Declaração ocorre meses depois da saída do lendário baterista Matt Cameron, ocorrida no segundo semestre de 2025
Por: Alexandro Cruz – 12 de fevereiro de 2026
O Pearl Jam realiza os primeiros passos de uma nova era, após a saída do baterista de longa data, Matt Cameron. Quem afirma isso é o vocalista Eddie Vedder durante uma entrevista à revista Rolling Stone.
Sete meses depois da partida de Cameron, Vedder informou que a banda está ensaiando junta novamente e que os integrantes estão “empolgados com o futuro“.
“Estamos no laboratório, estamos ensaiando intensamente e empolgados“, diz ele. “É legal pensar em mudança. Por mais que gostaríamos de ter feito as coisas do jeito que fizemos para sempre — e ainda seremos capazes de fazer aquela coisa — acho que estamos todos apenas empolgados com o futuro.”
Sem revelação
Apesar da empolgação, Vedder recusou-se a revelar quem está ocupando o banco da bateria “no laboratório“, comentando de forma enigmática: “Se eu fosse dizer algo, acho que gostaríamos de ter uma discussão em banda sobre o que quereríamos dizer, ou quem seria o mensageiro, ou o que quer que fosse.”
A saída
Cameron anunciou sua saída da banda de Seattle em 7 de julho de 2025. Ou seja, ele encerrou uma jornada de 27 anos ao lado dos membros originais Vedder, Stone Gossard, Mike McCready e Jeff Ament.
“Muito amor e respeito a Jeff, Ed, Mike e Stone por me convidarem para a banda em 1998“, publicou o baterista de 63 anos, nascido em San Diego, nas redes sociais na época, “e por me darem a oportunidade de uma vida inteira, repleta de amizades, arte, desafios e risadas.”
Para o músico, a maratona de shows de mais de três horas de duração estava afetando a sua saúde. Além disso, o músico revelou que as exigências físicas de seus shows ao vivo, assim como seu desejo de buscar outros projetos musicais, foram alguns dos principais fatores que contribuíram para a decisão de buscar novos caminhos musicais.
Documentário
A Netflix está transmitindo atualmente Matter Of Time, um documentário sobre a EB Research Partnership de Vedder. Lançado em 9 de fevereiro, o registro mostra algumas apresentações poderosas, avanços científicos e a coragem da comunidade EB. A produção tem como objestivo mostrar como o amor, a defesa de causas e a criatividade podem inflamar uma revolução na pesquisa de doenças raras.
A sinopse do filme resume bem o contexto da produção: “Situado no cenário emocional dos concertos beneficentes de Eddie Vedder, em Seattle, no ano de 2023, Matter of Time conta a extraordinária história real de famílias, cientistas e transformadores que se unem para curar a Epidermólise Bolhosa (EB), uma doença genética rara e devastadora da pele.”
Além dessas informações recentes, o jeito é aguardar as novidades para saber quem é o novo baterista e o que o Pearl Jam está produzindo.
Plantão Rock Notícias e informações da cultura rock.
