Breaking News

Morre Billy Bass, baixista fundador do Parliament-Funkadelic

Divulgação

Músico fez sua passagem dois dias antes de completar 75 anos de uma vida dedicada e que fez sua marca no groove

Por: Alexandro Cruz – 27 de janeiro de 2026

O baixista fundador do ParliamentFunkadelic, Billy Bass, faleceu de causas não especificadas aos 74 anos. Infelizmente, o fato ococrre a apenas dois dias de seu 75º aniversário.

George Clinton, o líder do P-Funk, compartilhou a notícia nas redes sociais nesta segunda-feira (26 de janeiro). No início deste mês, Clinton havia mencionado que o grupo estava mantendo Bass “em nossos pensamentos e corações“, novamente sem dar detalhes específicos.

Vida e arte

Ainda adolescente, Bass (nome real: William Nelson) trabalhou para Clinton em uma barbearia. Ele foi recrutado para acompanhar o grupo vocal de seu chefe, então conhecido como The Parliaments. Em sua autobiografia de 2014, Clinton relembrou como Bass o ajudou a escrever o primeiro grande single de sucesso da banda, “(I Wanna) Testify“, de 1967, por exemplo.

Surgiu em uma tarde na barbearia com os outros caras, jogando conversa fora, e o Billy Bass Nelson batendo no violão“, explicou Clinton. “Ele estava apenas dedilhando acordes simples, e eu estava cantando uma letra que estava presa na minha cabeça há algum tempo: ‘I just want to testify what your love has done for me’ (Eu só quero testemunhar o que o seu amor fez por mim). Billy e eu cantamos isso e deixamos as palavras se assentarem ao nosso redor.”

Quanto mais tocávamos essa música nova, mais eu sabia que funcionaria. Não apenas no rádio, mas também ao vivo. Era tão contagiante que, mesmo ali na barbearia, eu percebi que havia tantas variações que poderíamos fazer quando chegássemos no improviso (vamping).”

Surge o Funkadelic

Quando problemas legais impediram Clinton de usar o nome The Parliaments, então ele mudou o rumo do grupo. Ele resolveu enfatizar as guitarras elétricas sob um novo nome de banda, supostamente cunhado por Bass: Funkadelic.

No documentário One Nation Under a Groove, Bass relembra como o rock psicodélico pesado do Funkadelic se cristalizou em um show onde abriram para o Vanilla Fudge. Quando o equipamento do Funkadelic foi perdido a caminho do show, as atrações principais vieram ao resgate.

Esses caras eram tipo superestrelas, entende? Mas eles foram muito legais e concordaram em nos deixar usar o equipamento deles, desde que não quebrássemos nada“, explicou Bass. “Eles tinham aparelhos de última geração. Nenhum de nós jamais tinha tocado em um equipamento daqueles. Era tão grande que chegava a ser ridículo. Aquela foi a noite em que encontramos o nosso nicho.

Trajetória

Bass tocou nos três primeiros álbuns revolucionários do grupo: Funkadelic (1970), Free Your Mind… and Your Ass Will Follow (1970) e Maggot Brain (1971). Ele também esteve na estreia do recém-rebatizado Parliament, Osmium (1970). Além do baixo, Bass assumiu os vocais principais em uma ou duas músicas em cada álbum do Funkadelic.

Conforme observa o site oficial de Clinton, Bass foi o primeiro de muitos músicos a deixar a organização P-Funk. O motivo foram as divergências financeiras. Mas, ele retornou para uma breve participação em Let’s Take it to the Stage, de 1975.

Após o período no P-Funk, ele se apresentou ao lado de artistas como Commodores, Chairmen of the Board, Fishbone, Jermaine Jackson, Parlet, Lionel Richie, Smokey Robinson e Lenny Williams, por exemplo.

0

User Rating: Be the first one !

Sobre Alexandro Cruz

Editor-chefe do portal e colaborador da rádio Morcegão FM. Jornalista com experiência em cobertura jornalística, assessoria de imprensa, produção e locução. Sou apenas uma rapaz apaixonado pelo universo do rock’n’roll.

Check Also

Peter Gabriel lança single inédito

Ouça o novo single de Peter Gabriel

Música “Put The Bucket Down” segue a linha de lançamentos de novos singles a cada …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *