Breaking News
Pra Cego Ver: Foto de várias mãos erguidas fazendo gestos de rock and roll
Ilustração

Homenageados da semana Morcegão FM (18 a 24 de outubro)

Veja os astros roqueiros que fazem aniversário na nossa semanal de homenagens

Por: Yank Valéria Almeida – Atualizado 20 de outubro de 2025

18 de outubro

Chuck Berry (1926-2017) – Se você ainda o não conhece, então você não conhece o rock’n’roll. Este cara, que completaria 99 anos, foi quem deu as primeiras “guitarradas” elétricas no ritmo que a gente chama de “rock”. Não tem como falar de rock sem mencionar o músico Chuck Berry, o mestre que criou riffs que até hoje são usados por praticamente todos os guitarristas do planeta. Johnny B. Goode? Se essa música não te faz bater o pé no chão, você não está entendendo nada. Chuck foi uma revolução, e, se ele tivesse sobrevivido mais um pouco, provavelmente estaria dizendo “que venha o século XXI!” e ainda mandaria ver com os jovens. Ele faleceu em 2017, aos 90 anos, em decorrência de uma parada cardíaca.

19 de outubro

Patrick Simmons – O lendário guitarrista e vocalista dos Doobie Brothers, completa 77 anos. Ele foi o responsável por alguns dos maiores clássicos da música dos Estados Unidos, como Listen to the Music e Black Water. Se você já teve a sorte de ouvir esses clássicos, sabe que Simmons tem o dom de criar músicas que falam diretamente com a alma do roqueiro. O Doobie Brothers é uma mistura perfeita de rock, funk e soul, e Simmons, com sua guitarra afiada, sempre teve o papel de dar aquele toque especial às canções que, de alguma forma, sempre caem bem na estrada ou na hora do happy hour. Uma lenda!

Peter Tosh (1944-1987) – Nascido na Jamaica e batizado como Winston Hubert McIntosh, foi um dos divulgadores do reggae e ska no mundo. Músicas como “Johnny B Good“, “Walk Don’t Look Back” (com a participação de Mick Jagger) e “Legalize it” são hinos clássicos no repertório de quem curte o gênero musical. Além de sua carreria artística, Tosh foi um importante militante em prol dos diretiros humanos e pela legalização da maconha. O músico foi assassinada em 1987, vítima de uma tentativa de assaldo á frente de sua casa.

Joe Duplantier – Nascido em 1976, em Paris (França), Joseph “Joe” Duplantier é o guitarrista e vocalista do Gojira. Com o álbum de estreia em 2001, Terra Incognita, o músico tem como influências sonoras bandas como Meshuggah, Metallica, Morbid Angel e a nossa brasileira Sepultura. Além de sua carreira sólida no Gojira, o guitarrista também participou de outros projetos musicais, tendo entre os destaques tocar baixo no projeto Cavalera Conspiracy, fazendo uma turnê com a banda em 2007. Hoje, Duplantier é uma referência mundial nas composições pesadas de death metal com fusões à composições de rock progressivo.

20 de outubro

Tom Petty (1950-2017) – O rock perdeu uma grande figura quando Tom Petty nos deixou. Mas, o legado desse artista é eterno. Em 20 de outubro, faria 75 anos e quem conhece a obra dele sabe que sempre foi um daqueles caras que falou (e cantou) por todos nós. Seja com The Heartbreakers ou em sua carreira solo, o músico possuia uma habilidade única de unir o peso do rock com uma melodia acessível, criando um som que não só ecoou nas rádios, assim como ficou gravado em nossa memória afetiva. Free Fallin‘” continua sendo o tipo de música que toca no fundo da alma. Ele faleceu após sofrer uma parada cardiorrespiratória em sua residência, em Malibu (Califórnia). O cara que trouxe a vibe do rock clássico para as gerações mais modernas sempre será lembrado!

Leospa – Para os fãs do rock nacional, temos o aniversário de Leospa, baterista do Ultraje a Rigor. Batizado de Leonardo Jacobino Galasso, com sua bateria cheia de groove e estilo irreverente, foi uma peça fundamental para criar o som único da banda, que é sinônimo de rock de atitude e diversão. Em meio a tantos clássicos, como Inútil e Nós Vamos Invadir sua Praia, ele ajudou a dar aquela energia necessária para que a banda se tornasse um dos maiores nomes do rock nacional nos anos 80. São 70 anos de pura irreverência e identidade, e seu legado segue firme!

Wanda Jackson – A cantora, compositora, pianista e guitarrista norte-americana nasceu em 1937 e foi uma das rainhas dos anos 1950 e 1960. Wanda foi uma das primeiras cantoras do rockabilly e percurssora do rock’n’roll, tanto que é batizada como Rainha ou “Primeira dama do rockabilly”. Em sua vida artística, a rainha cantou ao lado de nomes como Elvis Presley no início da carreira do cantor e também cantou música country. Em 2019, Wanda revolveu se aposentar. Mas possui um legado de músicas clássicas como, “Let’s Have a Party”, “Fujiyama Mama”, “Funnel of Love”, e “Mean, Mean Man”.

