário Príncipe das Trevas.
Plantão Rock Notícias e informações da cultura rock.
