Breaking News

Keith Richards e seus 82 anos dedicados ao rock

Divulgação

Para celebrar o aniversário do lendário guitarrista, conheça algumas participações clássicas e que, talvez, você não conheça

Por: Alexandro Cruz – 18 de dezembro de 2025

No dia 18 de dezembro de 1943, nascia uma pessoa que, temos quase certeza, não precisa de muitas apresentações. Estamos falando de keith Richards, o lendário guistarrista dos Rolling Stones. Em resumo, a sua presença no mundo é uma obra sonora e imortal para a estrada do rock’n’roll mundial.

Diante de uma vida admirável e cheia de aventuras bem ao estilo roqueiro, por muito tempo, Keith Richards esteve perfeitamente satisfeito em ser apenas o guitarrista principal dos Rolling Stones.

Vida além dos Stones

Mesmo após 20 anos, isso era o suficiente para ele. Porém, algumas coisas mudaram com o passar do tempo.

Eu, pessoalmente, não tinha intenção de fazer nada fora dos Stones até 1986, quando o Mick [Jagger] decidiu que queria fazer filmes“, disse Richards em uma entrevista à revista GQ,  em 2020. “Nós dois precisávamos de um tempo. Quer dizer, não vou culpar um ou outro. Estávamos nos Stones há muito tempo e acho que todos queriam abrir as asas um pouco. Só que o Mick quis fazer isso antes de mim.”

Com essa decisão, Richards acabou lançando seu primeiro álbum solo, Talk Is Cheap, em 1988, gravado com os X-Pensive Winos.

Ou seja, Talk Is Cheap abriu as portas para inúmeras outras colaborações fora dos Rolling Stones — o qual, é claro, ele continuou exercendo. Com isso, listamos algumas participações e que se tornaram memoráveis nesses 82 anos de vida dedicados ao rock.

Aliás, não existe melhor maneira de comemorar o aniversário de uma lenda das guitarras do que ouvir suas músicas e participações que ficam para a eternidade da música.

Bush Doctor, com Peter Tosh

Tanto Richards quanto Jagger contribuíram para o álbum Bush Doctor (1978), de Peter Tosh. Além disso, no trabalho, Richards toca guitarra em duas faixas: “Bush Doctor” e “Stand Firm“.

Rain Dogs, com Tom Waits

ORain Dogs (1985) foi o primeiro álbum de Tom Waits em que Richards participou. Ele contribuiu com a guitarra em três músicas: “Big Black Mariah“, “Union Square” e “Blind Love“. Depois, ele também tocou nos álbuns Bone Machine (1992) e Bad as Me (2011).

“Jumpin’ Jack Flash”, com Aretha Franklin

Em 1987, a rainha Aretha Franklin tornou-se a primeira mulher a entrar para o Rock & Roll Hall of Fame. Ela não compareceu à cerimônia, mas Richards estava lá para fazer um discurso de indução um tanto desalinhado. Quando Aretha gravou uma versão de “Jumpin’ Jack Flash” para o álbum Aretha (1986), ela naturalmente recrutou Richards para a guitarra solo. Aliás, essa versão faz parte da trilha sonoro do filme de mesmo nome e que tem a estrela Whoopi Goldberg como personagem princial.

“Paying the Cost to Be the Boss”, com B.B. King

Em 1997, o lendário B.B. King contou com a ajuda de vários músicos para gravar o álbum Deuces Wild. Com isso, a música “Paying the Cost to Be the Boss“, teve a participação de peso dos músicos Richards, Jagger, Watts, Wood e Darryl Jones no baixo.

“That Kind of Fool”, com Jerry Lee Lewis

Enquanto Jagger e Wood apareceram como convidados em outra faixa, Keith Richards teve uma música inteira para si no álbum Last Man Standing (2006). Na participação, o lendário guitarrista também assumiu o vocal principal da canção.

“The Worst”, com Sheryl Crow

Em 2017, a cantora Sheryl Crow disse que seus heróis eram Gandhi e, logo depois, Keith Richards. Como resultado desta idolatria, no álbum Threads (2019), Richards canta e toca guitarra em “The Worst“, música que faz parte originalmente do álbum Voodoo Lounge (1994) dos Stones.

User Rating: Be the first one !

Sobre Alexandro Cruz

Editor-chefe do portal e colaborador da rádio Morcegão FM. Jornalista com experiência em cobertura jornalística, assessoria de imprensa, produção e locução. Sou apenas uma rapaz apaixonado pelo universo do rock’n’roll.

Check Also

Iron Maiden ganha pedal de guitarra com homenagem

“Killers”, do Iron Maiden, ganha homenagem em pedal de guitarra

Fabricante Jim Dunlop lança Iron Maiden “Killers” Cry Baby com imagem da lendária Eddie da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *