Breaking News
Grêmio quer trazer o Rush para o Brasil
Divulgação

Geddy Lee revela como o RUSH escolheu a baterista Anika Nilles

Baterista alemã chamou a atenção dos músicos canadenses quando tocava na última turnê do Jeff Beck

Por: Alexandro Cruz

A banda canadense, RUSH, pegou de surpresa os fãs nesta segunda-feira (06/10) com o anúncio de uma turnê na América do Norte em 2026, após 11 anos. Além do anúncio, outra surpresa foi a escolha da baterista alemã, Anika Nilles,como a substituta do lendário Neil Peart, falecido em 2020, vítima de um câncer no cérebro.

No dia 5 de outubro, em um evento de imprensa no Rock & Roll Hall of Fame, em Cleveland, o líder da banda, Geddy Lee, revelou como Nilles se tornou a nova baterista do RUSH.

“Meu técnico de baixo, Skully, estava trabalhando na útlima turnê do Jeff Beck, que tinha essa baterista chamada Anika Nilles, uma musicista incrível. E o técnico voltava para casa e falava dela com entusiasmo. Que musicista brilhante”, comentava Lee.

Lee ainda disse que quando foi procurar pela baterista, viu que ela estava por toda a parte no YouTube. “Ela é bastante conhecida no seu mundo musical. Então, eu e o Alex (Lifeson) começamos a falar sobre tocar novamente e eu disse, dá uma olhada nela. Talvez esse seja um caminho interessante a seguir. E então uma coisa levou à outra, e quando tomamos a decisão e queríamos ver se daria certo, chamamos por ela”.

Lee também comentou que ele e o guitarrista Lifeson não sabiam exatamente quais eram as intenções quando chamaram Nilles para tocar com eles, chegando a comparar a situação como um “experimento“.

Além da entrevista, em um breve histórico, Geddy Lee já tinha mencionado o nome da baterista em 2023 durante uma entrevista ao The Guardian. Na época, o músico disse que: “Eu ouvi essa baterista outro dia, acho que o nome dela é Anika. Ela tocou na última turnê do Jeff Beck e achei que ela era excelente“.

Agora, segundo o músico, “não importa quem seja o baterista, todos têm sua própria percepção de como tocar uma música do RUSH e os músicos podem não se alinhar com o jeito que nós tocamos RUSH”, disse. “Então, quem quer que fôssemos escolher, seria difícil, e haveria uma espécie de tradução das nossas músicas. E, assim, secretamente, trouxemos Anika para o Canadá e com a sua vinda não foi para realizar uma audição, porque naquele momento não tínhamos certeza de que iríamos fazer a turnê. Foi tudo um experimento”, complementa.

Assista abaixo a Geddy Lee e Alex Lifeson do RUSH falando sobre a reunião e a nova baterista Anika Nilles no Rock & Roll Hall of Fame.

Lee afirma que está muito feliz em dizer que ela é “fantástica para tocar junto” e que eles tiveram várias sessões com a baterista para pegar a estrada.

O frontman terminou sua entrevista dizendo que: “Muitos bateristas conseguem tocar os riffs de bateria do Neil, mas combinar isso com o feeling dessas músicas para que soe do jeito que vocês querem ouvir essas músicas, dá e exige trabalho. Então ela está vencendo o desafio”.

O RUSH realizará 12 apresentações em sete cidades da América do Norte, sendo o primeiro no dia 7 de junho, em Los Angeles, local onde Rush fez seu último show com Neil Peart, em 2015.

Confira as datas dos shows do Rush em 2026:

7 de junho – Los Angeles, CA

9 de junho – Los Angeles, CA

18 de junho – Cidade do México, MX

24 de junho – Fort Worth, TX

26 de junho – Fort Worth, TX

16 de julho – Chicago, IL

18 de julho – Chicago, IL

28 de julho – Nova York, NY

30 de julho – Nova York, NY

7 de agosto – Toronto, ON

9 de agosto – Toronto, ON

17 de setembro – Cleveland, OH

Confira as música do RUSH na programação da Morcegão FM.

Sobre Alexandro Cruz

Editor-chefe do portal e colaborador da rádio Morcegão FM. Jornalista com experiência em cobertura jornalística, assessoria de imprensa, produção e locução. Sou apenas uma rapaz apaixonado pelo universo do rock’n’roll.

Check Also

Megadeth lança seu álbum de despedida

Megadeth lança seu álbum de “Adeus”

Um dos maiores representantes do thrash metal, banda de Dave Mustaine lança seu útlimo trabalho …

4 comments

  1. Marco Barbosa

    Olá turma
    Fiquei muito feliz com a notícia, e agora pude ver o vídeo inteiro, com a entrevista de anúncio da dupla, no canal do Rush do YT e fiquei profundamente emocionado, dada a importância que a banda tem em minha vida. Foram palavras que se estendem a realidade de todos nós, as questões de superação, redescoberta, com os dois voltando tocar como numa brincadeira e percebendo como aquilo era bom e lhes fazia bem. É um momento histórico , tenho certeza de que milhares de pessoas em todo mundo estão recebendo a notícia com imensa alegria, e que se Neil estiver, de algum lugar assistindo isso, ele está chorando de felicidade. 🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *