Breaking News

Bruce Springsteen lança música de protesto contra o ICE dos EUA

Crédito: Danny Clinch

Composição é resposta ao “terror de Estado que está sendo visitado na cidade de Minneapolis”. Outros roqueiros também fazem protestos contra o serviço de imigração dos EUA

Por: Alexandro Cruz – 29 de janeiro de 2026

Bruce Springsteen acaba de lançar uma canção de protesto, “Streets Of Minneapolis“. A canção é uma homenagem à memória de Renee Good e Alex Pretti, que foram baleados e mortos pelos agentes do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA), na cidade de Minneapolis.

Escrevi esta canção no sábado, gravei-a ontem e a lancei para vocês hoje em resposta ao terror de Estado que está sendo visitado na cidade de Minneapolis”, diz Bruce Springsteen em um comunicado que acompanha o lançamento. “É dedicada ao povo de Minneapolis, aos nossos vizinhos imigrantes inocentes e em memória de Alex Pretti e Renee Good. Permaneçam livres.

Protestos contra a violência

A música surge enquanto a indignação continua a crescer no estado e em todos os Estados Unidos. Há protestos contra o assassinato de Renee Nicole Good, ocorrido em 7 de janeiro, e de Alex Pretti, acontecido em 24 de janeiro.

A primeira estrofe da música diz:

  • “Através do gelo e do frio do inverno
  • Pela Avenida Nicollet
  • Uma cidade em chamas lutou contra o fogo e o gelo
  • Sob as botas de um ocupante
  • O exército privado do Rei Trump vindo do DHS
  • Armas presas aos seus casacos
  • Vieram a Minneapolis para impor a lei
  • Ou é o que diz a história deles
  • Contra a fumaça e balas de borracha
  • À primeira luz da alvorada
  • Cidadãos ergueram-se pela justiça
  • Suas vozes ecoando pela noite
  • E havia pegadas de sangue
  • Onde a misericórdia deveria estar
  • E dois mortos deixados para morrer em ruas cobertas de neve
  • Alex Pretti e Renee Good”

Artistas unidos

Enquanto ocorre o lançamento da nova música de Bruce Springsteen, o cantor e compositor inglês Billy Bragg também lançou uma canção protestando contra os eventos em Minneapolis. Intitulada de “City Of Heroes“, a composição é uma referência a Martin Niemöller, pastor alemão famoso por seu silêncio inicial e subsequente oposição durante a ascensão dos nazistas na década de 1930.

O assassinato de Alex Pretti foi terrivelmente chocante”, diz Bragg. “Ainda mais, porque ainda estamos cambaleando com as imagens do assassinato de Renee Good. O fato de esses crimes poderem ser cometidos em plena luz do dia, diante das câmeras, e ainda assim ninguém ser responsabilizado, só aumenta a injustiça.”

Mais união artística

Outros artistas do rock também se manifestaram contra o ICE e à administração Trump na última semana, incluindo Tom Morello (Rage Against The Machine), que fará um show beneficente em Minnesota. O Concert of Solidarity & Resistance (Concerto de Solidariedade e Resistência), ocorre no First Avenue, no dia 30 de janeiro e contará com Rise Against, Al Di Meola, Ike Reilly e convidados especiais.

Já no dia 27 de janeiro, Randy Blythe, vocalista do Lamb Of God, publicou uma longa carta criticando duramente à administração Trump via seu Substack. No texto, ele referencia o “colapso moral aberto” do governo dos EUA e convoca os fãs: “Fodam-se os fascistas. Não obedeçam.”

Na segunda-feira, 26 de janeiro, a banda de post-hardcore da Califórnia, Thrice, emitiu um comunicado condenando os assassinatos e expressando solidariedade aos que protestam contra o ICE. “Aplaudimos e nos solidarizamos [com] os patriotas nas ruas de Minneapolis que estão exercendo seus direitos da primeira emenda em apoio aos seus vizinhos e em desafio a um regime cada vez mais autoritário, e lamentamos aqueles que perderam suas vidas nas mãos da violência estatal”, escreveu o quarteto. “ICE fora!

No início de janeiro, a lenda Neil Young expressou seu horror com o assassinato de Renee Good. “Esta manhã, um oficial do ICE atirou no rosto de uma mulher três vezes sem motivo em Minneapolis“, escreveu ele. “Essas pessoas do ICE não agem como a polícia. São bandidos. Identificação precária. Rostos cobertos. O ICE é a nova polícia bandida americana?

Young também criticou o presidente Trump por tornar a América um “desastre” e convocou os cidadãos e cidadãs americanos a se “levantarem” em protestos pacíficos contra seu regime.

0

User Rating: Be the first one !

Sobre Alexandro Cruz

Editor-chefe do portal e colaborador da rádio Morcegão FM. Jornalista com experiência em cobertura jornalística, assessoria de imprensa, produção e locução. Sou apenas uma rapaz apaixonado pelo universo do rock’n’roll.

Check Also

Peter Gabriel lança single inédito

Ouça o novo single de Peter Gabriel

Música “Put The Bucket Down” segue a linha de lançamentos de novos singles a cada …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *