Breaking News

Smashing Pumpkins relança o álbum de estreia ‘Gish’, em vinil

Divulgação

Relançamento chega em maio para comemorar os 35 anos de lançamento do álbum independente mais vendido da década de 1990

Por: Alexandro Cruz – 12 de fevereiro de 2026

O Smashing Pumpkins vai relançar seu álbum de estreia, Gish, na versão em vinil. O material especial é para comemorar o aniversário de 35 anos de lançamento do álbum.

A data de relançamento é no dia 29 de maio, que coincide com o mesmo dia de lançamento original de 35 anos atrás, em 1991. No material, a banda traz múltiplas novas variantes do álbum disponíveis e a pré-encomenda já está disponível neste link.

Smashing Pumpkins relança o álbum Gish em vínil

História do álbum

O Smashing Pumpkins gravou Gish com o produtor e baterista do Garbage, Butch Vig, no Smart Studios. Em resumo, o trabalho combina rock, metal, psicodelia, pop e shoegaze, e teve seu lançamento em 28 de maio de 1991, tornando-se um dos lançamentos independentes mais bem-sucedidos da década. Como resultado, o álbum, com 10 faixas, ganhou o disco de platina e apresentou canções como “I Am One“, “Siva” e “Rhinoceros“.

Versões

De acordo com o líder da banda, Billy Corgan, terá a venda de uma edição em vinil colorido, inserida na embalagem original de 1991, por meio de sua própria loja, “Madame ZuZu’s“.  Alémd isso, a versão será prensada em um vinil cinza de 180 gramas. Os fãs também poderão adquirir um vinil preto padrão de 180 gramas na embalagem original de 1991.

Infelizmente, considerando que a edição limitada em vinil cinza de 180 gramas é um lançamento focado no mercado internacional e em lojas independentes específicas (como a Madame ZuZu’s do próprio Billy Corgan), a chegada oficial ao Brasil depende de alguns fatores. Ou seja, até o momento não há indicação de vendas da versão por aqui.

Outros projetos

Recentemente, Yungblud uniu forças com o Smashing Pumpkins para uma versão pesada da música “Zombie. Com isso, na versão repaginada, o cantor britânico divide os vocais com Corgan sobre guitarras barulhentas no hit de seu álbum recente, IDOLS.

Admiração e parceria

Outro fato é que Corgan já falou com admiração sobre Joy Division e New Order no passado. Além disso, ele foi creditado como vocalista convidado especial na música “Turn My Way“, do New Order, em 2001. O músico também excursionou brevemente com eles naquele ano em algumas datas no Reino Unido, EUA e Japão.

No ano passado, Corgan apareceu em um podcast sobre a história do New Order e explicou por que sentia que a “qualidade alienígena” da banda ressoou tão bem com os fãs de música da Geração X nos EUA.

Nos dias de hoje

O Smashing Pumpkins iniciou recentemente uma ocupação de sete noites na Lyric Opera House, em sua cidade natal, Chicago (EUA). Nas apresentações, a banda está repaginando o álbum Mellon Collie and the Infinite Sadness ao lado de uma orquestra da casa de 60 músicos.

Ainda assim, a banda lançou recentemente o relançamento de luxo do 30º aniversário de Mellon Collie, que incluiu um pacote de 6 LPs com mais de 80 minutos de áudio inédito da turnê que acompanhou o álbum em 1996.

Sobre Alexandro Cruz

Editor-chefe do portal e colaborador da rádio Morcegão FM. Jornalista com experiência em cobertura jornalística, assessoria de imprensa, produção e locução. Sou apenas uma rapaz apaixonado pelo universo do rock’n’roll.

Check Also

Eddie Vedder diz que o Pearl Jam já está ensaindo para uma nova era

Eddie Vedder diz que Pearl Jam se prepara “para uma nova era”

Declaração ocorre meses depois da saída do lendário baterista Matt Cameron, ocorrida no segundo semestre …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *