Breaking News
Pra Cego Ver: Foto de várias mãos erguidas fazendo gestos de rock and roll
Ilustração

Homenageados da semana Morcegão FM (18 a 24 de outubro)

Veja os astros roqueiros que fazem aniversário na nossa semanal de homenagens

Por: Yank Valéria Almeida – Atualizado 20 de outubro de 2025

18 de outubro

Chuck Berry (1926-2017) – Se você ainda o não conhece, então você não conhece o rock’n’roll. Este cara, que completaria 99 anos, foi quem deu as primeiras “guitarradas” elétricas no ritmo que a gente chama de “rock”. Não tem como falar de rock sem mencionar o músico Chuck Berry, o mestre que criou riffs que até hoje são usados por praticamente todos os guitarristas do planeta. Johnny B. Goode? Se essa música não te faz bater o pé no chão, você não está entendendo nada. Chuck foi uma revolução, e, se ele tivesse sobrevivido mais um pouco, provavelmente estaria dizendo “que venha o século XXI!” e ainda mandaria ver com os jovens. Ele faleceu em 2017, aos 90 anos, em decorrência de uma parada cardíaca.

19 de outubro

Patrick Simmons – O lendário guitarrista e vocalista dos Doobie Brothers, completa 77 anos. Ele foi o responsável por alguns dos maiores clássicos da música dos Estados Unidos, como Listen to the Music e Black Water. Se você já teve a sorte de ouvir esses clássicos, sabe que Simmons tem o dom de criar músicas que falam diretamente com a alma do roqueiro. O Doobie Brothers é uma mistura perfeita de rock, funk e soul, e Simmons, com sua guitarra afiada, sempre teve o papel de dar aquele toque especial às canções que, de alguma forma, sempre caem bem na estrada ou na hora do happy hour. Uma lenda!

Peter Tosh (1944-1987) – Nascido na Jamaica e batizado como Winston Hubert McIntosh, foi um dos divulgadores do reggae e ska no mundo. Músicas como “Johnny B Good“, “Walk Don’t Look Back” (com a participação de Mick Jagger) e “Legalize it” são hinos clássicos no repertório de quem curte o gênero musical. Além de sua carreria artística, Tosh foi um importante militante em prol dos diretiros humanos e pela legalização da maconha. O músico foi assassinada em 1987, vítima de uma tentativa de assaldo á frente de sua casa.

Joe Duplantier – Nascido em 1976, em Paris (França), Joseph “Joe” Duplantier é o guitarrista e vocalista do Gojira. Com o álbum de estreia em 2001, Terra Incognita, o músico tem como influências sonoras bandas como Meshuggah, Metallica, Morbid Angel e a nossa brasileira Sepultura. Além de sua carreira sólida no Gojira, o guitarrista também participou de outros projetos musicais, tendo entre os destaques tocar baixo no projeto Cavalera Conspiracy, fazendo uma turnê com a banda em 2007. Hoje, Duplantier é uma referência mundial nas composições pesadas de death metal com fusões à composições de rock progressivo.

20 de outubro

Tom Petty (1950-2017) – O rock perdeu uma grande figura quando Tom Petty nos deixou. Mas, o legado desse artista é eterno. Em 20 de outubro, faria 75 anos e quem conhece a obra dele sabe que sempre foi um daqueles caras que falou (e cantou) por todos nós. Seja com The Heartbreakers ou em sua carreira solo, o músico possuia uma habilidade única de unir o peso do rock com uma melodia acessível, criando um som que não só ecoou nas rádios, assim como ficou gravado em nossa memória afetiva. Free Fallin‘” continua sendo o tipo de música que toca no fundo da alma. Ele faleceu após sofrer uma parada cardiorrespiratória em sua residência, em Malibu (Califórnia). O cara que trouxe a vibe do rock clássico para as gerações mais modernas sempre será lembrado!

Leospa – Para os fãs do rock nacional, temos o aniversário de Leospa, baterista do Ultraje a Rigor. Batizado de Leonardo Jacobino Galasso, com sua bateria cheia de groove e estilo irreverente, foi uma peça fundamental para criar o som único da banda, que é sinônimo de rock de atitude e diversão. Em meio a tantos clássicos, como Inútil e Nós Vamos Invadir sua Praia, ele ajudou a dar aquela energia necessária para que a banda se tornasse um dos maiores nomes do rock nacional nos anos 80. São 70 anos de pura irreverência e identidade, e seu legado segue firme!

Wanda Jackson – A cantora, compositora, pianista e guitarrista norte-americana nasceu em 1937 e foi uma das rainhas dos anos 1950 e 1960. Wanda foi uma das primeiras cantoras do rockabilly e percurssora do rock’n’roll, tanto que é batizada como Rainha ou “Primeira dama do rockabilly”. Em sua vida artística, a rainha cantou ao lado de nomes como Elvis Presley no início da carreira do cantor e também cantou música country. Em 2019, Wanda revolveu se aposentar. Mas possui um legado de músicas clássicas como, “Let’s Have a Party”, “Fujiyama Mama”, “Funnel of Love”, e “Mean, Mean Man”.

