Breaking News
Divulgação

Geddy Lee revela como o RUSH escolheu a baterista Anika Nilles

Baterista alemã chamou a atenção dos músicos canadenses quando tocava na última turnê do Jeff Beck

Por: Alexandro Cruz

A banda canadense, RUSH, pegou de surpresa os fãs nesta segunda-feira (06/10) com o anúncio de uma turnê na América do Norte em 2026, após 11 anos. Além do anúncio, outra surpresa foi a escolha da baterista alemã, Anika Nilles,como a substituta do lendário Neil Peart, falecido em 2020, vítima de um câncer no cérebro.

No dia 5 de outubro, em um evento de imprensa no Rock & Roll Hall of Fame, em Cleveland, o líder da banda, Geddy Lee, revelou como Nilles se tornou a nova baterista do RUSH.

“Meu técnico de baixo, Skully, estava trabalhando na útlima turnê do Jeff Beck, que tinha essa baterista chamada Anika Nilles, uma musicista incrível. E o técnico voltava para casa e falava dela com entusiasmo. Que musicista brilhante”, comentava Lee.

Lee ainda disse que quando foi procurar pela baterista, viu que ela estava por toda a parte no YouTube. “Ela é bastante conhecida no seu mundo musical. Então, eu e o Alex (Lifeson) começamos a falar sobre tocar novamente e eu disse, dá uma olhada nela. Talvez esse seja um caminho interessante a seguir. E então uma coisa levou à outra, e quando tomamos a decisão e queríamos ver se daria certo, chamamos por ela”.

Lee também comentou que ele e o guitarrista Lifeson não sabiam exatamente quais eram as intenções quando chamaram Nilles para tocar com eles, chegando a comparar a situação como um “experimento“.

Além da entrevista, em um breve histórico, Geddy Lee já tinha mencionado o nome da baterista em 2023 durante uma entrevista ao The Guardian. Na época, o músico disse que: “Eu ouvi essa baterista outro dia, acho que o nome dela é Anika. Ela tocou na última turnê do Jeff Beck e achei que ela era excelente“.

Agora, segundo o músico, “não importa quem seja o baterista, todos têm sua própria percepção de como tocar uma música do RUSH e os músicos podem não se alinhar com o jeito que nós tocamos RUSH”, disse. “Então, quem quer que fôssemos escolher, seria difícil, e haveria uma espécie de tradução das nossas músicas. E, assim, secretamente, trouxemos Anika para o Canadá e com a sua vinda não foi para realizar uma audição, porque naquele momento não tínhamos certeza de que iríamos fazer a turnê. Foi tudo um experimento”, complementa.

Assista abaixo a Geddy Lee e Alex Lifeson do RUSH falando sobre a reunião e a nova baterista Anika Nilles no Rock & Roll Hall of Fame.

Lee afirma que está muito feliz em dizer que ela é “fantástica para tocar junto” e que eles tiveram várias sessões com a baterista para pegar a estrada.

O frontman terminou sua entrevista dizendo que: “Muitos bateristas conseguem tocar os riffs de bateria do Neil, mas combinar isso com o feeling dessas músicas para que soe do jeito que vocês querem ouvir essas músicas, dá e exige trabalho. Então ela está vencendo o desafio”.

O RUSH realizará 12 apresentações em sete cidades da América do Norte, sendo o primeiro no dia 7 de junho, em Los Angeles, local onde Rush fez seu último show com Neil Peart, em 2015.

Confira as datas dos shows do Rush em 2026:

7 de junho – Los Angeles, CA

9 de junho – Los Angeles, CA

18 de junho – Cidade do México, MX

24 de junho – Fort Worth, TX

26 de junho – Fort Worth, TX

16 de julho – Chicago, IL

18 de julho – Chicago, IL

28 de julho – Nova York, NY

30 de julho – Nova York, NY

7 de agosto – Toronto, ON

9 de agosto – Toronto, ON

17 de setembro – Cleveland, OH

Confira as música do RUSH na programação da Morcegão FM.

Sobre Alex Cruz

Check Also

Megadeth poderá fazer shows no Brasil em 2026

Especulações indicam que a banda de Dave Mustaine fará apresentações entre março e abril Por: …

2 comments

  1. Olá turma
    Fiquei muito feliz com a notícia, e agora pude ver o vídeo inteiro, com a entrevista de anúncio da dupla, no canal do Rush do YT e fiquei profundamente emocionado, dada a importância que a banda tem em minha vida. Foram palavras que se estendem a realidade de todos nós, as questões de superação, redescoberta, com os dois voltando tocar como numa brincadeira e percebendo como aquilo era bom e lhes fazia bem. É um momento histórico , tenho certeza de que milhares de pessoas em todo mundo estão recebendo a notícia com imensa alegria, e que se Neil estiver, de algum lugar assistindo isso, ele está chorando de felicidade. 🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *