A causa do falecimento não foi revelada, mas o músico britânico deixa um legado de ajuda ao Stone Roses se tornar figura-chave na cena Madchester, além de participar de inúmeros álbuns do Primal Scream
Por: Alexadro Cruz – 20 de novembro de 2025
Gary “Mani” Mounfield, músico britânico que tocou baixo no Stone Roses e no Primal Scream, faleceu. A causa da morte não foi anunciada. Mounfield tinha 63 anos de idade.
Mounfield nasceu em Crumpsall, Inglaterra, em 1962. No início da década de 1980, na Grande Manchester, ele formou uma banda com John Squire e Andy Couzens, chamada Fireside Chaps. Eles acabaram adotando Ian Brown como vocalista e mudaram o nome para Stone Roses.
Foi apenas em 1989 que o Stone Roses (sem Couzens, mas com Alan “Reni” Wren na bateria) lançou seu álbum de estreia homônimo. A banda se tornou uma figura-chave na cena musical Madchester.
Após a dissolução do Stone Roses, Gary “Mani” Mounfield se juntou ao Primal Scream. Ele participou dos álbuns Vanishing Point (1997), XTRMNTR (2000), Evil Heat (2002), Riot City Blues (2006) e Beautiful Future (2008). Porém, o baixista deixou a banda em 2011 e voltou para o Stone Roses no mesmo ano.
Já no Stone Roses o músico realizou vários shows durante a segunda fase. Mas, a banda lançou apenas duas músicas novas no período: “All for One” e “Beautiful Thing“. Em 2017, os músicos se separaram novamente e sem retorno.
Homenagens póstumas
O irmão de Mani, Greg, compartilhou a informação do falecimento do baixista no seu Facebook. Já o vocalista do Stone Roses, Ian Brown, fez uma homenagem póstuma ao ex-companheiro de banda no X (antigo Twitter), escrevendo: “Descanse em paz Mani X”
Além disso, na rede X, Liam Gallagher também escreveu que Mounfield era seu “herói“, e Tim Burgess, do Charlatans UK, o chamou de “um belo amigo“.
Outra homenagem veio do New Order que escreveu: “Lamentamos muito e estamos chocados ao saber do falecimento de Mani. Ele era um ótimo sujeito, divertido e pai de dois meninos. Que ele viva por muito tempo nos corações e mentes de toda a sua família, amigos e fãs“.
Plantão Rock Jornalismo musical com notícias do mundo da cultura rock.

One comment
Pingback: O que o show do Oasis tem a nos dizer sobre legado - Plantão Rock