Breaking News

Morre Rob Hirst, baterista do Midnight Oil, aos 70 anos

Crédito: Michelle Ransom-Hughes

Cofundador da banda australiana lutava contra o câncer de pâncreas

Por: Alexandro Cruz – 20 de janeiro de 2026

Infelizmente, após uma longa batalha contra o câncer de pâncreas, Rob Hirst faleceu aos 70 anos. Em resumo, a sua carreira musical foi construída como baterista, compositor e membro fundador da banda de rock australiana Midnight Oil, que comunicou as sua passagem nas redes sociais.

Após lutar heroicamente por quase três anos, Rob está agora livre da dor — ‘um vislumbre de uma pequena luz na imensidão’“, escreveu a banda. “Ele morreu pacificamente, cercado por entes queridos. A família pede que qualquer pessoa que deseje homenagear Rob faça uma doação para a Pankind (Câncer de Pâncreas Austrália) ou para a Support Act.”

Além disso, em um comunicado complementar, a banda também escreveu: “Estamos devastados e de luto pela perda de nosso irmão Rob. Por enquanto, não há palavras, mas sempre haverá canções. Amor sempre de Jim, Martin e Pete.”

Início da carreira

Nascido em Camden, Nova Gales do Sul, Austrália, em 3 de setembro de 1955, Hirst começou a tocar com os colegas de escola Jim Moginie e Andrew “Bear” James sob o nome de banda Schwampy Moose. Posteriormente, mudaram o nome para Farm e, finalmente, estabeleceram-se como Midnight Oil.

Na banda

O Midnight Oil lançou seu álbum de estreia auto-intitulado em 1978. Eles ganharam força gradualmente em sua terra natal ao longo dos álbuns seguintes. Como resultado, alcançaram o sucesso nacional com 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, de 1982, que atingiu o 3º lugar nas paradas australianas.

O reconhecimento internacional veio com Diesel and Dust (1987), um álbum conceitual sobre os povos indígenas australianos e questões ambientais. O disco tornou-se de platina nos Estados Unidos e tem entre as músicas,  “Beds Are Burning“. O LP também foi eleito o melhor álbum de 1988 pelos críticos da revista Rolling Stone.

O Midnight Oil encerrou as atividades em 2002, quando o vocalista Peter Garrett deixou a banda para focar em sua carreira política. Eles realizaram uma turnê de reunião em 2017 e lançaram mais dois álbuns, The Makarrata Project (2020) e Resist (2022), ambos com a participação de Hirst. O Midnight Oil fez seu último show em outubro de 2022.

Além disso, no mesmo ano da turnê de 2017, a banda fez cinco apresentações no Brasil. Os shows ocorreram em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Carreira solo

Durante a pausa do Midnight Oil no início dos anos 90, Hirst juntou-se ao baixista do Hoodoo Gurus, Rick Grossman, e ao guitarrista Andrew Dickson para formar a banda Ghostwriters. O grupo lançou quatro álbuns. Hirst escreveu o single de estreia, “Someone’s Singing New York New York” (1991), que chegou ao Top 40 da Austrália.

Em 2000, Hirst também integrou a banda de blues australiana Backsliders, onde gravou seis álbuns de estúdio com o grupo.

Busca pela “beleza do cotidiano” até o fim da vida

Hirst lançou de forma independente seu álbum mais recente, Born Electric, em outubro de 2025. Logo em seguida, lançou A Hundred Years or More, um EP colaborativo feito com Moginie (seu colega de banda no Midnight Oil) e Hamish Stuart (guitarrista original da Average White Band).

Na época, Hirst já vivia com o diagnóstico de câncer de pâncreas há mais de dois anos. “Percebo que é um conjunto de canções bastante existencialista, com títulos como ‘Are We There Yet?’ (Já chegamos lá?) e ‘A Hundred Years or More’ (Cem anos ou mais)“, disse em uma entrevista ao The Age. “Suponho que estive pensando sobre a duração da vida e longevidade — legado, inclusive. E, claro, isso transparece nas canções.”

Apesar de estar ocupado com questões de saúde e com a agitação política global, Hirst permaneceu otimista perto do fim de sua vida. “Tem sido um tempo sombrio, aqui e internacionalmente“, disse ele, “mas se você se prender a isso, esquece a beleza do cotidiano.

Hirst deixa seu legado artístico sonoro para a eternidade! Descanse em paz!

0

User Rating: 5 ( 1 votes)

Sobre Alexandro Cruz

Editor-chefe do portal e colaborador da rádio Morcegão FM. Jornalista com experiência em cobertura jornalística, assessoria de imprensa, produção e locução. Sou apenas uma rapaz apaixonado pelo universo do rock’n’roll.

Check Also

Iron Maiden ganha pedal de guitarra com homenagem

“Killers”, do Iron Maiden, ganha homenagem em pedal de guitarra

Fabricante Jim Dunlop lança Iron Maiden “Killers” Cry Baby com imagem da lendária Eddie da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *