Material raro descoberto tem a gravação de ensaio dos músicos que fariam o lendário álbum “Blizzard of Ozz”
Por: Alexandro Cruz – 06 de fevereiro de 2026
Uma fita cassete de Ozzy Osbourne ensaiando em 1980 acaba de ser descoberta. No material raro encontrado, há uma gravação antiga do que viria a ser a primeira banda solo do ícone do metal.
Para a nova geração, a fita K7 é a “bisavó” do streaming em formato físico e que nela era possível gravar áudios de maneira remota, com um aperalho específico. Além disso, o produto raro tinha como parceira a tradicional caneta “bic” para rebobinar ou avançar a fita de maneira manual.
A fita sonora captura uma jam session envolvendo Ozzy, o guitarrista Randy Rhoads e o baixista Bob Daisley, antes de recrutarem o baterista Lee Kerslake. Ou seja, a então banda gravaria o lendário álbum Blizzard of Ozz (1980).
A gravação de 12 minutos está rotulada como “Ozzie Last Day” (Último Dia de Ozzie). Sua descoberta ocorreu no sótão de David Jolly, que se tornou amigo de Ozzy logo após sua demissão do Black Sabbath.

A gravação
Na época, Jolly convidou o veículo Sky News para ir à sua casa, onde ele tocou a fita. A gravação revelava um improviso dos músicos com uma pegada voltada ao blues e com os vocais de Ozzy Osbourne.
Diante dessa gravação, a Sky News entrou em contato com Daisley e confirmou a autenticidade da gravação: “Assim que a ouvi, pensei: sim, somos nós, essa é a voz do Ozzy… Não sei se estávamos testando um baterista e apenas relaxando um pouco, ou se estávamos apenas brincando… mas não era uma música na qual estávamos trabalhando, porque já tínhamos músicas definidas naquela época, tínhamos várias músicas.”
Ozzy, que faleceu em julho do ano passado, teve uma homenagem com um show tributo com os músicos Post Malone e Slash, no Grammy Awards no último domingo, dia 1º de fevereiro de 2026.
Ouça trechos da gravação de 1980 da reportagem da Sky News abaixo:
Plantão Rock Notícias e informações da cultura rock.