21 de outubro

Elvin Bishop – Nascido nos Estados Unidos, o guitarrista de blues e rock possui uma estrada musical desde os anos de 1970. Seu estilo que mistura em susa composições country, blues e rock fazen parte daquela leva de bandas com Thin Lizzy. A música “Fooled around and fell in love“, lançada em 1975 foi renascida em 2008 como trilha sonora do filme Horold & Kumar Escape from Guantanamo Bay (Uma Viagem Muito Louca) e o longa-metragem “Guardiões da Galáxia”, de 2014.

22 de outubro

Zac Hanson – O baterista que se tornou uma símbolo do rock teen dos anos 1990. Nascido como Zachary Walker Hanson. O sobrenome já diz tudo de onde vem o seu sucesso na música, a banda Hanson, que conquistou inúmeros jovens pelo mundo com o do hit “MMMBop“, na época ele tinha apenas 11 anos de idade. Hoje, com 40 anos de idade, Zac é um renomado multinstrumentista, se mantém como integrante da banda com seus irmãos e ainda realiza outros projetos musicais, como produções de jingles e trilhas sonoras para filmes e séries.

23 de outubro

Robert Trujillo – O baixista Roberto Agustín Miguel Santiago Samuel Trujillo Veracruz dispensa qualquer tipo de apresentação, devido a uma carreira totalmente consolidada na música. Nascido em 1964, o californiano Trujillo utiliza as influências familiares de origem latino-americana para produzir suas músicas, com pegadas banhadas de muito groove, hardcore e heavy metal. Atualmente, ele é o responsável pelo contrabaixo do Metallica, desde 2003. Porém, a sua estrada de fama e reconhecimento nos 64 anos de vida tem como bagagem a presença em bandas como Suicidal Tendecies, Infectious Grooves, Mass Mental, Jerry Cantrell, Black Label Society e Ozzy Osbourne.

Würzel – Neste dia o guitarrista  Michael Burston faria 76 anos de muito peso sonoro. A sua carreira tem como referência ser integrante da lendária banda Motörhead. Durante a sua estadia na banda, Würzel gravou seis álbuns, sendo alguns que se tornaram clássicos como Orgasmatron (1986), Rock ‘n’ Roll (1987) e Bastards (1993). Após sua saída, o guitarrista britânico lançou dois álguns solos e formou a banda Leadr of Down. Ele faleceu em 2011, aos 61 anos de idade, devido a uma miocardia.

24 de outubro

Bill Wyman – O baixista original dos Rolling Stones, completa 89 anos. Nascido em 1936, o músico foi a espinha dorsal do som da banda durante as décadas mais loucas da história do rock. Mesmo depois de deixar a o grupo britânico, Wyman continuou a marcar seu território como músico e compositor. Não tem como pensar em “Gimme Shelter” ou “Paint It Black” sem lembrar daquele groove pesado e, ao mesmo tempo, melódico, que só ele sabia criar. O baixista sempre teve aquele estilo low-profile, mas sua presença no palco e seu trabalho na base das composições foram fundamentais para a construção do império dos Stones. Wyman pode até ter saído da banda, mas a sua marca nunca vai sair do rock!

Carlos Maltz – O rock nacional também tem muito o que comemorar, já que Carlos Maltz, ex-baterista do Engenheiros do Hawaii, faz 63 anos. Maltz nasceu em 1963 e foi parte essencial da formação da banda que trouxe para o Brasil uma sonoridade única, misturando rock com letras inteligentes e reflexivas. Canções como Infinita Highway” e O Papa é Pop não seriam as mesmas sem o toque preciso e potente do músico nas baquetas. Para os roqueiros que viveram a década de 80 e 90, Maltz é uma lenda da cena roqueira brasileira, e seu som ainda ressoa com força.

Esses são nossos homenageados da semana, lembrando que esses e outros artistas você ouve aqui, na Morcegão FM.

Até semana que vem!

Sobre Yank Valéria Gomes Almeida

Sou Engenheira de Produção, maranhense, mãe de três cachorrinhas e uma gata. Gosto de rock, ciências e cozinhar no tempo livre. Atuo como colaboradora do portal Plantão Rock, da Morcegão FM.

Check Also

Smashing Pumpkins celebra 30 anos de Mellon Collie

Para celebrar as três décadas de seu lançamento, a banda anuncia o lançamento de uma …

4 comments

  1. “Faltou a Wanda Jackson na lista. A rainha do rockabilly merecia estar aí! Nasceu em 1937, gravou com Elvis, é uma LENDA…
    Eu sempre confundo ela com a Nancy Cartwright, a dubladora do Bart Simpson ….

    • Oi, tudo bem?

      Nós da Morcegão FM agradecemos o seu toque e não pode faltar mesmo a Rainha do Rockabilly. Atualizamos com a inclusão da Wanda! Grande abraço!

  2. A melhor radio de todos os tempos !!!

  3. Grande Leospa na bateria do Ultraje!
    Bu-bu-bu-bu-bu-bu-bu-bu-bu-bu-bu-bu-bu-bu-bu-bu-bu-bundão! (Música, o Chiclete)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *