Relançamento chega em maio para comemorar os 35 anos de lançamento do álbum independente mais vendido da década de 1990
Por: Alexandro Cruz – 12 de fevereiro de 2026
O Smashing Pumpkins vai relançar seu álbum de estreia, Gish, na versão em vinil. O material especial é para comemorar o aniversário de 35 anos de lançamento do álbum.
A data de relançamento é no dia 29 de maio, que coincide com o mesmo dia de lançamento original de 35 anos atrás, em 1991. No material, a banda traz múltiplas novas variantes do álbum disponíveis e a pré-encomenda já está disponível neste link.

História do álbum
O Smashing Pumpkins gravou Gish com o produtor e baterista do Garbage, Butch Vig, no Smart Studios. Em resumo, o trabalho combina rock, metal, psicodelia, pop e shoegaze, e teve seu lançamento em 28 de maio de 1991, tornando-se um dos lançamentos independentes mais bem-sucedidos da década. Como resultado, o álbum, com 10 faixas, ganhou o disco de platina e apresentou canções como “I Am One“, “Siva” e “Rhinoceros“.
Versões
De acordo com o líder da banda, Billy Corgan, terá a venda de uma edição em vinil colorido, inserida na embalagem original de 1991, por meio de sua própria loja, “Madame ZuZu’s“. Alémd isso, a versão será prensada em um vinil cinza de 180 gramas. Os fãs também poderão adquirir um vinil preto padrão de 180 gramas na embalagem original de 1991.
Infelizmente, considerando que a edição limitada em vinil cinza de 180 gramas é um lançamento focado no mercado internacional e em lojas independentes específicas (como a Madame ZuZu’s do próprio Billy Corgan), a chegada oficial ao Brasil depende de alguns fatores. Ou seja, até o momento não há indicação de vendas da versão por aqui.
Outros projetos
Recentemente, Yungblud uniu forças com o Smashing Pumpkins para uma versão pesada da música “Zombie“. Com isso, na versão repaginada, o cantor britânico divide os vocais com Corgan sobre guitarras barulhentas no hit de seu álbum recente, IDOLS.
Admiração e parceria
Outro fato é que Corgan já falou com admiração sobre Joy Division e New Order no passado. Além disso, ele foi creditado como vocalista convidado especial na música “Turn My Way“, do New Order, em 2001. O músico também excursionou brevemente com eles naquele ano em algumas datas no Reino Unido, EUA e Japão.
No ano passado, Corgan apareceu em um podcast sobre a história do New Order e explicou por que sentia que a “qualidade alienígena” da banda ressoou tão bem com os fãs de música da Geração X nos EUA.
Nos dias de hoje
O Smashing Pumpkins iniciou recentemente uma ocupação de sete noites na Lyric Opera House, em sua cidade natal, Chicago (EUA). Nas apresentações, a banda está repaginando o álbum Mellon Collie and the Infinite Sadness ao lado de uma orquestra da casa de 60 músicos.
Ainda assim, a banda lançou recentemente o relançamento de luxo do 30º aniversário de Mellon Collie, que incluiu um pacote de 6 LPs com mais de 80 minutos de áudio inédito da turnê que acompanhou o álbum em 1996.
Plantão Rock Notícias e informações da cultura rock.
