Breaking News

Morre Bob Weir, cofundador do Grateful Dead

Divulgação

Guitarrista e vocalista tinha 78 anos de idade e faleceu devido a problemas pulmonares subjacentes meses após lutar contra um câncer

Por: Alexandro Cruz – 12 de janeiro de 2026

A lenda Bob Weir, cofundador do Grateful Dead, morreu neste sábado, dia 10 de janeiro de 2026. A informação vem de um comunicado oficial de sua rede social. Ele estava com 78 anos de idade e lutava contra problemas de saúde pulmores.

Em resumo, o comunicado diz: “É com profunda tristeza que compartilhamos o falecimento de Bobby Weir. Ele fez a transição pacificamente, cercado por entes queridos, após vencer corajosamente o câncer como apenas Bobby seria capaz. Infelizmente, ele sucumbiu a problemas pulmonares subjacentes.

Problemas de saúde

Weir foi diagnosticado com câncer em 2025 e se recuperou do problema de saúde. Porém, o músicou sucumbiu posteriormente a “problemas pulmonares subjacentes“.

O comunicado oficial também acrescenta: “Os meses finais de Bobby refletiram o mesmo espírito que definiu sua vida. Diagnosticado em julho, ele iniciou o tratamento apenas algumas semanas antes de retornar ao palco de sua cidade natal para uma celebração de três noites pelos 60 anos de música no Golden Gate Park.

Carreira

Weir nasceu em San Francisco, Califórnia, em 1947 e, aos 16 anos, conheceu Jerry Garcia em uma loja de música em Palo Alto. Após passarem a noite tocando juntos, eles formaram a banda que se tornaria o Grateful Dead. Além disso, o trabalho de guitarra e voz de Weir foi parte fundamental do som do grupo.

Ele esteve presente nas várias reformulações da banda ao longo dos anos e, em 2025, concluiu uma residência na Sphere, em Las Vegas, com o Dead & Company, além de organizar o festival Dead Ahead no México.

A homenagem no comunicado diz: “Por mais de 60 anos, Bobby pegou a estrada. Guitarrista, vocalista, contador de histórias e membro fundador do Grateful Dead. Bobby será para sempre uma força norteadora cuja arte única reformulou a música americana. Seu trabalho fez mais do que preencher salas com música; era a luz quente do sol que preenchia a alma, construindo uma comunidade, uma linguagem e um sentimento de família que gerações de fãs carregam consigo.

“Cada acorde que ele tocava, cada palavra que cantava era parte integrante das histórias que ele tecia. Havia um convite: para sentir, questionar, vagar e pertencer.”

Bob Weir deixa a esposa Natascha e as filhas Monet e Chloe.

0%

User Rating: Be the first one !

Sobre Alexandro Cruz

Editor-chefe do portal e colaborador da rádio Morcegão FM. Jornalista com experiência em cobertura jornalística, assessoria de imprensa, produção e locução. Sou apenas uma rapaz apaixonado pelo universo do rock’n’roll.

Check Also

Megadeth lança seu álbum de despedida

Megadeth lança seu álbum de “Adeus”

Um dos maiores representantes do thrash metal, banda de Dave Mustaine lança seu útlimo trabalho …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *