Intitulada de “Chumps”, trata-se da mais recente longa linhagem de canções politicamente carregadas do baterista da lendária banda inglesa
Por: Alexandro Cruz – 03 de fevereiro de 2026
O lendário baterista do Queen, Roger Taylor, acaba de lançar, discretamente, um novo single, chamado “Chumps” (Tolos). A música inédita indica um comentário ácido direcionado ao atual residente do número 1600 da Pennsylvania Avenue NW, em Washington, DC (EUA).
Na melancólica letra de “Chumps”, Taylor canta desesperançoso sobre “um homem sem moralidade, sem nenhuma qualidade“. Tudo isso sobre camadas suaves de sintetizador, demonstrando excelentes habilidades de rima ao combinar termos como “treachery” (traição) com “lechery” (lascívia), e “pomposity” (pomposidade) com “atrocities” (atrocidades).
Letra com atitude
A poesia no novo single é uma mostra de sua atual indignação com o que está ocorrendo nos EUA, sob o governo de Donald Trump. Sem dizer nomes, Taylor traz um refrão que chama a atenção da sociedade em relação a algumas atitudes.
Ou seja, o refrão de Chumps diz em palavras diretas:
- “E todos os tolos batem palmas
- Enquanto ele vende o que resta da calma
- Sim, todos os tolos dão o seu aval
- Para um homem que é a essência do mal.”
- Constante voz de protesto”
Roger Taylor, que há várias décadas, vem negligenciando alegremente a ideia de manter a política fora de sua música, tem um histórico com esse tipo de abordagem. Em 2019, ele lançou a canção “Gangsters Are Running This World“, uma análise sobre o estado das nações, por exemplo.
Além disso, seu álbum Happiness, de 1994, incluiu tanto “Dear Mr. Murdoch” — um ataque ao magnata da mídia Rupert Murdoch — quanto o single “Nazis 1994“, que é uma música que protesta contra a maré crescente do neonazismo no mundo. No entanto, é importante lembrar que “Dear Mr. Murdoch” foi posteriormente atualizada em 2011, após o escândalo de escutas telefônicas do jornal News of the World. Taylor também gravou um cover da canção de protesto de John Lennon, “Working Class Hero“, em seu álbum Electric Fire, de 1998.
Plantão Rock Notícias e informações da cultura rock.
