Para o baterista: “A maratona de apresentações já estava causando alguns problemas com a saúde”
Por: Alexandro Cruz
O baterista do Pearl Jam, Matt Cameron, falou em entrevista à Bilboard dos Estados Unidos os detalhes sobre a sua saída da banda, anunciada em julho de 2025. Para o músico, a maratona de shows de mais de três horas de duração estava afetando a sua saúde.
Com uma história de 27 anos na bateria do Pearl Jam, o músico revelou que as exigências físicas de seus shows ao vivo, assim como seu desejo de buscar outros projetos musicais, foram alguns dos principais fatores que contribuíram para a sua decisão de buscar novos caminhos musicais.
“Eu estava tendo alguns problemas com os shows de três horas do Pearl Jam, assim como as turnês constantes. Isso é definitivamente uma forma de arte em si, ser capaz de fazer esse tipo de show. Porém, cheguei a um ponto que quero fazer um show curto, de até 70 minutos, que derreta a cara de suor e é nisso que estou focado agora“, disse Cameron.
O músico também informou que pretende “redirecionar meu tempo e energia de uma forma que seja um pouco baseada no que eu quero buscar como artista neste momento“.
Entre os vários projetos do baterista, ele tem trabalhado com a banda que lidera chamada Is This Real?, e continua a comandar a cozinha da banda 3rd Street, que tem entre os integrantes o baixista e ex-Nirvana, Krist Novoselic.
Outra atividade de Cameron é o trabalho com os membros da banda que o colocou no topo do mundo no início do movimento grunge, o Soundgarden. Os músicos estão produzindo um novo álbum em que apresenta vocais gravados por Chris Cornell antes da sua morte, em 2017.
Além disso, Cameron será incluído no Rock & Roll Hall of Fame com o Soundgarden, que ocorrerá no dia 8 de novembro, em Los Angeles. Vale destacar que essa é segunda inclusão do baterista ao Rock Hall, já que foi nomeado com o Pearl Jam em 2017.
Destino Pearl Jam
Após o anúncio da saída, até o momento, o Pearl Jam não revelou quem poderá assumir as baquetas da banda por definitivo. Porém, há uma certa urgência de nomear o substituto, já que o grupo participará do Ohana Festival, que ocorre no dia 26 de setembro agora.
Ouças as músicas de Pearl Jam e Soundgarden na programação da Morcegão FM.