21 de outubro

Elvin Bishop – Nascido nos Estados Unidos, o guitarrista de blues e rock possui uma estrada musical desde os anos de 1970. Seu estilo que mistura em susa composições country, blues e rock fazen parte daquela leva de bandas com Thin Lizzy. A música “Fooled around and fell in love“, lançada em 1975 foi renascida em 2008 como trilha sonora do filme Horold & Kumar Escape from Guantanamo Bay (Uma Viagem Muito Louca) e o longa-metragem “Guardiões da Galáxia”, de 2014.

22 de outubro

Zac Hanson – O baterista que se tornou uma símbolo do rock teen dos anos 1990. Nascido como Zachary Walker Hanson. O sobrenome já diz tudo de onde vem o seu sucesso na música, a banda Hanson, que conquistou inúmeros jovens pelo mundo com o do hit “MMMBop“, na época ele tinha apenas 11 anos de idade. Hoje, com 40 anos de idade, Zac é um renomado multinstrumentista, se mantém como integrante da banda com seus irmãos e ainda realiza outros projetos musicais, como produções de jingles e trilhas sonoras para filmes e séries.

23 de outubro

Robert Trujillo – O baixista Roberto Agustín Miguel Santiago Samuel Trujillo Veracruz dispensa qualquer tipo de apresentação, devido a uma carreira totalmente consolidada na música. Nascido em 1964, o californiano Trujillo utiliza as influências familiares de origem latino-americana para produzir suas músicas, com pegadas banhadas de muito groove, hardcore e heavy metal. Atualmente, ele é o responsável pelo contrabaixo do Metallica, desde 2003. Porém, a sua estrada de fama e reconhecimento nos 64 anos de vida tem como bagagem a presença em bandas como Suicidal Tendecies, Infectious Grooves, Mass Mental, Jerry Cantrell, Black Label Society e Ozzy Osbourne.

Würzel – Neste dia o guitarrista  Michael Burston faria 76 anos de muito peso sonoro. A sua carreira tem como referência ser integrante da lendária banda Motörhead. Durante a sua estadia na banda, Würzel gravou seis álbuns, sendo alguns que se tornaram clássicos como Orgasmatron (1986), Rock ‘n’ Roll (1987) e Bastards (1993). Após sua saída, o guitarrista britânico lançou dois álguns solos e formou a banda Leadr of Down. Ele faleceu em 2011, aos 61 anos de idade, devido a uma miocardia.

24 de outubro

Bill Wyman – O baixista original dos Rolling Stones, completa 89 anos. Nascido em 1936, o músico foi a espinha dorsal do som da banda durante as décadas mais loucas da história do rock. Mesmo depois de deixar a o grupo britânico, Wyman continuou a marcar seu território como músico e compositor. Não tem como pensar em “Gimme Shelter” ou “Paint It Black” sem lembrar daquele groove pesado e, ao mesmo tempo, melódico, que só ele sabia criar. O baixista sempre teve aquele estilo low-profile, mas sua presença no palco e seu trabalho na base das composições foram fundamentais para a construção do império dos Stones. Wyman pode até ter saído da banda, mas a sua marca nunca vai sair do rock!

Carlos Maltz – O rock nacional também tem muito o que comemorar, já que Carlos Maltz, ex-baterista do Engenheiros do Hawaii, faz 63 anos. Maltz nasceu em 1963 e foi parte essencial da formação da banda que trouxe para o Brasil uma sonoridade única, misturando rock com letras inteligentes e reflexivas. Canções como Infinita Highway” e O Papa é Pop não seriam as mesmas sem o toque preciso e potente do músico nas baquetas. Para os roqueiros que viveram a década de 80 e 90, Maltz é uma lenda da cena roqueira brasileira, e seu som ainda ressoa com força.

Esses são nossos homenageados da semana, lembrando que esses e outros artistas você ouve aqui, na Morcegão FM.

Até semana que vem!

Sobre Yank Valéria Gomes Almeida

Sou Engenheira de Produção, maranhense, mãe de três cachorrinhas e uma gata. Gosto de rock, ciências e cozinhar no tempo livre. Atuo como colaboradora do portal Plantão Rock, da Morcegão FM.

Check Also

Pra Cego Ver: Foto de várias mãos erguidas fazendo gestos de rock and roll

Homenageados da semana Morcegão FM (25 a 31 de outubro)

Confira os artistas que celebram seus aniversários em mais uma semana roqueira de homenagens Por …

4 comments

  1. “Faltou a Wanda Jackson na lista. A rainha do rockabilly merecia estar aí! Nasceu em 1937, gravou com Elvis, é uma LENDA…
    Eu sempre confundo ela com a Nancy Cartwright, a dubladora do Bart Simpson ….

    • Oi, tudo bem?

      Nós da Morcegão FM agradecemos o seu toque e não pode faltar mesmo a Rainha do Rockabilly. Atualizamos com a inclusão da Wanda! Grande abraço!

  2. A melhor radio de todos os tempos !!!

  3. Grande Leospa na bateria do Ultraje!
    Bu-bu-bu-bu-bu-bu-bu-bu-bu-bu-bu-bu-bu-bu-bu-bu-bu-bundão! (Música, o Chiclete)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *